Compartilhe essa Notícia:


Leitores do blog que são acadêmicos da Faculdade de Educação São Francisco (FAESF) entraram em contato com a redação, em face ao descontentamento que esses estudantes  têm demonstrado em relação ao "novo método de avaliação" aplicado nas provas da instituição.

Segundo informações desses  alunos, há cerca de dois meses, as questões das provas objetivas estão sendo formuladas de maneira que os acadêmicos, além de marcar a opção que corresponde a alternativa correta, ainda têm de justificar a sua resposta, tornando o processo de avaliação bem mais rigoroso. 

Os alunos alegam que esse método de avaliar empregado pela FAESF de Pedreiras não acontece nas grandes instituições de ensino brasileiras, como Fuvest, USP ou Cespe. Um grande número de alunos assinaram um abaixo-assinado solicitando a abolição das justificativas nas questões de múltiplas escolhas formuladas pela FAESF. O documento foi entregue para a Coordenação de Ensino da Instituição, porém, as avaliações seguem da mesma forma. "Entregamos o abaixo-assinado para a Direção da Faculdade e eles não levaram em conta o desejo de seus acadêmicos. Estamos preocupados com essa forma rigorosa de avaliar, podemos ficar reprovados em algumas cadeiras por conta disso e mais tempo na Faculdade, pagando mensalidades. Eu acho uma coisa completamente fora do normal”, opinou um aluno de Enfermagem. 

Resposta da faculdade

Sobre a presente queixa dos alunos, o blog esteve na FAESF e conversou com o diretor-geral da Faculdade, Habni Carvalho. Inicialmente, ele afirmou que o modelo de justificar respostas não é uma modalidade nova, está expresso no estatuto da Faculdade de 2010 e tem sido utilizado todos esses anos. Habni afirmou que o processo será mantido. 

"A Lei de Diretrizes e Bases do MEC garante a todas as instituições do país, a autonomia nas avaliações, não existe regra e nem legislação que regule isso. Achamos inválida solicitação do aluno, de que diminuamos a dificuldade e, consequentemente, a qualidade da prova. Se ele não for treinado aqui dentro, teremos um profissional medíocre lá fora." 


Habni Carvalho, diretor geral da FAESF de Pedreiras 


"As dificuldades é que fazem os grandes profissionais crescerem e na Faesf não colocamos facilidade para os alunos. Aqui eles precisam aprender, praticar e mostrar que aprenderam. Se o aluno não consegue justificar o que responde, ele nunca será um profissional de fato. De qualquer forma, esse tipo de comentário de que apenas nós fazemos esse tipo de avaliação acaba sendo benéfico para nossa instituição. Avaliamos com rigor nossos alunos em virtude de acreditar na capacidade deles e na qualidade do que é ensinado na FAESF", pontuou Habni Carvalho, diretor geral.


Avaliação com justificativa da FAESF 



Cópia do Estatuto da FAESF sobre os critérios de avaliação aprovado em 2010 



 No Estatuto de 2010, apresentado pela Direção ao blog, consta a exigência de justificar as respostas 


⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

43 Comentários

  1. creio q a faculdade está mais do que certa pois se eles ñ conseguem justificar o q responderam . talvez estão indo no mamãe mandou e dai no futuro serão péssimo profissional como muitos q tem por aí gostei parabéns. e esses q estão reclamando talvez é o q estão lá só pra comprir vaga e nada de compromisso e seriedade com os estudos por que quem se interessar sabe pode colocar o q quiser....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que você, homem ou mulher não entendeu o contexto. Se fosse somente por essas provas assim estava de boa, mas imagina a pressão psicologica que é ter que dar conta de mil e uma coisas ao mesmo tempo, pois a faculdade não está preocupada se você está ou não bem física e psicologicamente. Não tem tanto tempo pra estudar, principalmente quem trabalha, e as vezes o pouco que estuda não dá pra aprender tanto assim não. Além disse se vc marcar a resposta certa, porém, a sua justificativa não está totalmente correta, a sua resposta não vai valer. Então nao saia falando merda antes de ver como é a realidade, pois a faculdade não se importa com seus acadêmicos e sim com dinheiro que eles pagam, ou você acha que isso não é benéfico pra ela, já que o aluno que fica reprovado tem que pagar novamente a matéria, sem falar que as vezes nem tem esse dinheiro.

      Excluir
    2. Querida(o) eu sou aluna dedicada tiro boas notas e recebo elogios dos professores,e reclamo desse método,não vou no mamãe mandou.
      Porém é bem dificil justificar as questões, queria vc la pra tirar um 10 com questões justificadas. E outra até os professores não são a favor desse método.
      NÃO TEMOS MAIS TEMPO DE PROVA E AS VEZES CAI UMA QUESTAO DE JUSTIFICAR TODAS AS ALTERNATIVAS. Me poupe não é vc que está fzd a prova então cale sua boquinha e nao fale o que nao sabe!

      Excluir
  2. Nessa faculdade a maioria nem estuda, por isso que reclamam da justificativa!

    ResponderExcluir
  3. Galera quer pescar e não pode mais kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com justificativa pesca do mesmo jeito kkk sinto muito esse comentário não foi convincente

      Excluir
  4. Povo na faculdade e querem "pescar" como no segundo grau kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Engraçado que o diretor fala que a faculdade não coloca facilidade para seus alunos, o estatuto é de 2010, pq so em 2019 as respostas justificadas estão sendo cobradas? 9 anos depois!

    ResponderExcluir
  7. Prova não mensura conhecimento !!!

    ResponderExcluir
  8. Na realidade, eles falam que foram a número um no curso de enfermagem, nunca no Brasil isso tem um método de ensino péssimo. Sendo os alunos que leva ela nas costa, não ajuda os alunos em ND se não for só prejudicar 90% das palestras que acontecem nós curso de enfermagem são realizada pelos acadêmicos, e o marketing colocar nas redes sociais que a faculdade promoveu tal evento eles deveriam pelo menos falar que tal curso promoveu tal evento. "EU NAO RECOMENDO ESSA FACULDADE DE PÉSSIMA QUALIDADE A NINGUÉM&

    ResponderExcluir
  9. Imagine aí vc que sai 6:30 ou 7:40 da manhã de sua casa pra ir trabalhar, sai do serviço 5:00 horas ou 5:30 vai direto pra faculdade, na maioria das vezes tem q se arrumar lá mesmo,na casa de amigos, pela faculdade não ter nem um chuveiro pra tomar banho, a inda justificar sua resposta, sendo q vc tem q responder de acordo com o q vc viu na aula, sendo q a maioria das vezes o professor não explica de maneira clara para os alunos.
    E sendo q alunos ficaram sabendo por professores q teriam q justificar suas respostas.
    A faculdade deveria ter mais clareza sobre seus atos....

    ResponderExcluir
  10. Kra infantil nunca vi "mamãe mandou " dar resposta ou passar alguém,.

    ResponderExcluir
  11. Kra infantil nunca vi "mamãe mandou " dar resposta ou passar alguém,.

    ResponderExcluir
  12. A galera do Direito não tem do que reclamar, tivemos um semestre lindo. Ora pois, se eu marco uma alternativa que julgo correta, me parece razoável que eu saiba porque o fiz, ou seja, eu justifico. Então, ao invés de ficar procurando culpado, seria melhor estudar mais, e isso de que não tem tempo, é conversa fiada, por que sempre ha tempo. O que a faculdade está tentando mostrar, é que lá fora, no mundo real, ninguém vai facilitar pra gente. Então, parem de reclamar e estudem, aproveitem as férias e comecem agora...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo mesmo pq a festa esqueceu os demais curso que deu nome a ela e só foca no curso de direito agora

      Excluir
    2. Sou de direito e tenho o que reclamar sim!!
      Assim como muitos reclamam; babão!!!

      Excluir
    3. Tiveram um começo lindo ne kkkkkkkkkkkkkkkk. Todo começo são flores kkkkkkkkkk

      Excluir
  13. Vergonha desse grupo de alunos viu, só queiria informar que não constitui o desejo da maioria!!

    ResponderExcluir
  14. A FAESF, nunca se importou com seus acadêmicos, nunca vir uma faculdade tão desorganizada. E tudo que é feito como projetos, seminários e palestras são organizadas pelos os alunos, todo gasto. É ainda quando vamos perdir algo emprestado da instituição não dão, ai é obrigado os alunos alugarem. O trote é feito pelos alunos faculdade não ajudar em nada, ir os créditos ficam é pra eles, nem o grupo que ganhou esse ano eles não agradeceram. Os éguas no próximo ano digo uma coisa não deixa de assitir aula por causa de trote, só atrapalhar.

    ResponderExcluir
  15. vao estudar que é melhor cita o nome dos alunos carlinhos kkkkkkk

    ResponderExcluir
  16. Eles deviam era colocar os professores certos nas matérias certas e não pegar um prof de matemática e mandar ele dar aula de informática , uma coisa que não tem nada haver, e não ficar cobrando resposta em cima de resposta

    ResponderExcluir
  17. É melhor estudarem e parar com esses mimimi

    ResponderExcluir
  18. A faesf só visa dinheiro

    ResponderExcluir
  19. Só visa dinheiro essa faculdade

    ResponderExcluir
  20. Não vejo nada errado na forma que estão aplicando as provas. Isso só nos prepara mais ainda. Lembrem-se. Principalmente os acadêmico de Direito. Em breve teremos uma prova da OAB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muitas vezes no discordar de alguma coisa que te faz grande, você é um exemplo disso Dr. Carlos, lembro - me muito bem no dia em que vc me disse, A.., eu vou estudar pra passar num concurso pq se for depender do fórum do P. Eu tô é m..t., tada vez que eu vou naquele fórum eu mês estresso. Hoje vc é juiz. Mas pra chegar até aí foi preciso não concordar as imposições que eram impostas pra vc.

      Excluir
    2. Amigo. Você ta confundi do os Carlos. Eu sou o Carlos Augusto E o Carlos Juiz que você se refere é meu irmão e se chama Carlos. Alberto

      Excluir
  21. O problema é que das 3 provas que são feitas durante o semestre, cada uma vinha com uma mudança na forma de responder, o que muda o critério de avaliação e consequentemente sua nota, a culpa não é dos professores, eles apenas seguem as normas. Se era para colocar justificativa por que não fizeram isso no desde o começo já que estão se baseado diretrizes de 2010? Acredito que exista uma preocupação muito grande com o ego, ninguém liga para o acadêmico(a), ninguém consegue se colocar no lugar do outro antes de falar o que pensa, essa deveria ser a preocupação principal ao invés de dificultar como desculpa de criar os melhores profissionais... Como é que vão construir um profissional humanizado sem da exemplo? Fica o questionamento.

    (Arimatheia Júnior,
    8 período de fisioterapia, não tenho motivos para ficar anônimo)

    ResponderExcluir
  22. Tanto na vida acadêmica como na profissional vai haver dificuldades e sacrifícios, tomadas de decisões, responsabilidades, deveres e obrigações, alguns vai ser com a vida de outras pessoas outras com as finanças, com a educação... enfim, o profissional tem que está bem preparando para isso, e se o profissional não poder justificar uma alternativa de múltipla escolha é pq nao está preparando devidamente. Ai se avalia onde está o problema, se é nos acadêmicos ou na metodologia de ensino.

    ResponderExcluir
  23. A grande verdade dessa celeuma é porque 95% hoje dos universitários não sabem escrever.

    ResponderExcluir
  24. FAESF SÓ VISA LUCRO. TUDO É DINHEIRO!

    ResponderExcluir
  25. A instituição oferece: corpo docentes, laboratório, biblioteca, auditório... para quem quer se formar e ter futuro de sucesso na vida profissional, so depende de cada um, é uma instituição particular, claro que visa lucros e vcs estão estudando para trabalharem de graça. Vcs tem tudo nas mãos, aproveitem este momento e se dediquem o maximo, aqui deste lado na realidade profissional nao será mais fácil não.

    ResponderExcluir
  26. Sou uma das alunas que assinaram e assino quantas vezes for preciso o abaixo assinado. O senhor diretor diz que esse método é para fazer "grandes profissionais crescerem". Está mais para um método de reprovação aos alunos ao benefício da instituição já que uma matéria para se repor chega até 2.500,00 mil reais, um valor alto na qual os alunos não tem direito nem a um papel higiênico no banheiro, na qual não se tem reconhecimento em nada que façam na faculdade. Já estou no meio da minha história acadêmica na Faesf e vejo que as coisas só giram em torno do benefício próprio da Faesf. O senhor diretor deveria se reunir com os alunos e planejar métodos de aprendizagens para a instituição e para os futuros profissionais crescerem e não querer nos prejudicar-los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lhe dedico os meus parabéns

      Excluir
    2. Faculdade com banheiros podres, que parece que nunca foram lavados na vida, quase nunca tem papel higiênico, quase nunca tem sabão. Nós do curso de enfermagem fazemos muita palestras e quem ganha nome não é o curso e sim o nome FAES, como se tivesse ajudado em algo, sendo que nem um cabo de áudio não empresta. Os bebedouros com água horríveis de ruim. O aluno pra ter uma conversa com esse diretor é a maior burocracia, " não sei o que ele se acha ". A FAESF é muito é fraca, só quer ser uma das melhores, porém os alunos não tem vez. Só quer dinheiro e mais dinheiro. Até um certificado de curso que fazemos fora da faculdade eles não querem aceitar.

      Excluir
  27. Formei em 2013 na FAESF e já tinha esse tipo de prova. Agora faço outro curso em uma outra universidade, o método de avaliação é super rigoroso, acredito que até mais que a FAESF. Galera se empenhem, isso eles não fazem pra prejudicar, lá na frente vcs irão agradecer, se eles quisessem prejudicar, teriam outra forma.

    ResponderExcluir
  28. Estudei em
    Outra IES e o método avaliativo é praticamente semelhante. Acredito que não há motivos plausíveis para querer retirar um método desse tipo, vamos lá: Se eu leio, estudo material disponível da disciplina e se eu realmente quero ser um profissional munido de conhecimento, então eu saberei marcar a alternativa correta e consequentemente justifica-la! O grande problema dos acadêmicos principalmente os de hoje é de rede privada é querer achar que tudo lá dentro é fácil, não reprova e etc. Outro grande problema é que muitas vezes não querem lê, não querem abdicar de um tempo pra sentar e estudar o assunto que de fato não é pra ser estudado só em
    Sala de aula, a sala de aula é um ambiente físico no qual o acadêmico tem acesso ao assunto que você precisa iniciar pra que se possa ter noção do que vem pela frente mas não anula o fato de você enqt acadêmico vá ter que ficar só ali, pelo contrário, estudem, se empenhem, pesquisem, façam sua parte. A faculdade não é só pagar, investir e pronto, precisa que você tb faça sua parte que além de pagar tem que estudar mesmo dentro e fora. E pra quem quer justificar que trabalha e não tem tempo, é importante que se organize e tire pelo menos alguns minutos durante o serviço para da uma estudada no material, ou acredito que tem a opção de fazer prova de segunda chamada que até então e outro investimento financeiro porém deve ser mais barato do que reprovar. Espero que a faculdade continue realmente sendo rigorosa e que forme profissionais dignos de sua formação. Lá Na frente vão agradecer pois o mercado realmente seleciona.

    ResponderExcluir