Compartilhe essa Notícia:

Reunião da Eneva em Trizidela do Vale 

Na manhã do último domingo (08), um encontro organizado pela Eneva em Trizidela do Vale gerou muita polêmica em grupos das redes sociais. O objetivo era divulgar como o trabalho de geração de energia é feito pela termelétrica. Porém, não houve forte participação popular; apenas alguns pouquíssimos representantes de classes compareceram. Depois da reunião, na tarde de domingo, Internautas e autoridades de Pedreiras e Trizidela do Vale, entraram na discussão.

O primeiro a colocar o assunto em pauta no Grupo J9, foi o prefeito Fred Maia; o gestor de Trizidela do Vale fez algumas ponderações sobre a reunião. Através de um áudio criticou o dia escolhido, que foi um domingo, em seguida, destacou a falta de organização e a má divulgação do evento. 

No áudio, Fred Maia relatou que foi convidado apenas horas antes da reunião começar no município. Pela importância do encontro, ele pontuou que deveria ter sido avisado com alguns dias de antecedência para dar tempo de estender o convite para estudantes e  outras autoridades.

Fred maia também fez criticas à atuação da Eneva, destacando que apesar dela promover um discurso ecológico, vem dando poucas contribuições para o meio ambiente da nossa região. "Eu acho que a maneira como a Eneva trata as coisas junto às prefeituras e à comunidade dá a sensação de que essa empresa está tentando tapar o sol com uma peneira. Primeiro, eles estão fazendo um evento amanhã e estão me comunicando hoje, um evento desse tipo teria que ser avisado com antecedência, para nós mobilizarmos os alunos das escolas. Amanhã de manhã, ninguém vai sair de casa para assistir palestra em pleno domingo de uma empresa que fala sobre preservação ambiental. Até porque vocês estão só no faz de conta, pois não preservam nada. Criaram um projeto de reflorestamento do Rio Novo, o que está sendo reflorestado lá? o que o Rio Novo representa para o Rio Mearim? Nada! Aquilo nem sequer é um afluente do Rio Mearim", disse o prefeito  

"Agora, vocês realmente deveriam estar se esforçando para preservarem o nosso rio, que agora receberá a instalação de outra bomba do tamanho do mundo para puxar mais água ainda. Fizemos dois eventos significativos aqui em Trizidela do Vale, o 'Ação Federal' e o 'Assembleia em Ação', foi um mês todinho só divulgando para a população", continuou
Reunião da Eneva em Trizidela do Vale, má divulgação resultou na presença minuscula de pessoas 

Confira mais mensagens de internautas sobre a polêmica reunião da Eneva em Trizidela do Vale 

"Parabéns pelo posicionamento, Prefeito Fred Maia. De fato a ENEVA fez o que fez hoje apenas por forma. A ida de quem quer que fosse seria apenas para aparecer na foto, sem nenhum efeito prático. Subscrevo INTEGRALMENTE suas palavras.", Dr. Alexandre Assaiante.

"Acho que as câmaras de Pedreiras, Trizidela do Vale, Lima Campos e Bernado do Mearim deveriam cobrar também. Não queremos a saída da Eneva daqui, mas sim uma compensação sócio-ambiental para a população das nossas cidades." Damião da Autoescola.

Ainda sobre o assunto, o deputado Vinícius Louro falou sobre uma TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) que a Eneva assinou junto ao MP e não estaria cumprindo.

VINICIUS LOURO: "Tenho cobrado bastante a Eneva para a compressão ambiental. Eles ignoram qualquer tipo de informação e compensação, dei entrada em uma CPI do gás e assim iremos legislar com mais propriedade."

"Na época que essa empresa foi instalada na região, foi feito uma audiência pública. Naquele momento foi feita uma TAC em que ali foi colocado várias indagações preocupantes no que se refere ao meio ambiente, desenvolvimento de campanhas educativas, reflorestamento e captação de água. Eu estou atrás desse documento que é de suma importância." 

"Não sou contra o progresso,  mas isso deve ser feito com responsabilidade. Estive na Secretaria de Estado de Meio Ambiente cobrando essas compensações e também pedindo que segurem a outorga para forçar a fazerem os investimentos"

Mais informações

Conforme anunciado pelo prefeito Fred Maia, uma nova bomba de captação de água do foi instalado no Rio Mearim e entrará em funcionamento nesses dias. A primeira já causava muitos problemas devido a quantidade enorme de água que se extrai do rio, sendo que apenas 70% dessa água retornava já superaquecida, o que em tese, ocasiona problemas para a vida marinha, como a morte de peixes. 
Bomba de captação de água da termelétrica no Rio Mearim


"Uma vez presenciei um cara da OGX falando que a temperatura quebra a molécula da água (H2O). Eles devolvem um líquido que não é água. Esse líquido mata a vegetação do fundo do Rio, fazendo com que os peixes que se alimentam dela morram e os peixes carnívoros também moram por falta de alimento. Destruindo assim o ciclo natural dos peixes e outras espécies que vivem no Rio." Repórter e blogueiro Ricardo Farias.

O Dr. Allan Roberto também teceu críticas à empresa

"Devemos nos unir ao deputado Vinícius, que já trava essa luta de longa data! Um deputado e um prefeito... Querem o que mais para que a Eneva não termine de matar o Rio Mearim e vá embora podre de rica com isso?"

"Acho que falta agora uma articulação da imprensa local e regional para ir em cima deles, o que mais bota medo nesse povo é a imprensa. Ajudem Vinícius e Fred Maia nessa luta que nossa gente só sairá ganhando." continuou.

Resposta da Eneva

Em resposta, a Eneva alegou que o evento não tinha a intenção de ser grande e por isso não investiu tanto na divulgação. O secretariado de Trizidela do Vale deu autorização para instalar a tenda da audiência e, segundo a empresa, a organização estava ciente do tamanho do evento desde o início.



  
Entre os presentes à reunião da Eneva em Trizidela do Vale, destaca o bernardense, Totota Pinheiro, superintendente do Governo do Estado no Médio Mearim


⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

4 Comentários

  1. Eu sei qual interesse desse pessoal que reclama de uma empresa que está trazendo investimentos para o estado...

    ResponderExcluir
  2. Realmente o prefeito está zangado por que todos os eventos que ele faz tem que levar os alunos e os funcionarios da prefeitura por que a populaçao criou nojo da. Até da fala de le quanto mais da presença em eventos exemplo pra assembleia em ação usou os. Aluno em uma tal feira e com quem imagine

    ResponderExcluir
  3. Quem deve faser algo dentro municipio é proprio prefeito tendo em vista receber mais de meio milhão de reais por mês. E muito pouco é feito sem que niguem saiba o que está sendo feito para população deste municipio.

    ResponderExcluir
  4. Na minha opinião o prefeito não era para está com esse alvoroço todo não porquê todo mês caí uma boa quantia nos cofres públicos da prefeitura e esse dinheiro que todos os municípios recebe são para melhorias no município e cada as melhorias que são feitas para nós só tirando uma cidade que tem um prefeito bastante compecompetente que é a cidade de Lima Campos porquê o resto Deus nos acuda por isso prefeito fique do lado do povo que precisa pois ela está no nosso município na esperança de dar uma oportunidade de emprego para quem realmente precisa certo

    ResponderExcluir