Compartilhe essa Notícia:


“Energia acessível e limpa” é o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 7 da Agenda 2030 da ONU. A empresa Eletroclima Solar do município de Pedreiras (MA), a 283 da capital São Luis, é considerada uma das pioneiras em energia solar fotovoltaica na Região Nordeste. Desde 2017, está contribuindo para o cumprimento do ODS 7, informa Athos Rodrigues de Araújo, fundador do empreendimento. Ele fala orgulhoso que a Eletroclima Solar está ajudando empresas, indústrias e residências a reduzirem o custo de energia no Maranhão e Piauí.

A empresa iniciou suas atividades em 2012, com serviços elétricos e de refrigeração em Pedreiras, localizado na região do Médio Mearim. Há três anos, identificou a oportunidade de inovar as atividades da empresa ao perceber a tendência de crescimento do mercado de energia renovável e limpa e decidiu desbravá-lo. Assim Athos reinventou o empreendimento, que passou a se chamar Eletroclima Solar.

Para levar a tecnologia solar ao estado maranhense, o empresário foi atrás de conhecimento e participou de cursos e treinamentos do Sebrae em São Paulo e Minas Gerais. Depois das capacitações, retornou a Pedreiras e foi buscar clientes em potencial para criar o mercado fotovoltaico no Maranhão.

“Ninguém conhecia ainda a tecnologia solar aqui, então tivemos de fazer trabalho de formiguinha. Como é um produto que tem alto valor agregado foi bem complicado no início, mas as pessoas se conscientizaram e a demanda aumentou”, conta o empresário.

Além da questão ambiental, o maior desafio da Eletroclima foi convencer a clientela sobre os benefícios financeiros que o investimento em energia fotovoltaica gera a longo prazo. “Como vivemos na cultura do imediatismo, poucas pessoas estão dispostas a investir para obter retorno no futuro”, explica.

Desde 2017, a Eletroclima já instalou cerca de 2 mil painéis fotovoltaicos nos estados do Maranhão e Piauí. Para realizar este feito, a empresa conta com 25 colaboradores trabalhando exclusivamente com energia solar fotovoltaica, o principal serviço da empresa.

Só na cidade de São Mateus do Maranhão (MA), onde o empreendimento possui clientes expressivos - Supermercado Canadá, Centro Educacional Exitus e Zeus Hotel - estima-se uma geração de 4.300 kwh/mês com 95 painéis. Em Pedreiras, a empresa Eletromóveis e o Hospital Doutor Valter Rodrigues – em construção e será o maior da região – contam com sistemas fotovoltaicos instalados pela Eletroclima Solar.

Até o momento, 10 empresas do interior maranhense investiram em energia solar. No entanto, a maior demanda vem das famílias. Trinta residências estão gerando energia por meio dos sistemas fotovoltaicos da Eletroclima Solar, informa Athos.  

Benefícios ambientais e financeiros

O cliente que implanta um sistema de energia solar fotovoltaica não contribui só com o meio ambiente, deixando de emitir gases de efeito estufa, segundo o empresário. Também terá retorno financeiro alto, alerta. “Aquele custo de energia que ele tinha todo mês, vai deixar de pagar para a concessionária. Em cerca de quatro anos, após a instalação do sistema, vai obter retorno do investimento e ficará imune à inflação energética, que é um custo considerável”, argumenta.

 Athos elenca ainda como vantagem a diminuição de perdas no sistema, decorrentes do processo de transmissão da energia das hidrelétricas até a distribuição na cidade pela concessionária. “Durante o dia, o sistema gera energia a mais do que é consumido. Então, a energia que você injeta na rede gera benefícios financeiros e também para a população”, ressalta.

Perspectivas

Até abril de 2020, a Eletroclima pretende abrir novas filiais, atendendo todo Maranhão com representantes nas cidades-polo, além de expandir o serviço para outros estados. O empresário conta que, este ano, o faturamento deverá ficar em torno de R$ 3,3 milhões. A meta para 2020 é dobrar este valor.

“Nossa expectativa é muito grande. Neste final de ano, estamos com muito projetos com o Banco do Nordeste. Também temos outras fontes de financiamento, como Santander, Solfascio e Banco do Brasil. Temos um apoio muito forte dos bancos da região”, afirma.

Para colocar os planos de ampliação em prática, a Eletroclima aguarda a revisão da Resolução Normativa 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétria (ANEEL), que pretendeu mudar as regras e custos da micro e mini geração distribuída. O setor de energia solar fotovoltaica aguarda esta definição para prosseguir com a expansão desta fonte renovável e limpa no país.

“A energia solar fotovoltaica equivale pouco mais de 1% da matriz energética do Brasil. Do universo de 80 milhões de consumidores, existem 130 mil usuários desta fonte renovável.  Se a proposta da ANEEL for aprovada, o investimento que retornava em quatro anos, vai demorar 10 anos”, lamenta.

Nesses três anos de inovação, a Eletroclima contou com o apoio do Sebrae. Athos conta que realizou duas consultorias pelo Sebraetec para registro de marca e gestão de processos. A empresa também participou de feiras do empreendedorismo no Nordeste e de congresso de startups em Florianópolis (SC) e foi pauta da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios. (www.eletroclimasolar.com.br )
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

4 Comentários

  1. Fui lá e pedi um orçamento, mas não o fizeram e nem me ligaram pra da qualquer satisfação, talvez que pelos meus trajes pensaram que eu não tinha condição de pagar. Lamentável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se avexe não homem, em breve eles terão um novo concorrente.

      Excluir
    2. Em Trizidela tem um rapaz que trabalha com sistema de segurança e também trabalha com energia solar.

      Excluir
    3. Gostaria de lhe pedir nossas sinceras desculpas em nome da empresa! Devido a alta demanda de orçamento pode ter havido esse engano, nossa equipe comercial foi reforçada para atender a demanda da melhor forma possível.

      qualquer dúvida esse é meu numero pessoal (99) 98138-5756 Athos Rodrigues, será um prazer atendê-lo.

      Excluir