Compartilhe essa Notícia:

Eudina Costa, a frente de uma administração recheada de conquistas 

A prefeita de Bernado do Mearim, Eudina Costa (PDT), esteve participando do programa Tribuna 101, da Rádio FM Cidade de Pedreiras, para fazer um balanço geral da sua administração. Na oportunidade, a gestora  comentou as principais conquistas e dificuldades de sua administração. Eudina foi entrevistada por Klebinho Branco e Ribinha da FM. 

Dentre as conquistas do município, a prefeita Eudina citou diversas obras inauguradas recentemente pela Prefeitura Bernardense, como sete (7) novas escolas, todas no padrão MEC de qualidade, vários postos de saúde, atendendo a sede e a zona rural do município, um ginásio poliesportivo, a tão sonhada praça de eventos, uma moderna academia de saúde, asfaltamento de povoados, entre muitas outras obras.

A prefeita aproveitou a ocasião para anunciar o novo programa que beneficiará a iluminação pública da cidade. Através de um projeto da Equatorial Energia (Cemar), todas as lâmpadas comuns dos postes da cidade serão substituídas por lâmpadas de LED. Com a medida, a população bernardense se beneficiará com a redução na conta de energia, além do embelezamento da cidade. A gestora também estuda a possibilidade de realizar a troca de lâmpadas na zona rural do município.

Asfaltamento da estrada entre a cidade e o povoado Caneleiro 

Uma importante conquista futura anunciada pela gestora no Tribuna 101, trata-se do asfaltamento de 12 km da estrada que liga a sede ao povoado Caneleiro, maior comunidade da zona rural do município. A obra foi adquirida por meio da Codevasf, através do esforço conjunto da prefeita Eudina, do presidente da Famem Erlânio Xavier, e do senador Weverton Rocha. “Nós conseguimos essa importante obra que era uma das coisas que as pessoas mais pediam, principalmente os moradores do Caneleiro, porque vai ser bem mais fácil que você possa se locomover de Bernardo a Caneleiro. Então nós conseguimos esses 12km de asfalto e logo logo vai ser iniciada essa grande obra”, afirmou a prefeita Eudina. 

Além dessas, a prefeita Eudina Costa disse ainda que, até o final de sua gestão, irá inaugurar inúmeras obras importantes no município.


Klebinho Branco entrevistou a prefeita no Tribuna 101 


Precatórios do Fundef

Em relação aos recursos advindos do Precatórios do Fundef, a prefeita Eudina esclareceu algumas dúvidas. Ela salientou que apesar da sua vontade em dividir parte dos recursos com os professores do município, a legislatura acerca do assunto não permite a utilização dos recursos para tal fim. “Nos últimos tempos estou sendo muito pressionada, tanto pelos professores quanto pelo Ministério Público. Recentemente eu estive em São Luís, em uma reunião na Procuradoria Geral, com o presidente do TCE, o Procurador Geral Dr. Luís Gonzaga, e vários outros órgãos fiscalizadores”, disse.

Durante a entrevista, a prefeita Eudina explicou que foi orientada a criar uma espécie de conselho para elaborar um plano de ação e deliberar sobre a utilização dos recursos, sendo que estes deveriam ser usados dentro da educação, com obras, equipamentos, formação de professores, etc. Após uma reunião com pais, professores e toda a comunidade realizada na Câmara, na qual todos puderam dar suas opiniões, a gestora anunciou que utilizará os recursos na construção de muros em volta das escolas para aumentar a segurança dos alunos e professores, na construção de quadras para as escolas, formação continuada de professores, além da construção de duas creches, uma no povoado Caneleiro e outra na sede do município, com berçário, brinquedoteca, área ampla, oferecendo maior conforto para as crianças.


Ribinha da FM participou da entrevista 


Abastecimento de água

Outro ponto levantado pela gestora diz respeito aos poços artesianos, que são responsáveis pelo abastecimento de água nas comunidades da zona rural do município. Apesar de ter uma sede pequena, o município de Bernardo do Mearim possui uma extensa zona rural, composta por 17 povoados, muitos deles distantes entre si. Esse período, que compreende os meses de agosto a novembro, é considerado um período seco, por isso é comum os moradores dessas localidades reclamarem sobre a falta d’água. A prefeita Eudina, em sua eficiente gestão, já providenciou a limpeza de todos esses poços e encaminhou um técnico para dar início aos procedimentos de reparo nas bombas e manutenção dos aparelhos.


Eudina anunciou mais conquistas para o povo de Bernardo do Mearim 

Próximas eleições


A menos de um ano das próximas eleições municipais, as movimentações políticas já começam a surgir nos bastidores. A prefeita Eudina já está em seu segundo mandato, portanto, para dar prosseguimento ao seu projeto em Bernardo do Mearim a gestora deverá indicar um nome como seu sucessor. A gestora lançou o nome de Júnior Xavier, grande liderança política e também irmão do prefeito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier. “Nós conversamos com todo o grupo e o grupo abraçou, inclusive uniu muitas pessoas que eram da oposição. E eu estou muito feliz com esse consenso dentro de Bernardo do Mearim”, afirmou a prefeita. Questionada sobre a aceitação de seu candidato, por parte do eleitorado, a gestora foi sucinta: "eu acredito que 70% a 80% de Bernardo do Mearaim aprovam Júnior Xavier", completou a prefeita Eudina.

Equipe do Tribuna 101 entrevista a prefeita de Bernardo do Mearim, EUDINA COSTA

Vídeos 








⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

8 Comentários

  1. Um BABÃO acima foi detectado

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo, só esqueceu de falar como iria fazer cm os contratados cm varios meses de salário em atrasos.

    ResponderExcluir
  3. Falou tudo, só esqueceu de falar como iria fazer cm os contratados cm varios meses de salário em atrasos.

    ResponderExcluir
  4. Q venha 2020 e q venha renovação pra Bernardo.

    ResponderExcluir
  5. A melhor prefeita, vai deixar saudades.

    ResponderExcluir