Compartilhe essa Notícia:

A Universidade CEUMA é a única Instituição de Ensino Superior Particular do Maranhão que aparece no Ranking das Universidades da Folha (RUF)


A Universidade Ceuma é a única particular do Maranhão que aparece no Ranking das Universidades da Folha (RUF) divulgado na segunda-feira (7).

No geral, quando o RUF inclui públicas e particulares do MA, o Ceuma fica em segundo no 153º lugar, atrás da UFMA – Universidade Federal do Maranhão, 51º lugar; a terceira colocada é a UEMA – Universidade Estadual do Maranhão, 157º lugar.

Foram pesquisadas 197 universidades pelo Ranking. Em comparação com o ranking de 2018, o Ceuma subiu 3 pontos, a Uema 4 e a UFMA subiu 7 pontos no ranking neste ano de 2019.


As universidades brasileiras que lideram o ranking são de São Paulo: USP e Unicamp. Ainda segundo o estudo, as melhores do país seguem concentradas nas regiões Sudeste e Sul.

O RUF (Ranking Universitário Folha) é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. No ranking de universidades estão classificadas as 196 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.

Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados pela Folha nas bases do Censo da Educação Superior do Inep - MEC, Enade, SciELO, Web of Science, Inpi, Capes, CNPq, fundações estaduais de fomento à ciência e em duas pesquisas anuais feitas pelo Datafolha.

Indicadores

Quanto aos indicadores pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. No indicador Internacionalização, Uniceuma aparece pela primeira vez à frente das universidades públicas do estado, com o  81º lugar; UFMA e Uema vem em  89º e 180º lugares, respectivamente.

A UFMA fica à frente da Uema e Uniceuma em três deles. Somente no quesito internacionalização, a Uniceuma fica à frente. Na questão Ensino, a UFMA fica em 65º, no ano passado ocupa a 73ª posição no ranking. Uniceuma está no 169º lugar e Uema, 174º. Em 2018, essas duas últimas instituições estava em 148º e 164º lugares, respectivamente, tendo portanto, caído no ranking.

No quesito Pesquisa, UFMA, Uniceuma e Uema ficaram com 58º, 151º e 153º lugares. No fator mercado, UFMA aparece em 56º lugar, Uema e Uniceuma vem em seguida com 78º e 88º lugares no ranking. Quando se fala em inovação, mais uma vez a UFMA está na frente no 54º lugar. Uniceuma vem no 121º lugar e Uema no 123º.

Universidades maranhenses

51º       Universidade Federal do Maranhão  (UFMA)

153º     Universidade do Ceuma  (Uniceuma)

157º     Universidade Estadual do Maranhão  (Uema)
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

2 Comentários