Compartilhe essa Notícia:



Uma pessoa identificada como “Dorinha” enviou para o blog do Carlinhos, nesta quinta (19), uma contundente reclamação contra a falta de atendimento no Sine (Sistema Nacional de Emprego) de Pedreiras. Ela relata que há três semanas tem procurado a agência local do Sine para dar entrada no seguro desemprego, porém segundo a mesma, os atendentes não tem mostrado interesse em desempenhar o trabalho e estão a encaminhando para o Sine de Bacabal, há mais de 100 km de distância.  Leia a reclamação.

Dorinha: “Olá Carlinhos, tenho uma reclamação que gostaria que fosse postada em seu blog.

Estou há três semanas caminhando pro Sine de Pedreiras tentando dá entrada no meu seguro. Preciso viajar, estou com passagem comprada, no Sine eles disseram que só em janeiro, mas caso eu estivesse avexada que procurasse resolver esse meu problema em Bacabal.

E lá eles ficam todos sentados, mexendo no celular, nem olham para cara da gente. Uma falta de respeito!!!  Já são três semanas que eu vou lá e nada.

Se o Sine de Bacabal está funcionado, porque o de Pedreiras não?

Todos ficam rindo e mexendo no celular, desconfiados.

Eu preciso ir para São Paulo, já desaluguei a minha casa e vendi os meus pertences. Estou na casa de meus parentes no interior, só por causa desse documento que tenho de resolver.

A passagem tá comprada pro dia 20, amanhã; comprei um pacote junto com a minha mãe e não vai mais dar certo a viagem por conta dessa falta de atendimento do Sine de Pedreiras.

Há três semanas que caminho para lá, eu e uma colega que trabalhava na mesma empresa que eu, mas quando a gente chega no Sine, todos estão sentados com a cara no celular; e o que elas falam é: ‘só em janeiro, mas se tiver pressa pra gente ir para o Sine de Bacabal’; só pra dar entrada no seguro, a gente com os documentos todos em mãos.

Vamos embora pra São Paulo, mas por conta disso estamos na Terra Santa, longe de Pedreiras e ficamos pegando linha de lá para cá pra dar entrada no seguro já há três semanas. Se lá tá de recesso, então porque não está fechado, em vez de ficarem sentados, rindo da cara da gente. Tenho certeza se lá está aberto é para estar atendendo, se Bacabal tá atendendo, porque que aqui não tá?

Eu acho isso uma falta de respeito e se você quiser o contato da outra pessoa que também tá peregrinando pra lá há três semanas eu te passo. Isso não é coisa que se faça, as portas abertas e não fazendo nada.

Se você publicar no blog talvez isso possa ser resolvido e eu ficarei agradecido.

E desde já agradeço o seu interesse de nos ajudar. Muito obrigada.”

O outo lado

O blog do Carlinhos entrou em contato com o Sine, apresentou a reclamação de Dorinha e solicitou esclarecimentos. Fomos atendidos por Raimundo Nonato, coordenador da Agência de Pedreiras.

Nonato explicou que o Ministério do Trabalho está em processo para se transformar no Ministério da Economia; a mudança afetou o atendimento dos Sine em todo o estado. Pedreiras não ficou de fora. Os servidores da agência local do Sine não tem mais acesso ao sistema nacional desde o dia 2 do corrente. O diretor relata que a dificuldades no atendimento cresceram também em decorrência do fechamento da Vara do Trabalho de Pedreiras que mantinha parceria com o Sine.

Nos últimos dias, o Sine tem encaminhado as pessoas para buscarem atendimentos em agências do Ministério do Trabalho em outras cidades, como Codó e Caxias. Ele alerta que nesta sexta-feira, dia 20, todos os Sine do Maranhão serão fechados por conta dessas mudanças.

Nonato também rebate a acusação de falta de empatia dos servidores. “A reclamante quer resolver o problema dela, mas nós não estamos em condições, sem senhas e sem acesso ao sistema nacional. Não existe essa dos servidores ficarem com a cara no celular ou rindo dela, porque estou lá monitorando todo atendimento e jamais permitiria isso. Mas pode acontecer deles estarem usando o celular em trabalho, temos três aplicativos, incluindo o do Sine, para resolver algumas demandas, como a carteira de trabalho que hoje não é mais aquele livrinho, mas digital. E sobre o seguro desemprego, lembro que o sistema é nacional, ela não precisa fazer aqui em Pedreiras, ela pode fazer isso em São Paulo, assim que chegar lá. Ela tem 120 dias para dar entrada neste beneficio”, orientou o coordenador do Sine.  
 
Foto de arquivo do Sine de Pedreiras - Sandro Vagner
Nonato  disse que colocou um cartaz na entrada da Agência do Sine avisando que a agência estava sem acesso ao sistema e que a mesma não está oferecendo atendimento por conta das mudanças do Ministério do Trabalho, e que não pode ser fechada, em decorrência de ser uma instituição tripartite: de responsabilidade do governo federal, governo estadual e governo municipal. Os servidores são obrigados a bater o ponto e manter as portas abertas até que o atendimento seja normalizado. 
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

4 Comentários

  1. Minha solidariedade para essa senhora que não foi bem tratada na repartição é muito chatao a gente chegar em busca de atendimento e os funcionários menosresar a gente sem sequer olhar em nossos olhos isso é muito comum em repartições aqui

    ResponderExcluir
  2. Não só no SINE que acontece isso, em todas as repartições públicas no Maranhão você é tratado mal, empregados mal humorados, com a cara no celular.Vergonha isso , sempre ouço falar que em outros estados você é muito bem recepcionado quando precisa de algum serviço público.

    ResponderExcluir
  3. O Nonato da Voz é um cara sério, talvez esse caso na hora não teve o conhecimento dele.

    ResponderExcluir
  4. eu tenho 33 anos que moro em pedreira nunca nem ouvir falar que esta instituição indica nos cidadães aqui da cidade de pedreiras e Trizidela e região a um emprego aqui tudo e politica depende de indicação e não do sine nem sei para que o Governo fica gastando dinheiro publico se ela não da assistência adequada ao cidadães de pedreiras e região falta de vergonha se manifesta alguém que já conseguir algum emprego através do Sine de Pedreiras eu ate agora não conheço ninguém!

    ResponderExcluir