Compartilhe essa Notícia:

Rubens Pereira está há dois dias em Pedreiras e Trizidela do Vale organizando o evento 

Na quinta-feira, dia 5, acontece na cidade de Trizidela do Vale mais uma ação itinerante promovida pela Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), a "Assembleia em Ação", no Auditório Municipal Dr. Kleber Carvalho Branco, a partir das 08h horas da manhã. O evento contará com a participação de vários deputados estaduais e tem a finalidade de aproximar os deputados de todos os cidadãos maranhenses. O diretor institucional da Alema, Rubens Pereiras está há dois dias em Pedreiras e Trizidela do Vale organizando o evento.

Nesta manhã, Rubão, como é mais conhecido, foi entrevistado pelo blog e destacou a importância das pautas que serão debatidas na Assembleia em Ação.

“Todos políticos que pretendem concorrer as eleições de 2020 deve participar do encontro Assembleia em Ação em Trizidela do Vale”, frisou.


Leia a entrevista completa. 

Organização do projeto 

Rubens Pereira - 
Quando se realiza esse projeto da Assembleia Itinerante, nossa intenção é convidar aqueles que representam a sociedade, ou seja, os vereadores, prefeitos, presidentes de entidades, de classe e com eles fazemos uma grande reunião em que debatemos os temas do momento.

Primeira pauta


Rubens Pereira - Quais os temas do momento que serão debatidos aqui, nesse encontro de Trizidela do Vale? O primeiro será o processo legislativo. Nós tivemos a atualização da Constituição Federal, quando comemorou-se os seus 30 anos, e na Assembleia Legislativa atualizamos também a Constituição Estadual, em decorrência, existe a necessidade dos vereadores atualizarem a Lei Orgânica dos municípios, porque todas as cidades que tem sua Lei Orgânica sofreram alterações de emenda ao longo desses anos, então, está na hora de fazer a atualização. 


Segunda pauta


Rubens Pereira - O segundo tema consiste nas eleições do ano que vem, trata-se da pauta principal, pois em 2020 haverá eleições que serão diferentes de todas as outras. É a primeira eleição com financiamento  público de campanha. O dinheiro que vai ser gasto é do cidadão contribuinte. Nas campanhas anteriores, quem bancava as eleições era a classe empresarial; agora a legislação acabou com isso. O país chegou no fundo do poço exatamente por esse meio de financiamento de empresários para os políticos. Isso porque os candidatos pegavam o dinheiro dos empresários e terminavam se comprometendo, levando o país ao ponto que está. 

Sendo assim, o dinheiro agora é público, então, é necessário que nós políticos tenhamos consciência disso, que o dinheiro público, onde quer que seja enviado tem que ser fiscalizado pela sociedade. Esse assunto será amplamente discutido nesse encontro organizado pela Assembleia Legislativa em Trizidela do Vale. 

Terceira pauta


Rubens Pereira - O outro tema que será debatido é que agora os partidos não podem mais se coligar para vereadores. Nós temos os nossos palestrantes na área das eleições, como a presença de grandes consultores jurídicos eleitoral que esclarecerá tudo da melhor forma possível. A classe política precisa estar presente e ficar consciente dessa situação. Não adianta só dizer “eu quero ser vereador”, ou “eu quero ser prefeito”, sem saber a regra do jogo. Então, o presidente Othelino Neto, preocupado com essa situação, criou esse programa para aproximar as informações do Poder Legislativo à sociedade. 

Alcance do Assembleia em Ação


Rubens Pereira - Um ponto importante para se frisar: sabe-se que o Estado do Maranhão é grande, esse é o terceiro encontro que estamos realizando e na hora de decidir qual a próxima cidade que será visitada pelo Assembleia em Ação, todos os deputados desejam levar para as suas respectivas regiões, isso é natural. Mas aqui na região do Médio Mearim foi um esforço muito grande do deputado Vinícius Louro para que o Presidente viesse sediar logo no município de Trizidela do Vale; a Regional que engloba a cidade de Pedreiras, envolverá 35 municípios; tem políticos vindos de São Mateus, Timbira, Vitorino Freire, Altamira, Brejo de Areia, Presidente Dutra, Bacabal e muito mais. Esse será o último Assembleia em Ação deste ano. Vamos voltar apenas em fevereiro depois que retomarmos do recesso. 

Importância do evento


Rubens Pereira - É um grande evento que tem dado uma contribuição grande para a sociedade, devido a troca de conhecimentos que os deputados trazem. É também uma excelente oportunidade que os deputados têm de chegar aqui e fazer uma prestação de contas da sua atuação em São Luís, que às vezes a população não toma conhecimento, e também de receber as cobranças por parte da sociedade. 

Trata-se de um evento importante, acima de tudo, para a população. É ela que tem que conhecer todas as regras para poder cobrar. Se chegar um político fazendo campanha fora da regra, as pessoas informadas já vão saber que esse político não obedece a legislação brasileira. Então ela terá oportunidade de escolher aqueles que realmente obedecem a lei que existe em vigência no nosso país. 

Sobre o direito de fazer perguntas no Assembleia em Ação

Rubens Pereira - Num evento com capacidade para reunir 500 pessoas, nem todos terão direito à fala, temos mais de 120 vereadores que já confirmaram presença, então não adianta chegar e dizer que todos vão falar, pois nossa audiência começa às 8h30m e vai até às 12h30m, ou seja, são quatro horas de programação. Não dá para 120 pessoas falarem, nós temos uma ordem de inscrição, com tempo limitado de pergunta, mas falam os deputados, os prefeitos, os presidentes, os representantes dos vereadores. O cidadão comum que estiver lá pode fazer sua inscrição e pode, igualmente, fazer seu questionamento, que é livre e institucional. Não é um ato do governo, mas algo que está previsto no Poder Legislativo. 

Não tem partidário 

Rubens Pereira - Aqui temos deputados da base do governo e também da oposição, então, o Assembleia em Ação é institucional. Aqui convidamos o prefeito da cidade e convidamos os vereadores de oposição, ou seja, é para todos.

Rubens Pereira estava acompanhado da esposa, Suely e de Totota, superintende de Articulação Politica do Governo do Estado 
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários