Compartilhe essa Notícia:


A Prefeitura de Pedreiras por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou nesta terça-feira (7), ações de fiscalização para garantir o cumprimento do período da piracema no Rio Mearim.

Em ação conjunta com equipes das secretarias de Meio Ambiente e de Segurança de Trizidela do Vale, e também a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito de Pedreiras, o secretário Municipal de Meio Ambiente, Francisco Flávio “Cacimbão” navegou o Rio Mearim, retirando redes,  armadilhas e orientando aos pescadores sobre a lei.

De acordo com portaria do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA), o período compreendido entre 1º de dezembro e 30 de março estabelece a proibição de pesca comercial na bacia do Rio Mearim e outras, devendo ser liberada a prática apenas com linha de mão ou anzol, em quantidade não excedente a 5 quilos, sendo para consumo próprio.

Para Josué Amorim, fiscal da Secretaria de Meio Ambiente de Trizidela do Vale. “É nosso dever proteger para que as futuras gerações conheçam as espécies como surubim, liro, mandubé e outras, que estão em risco de extinção, então os pescadores precisam ter a consciência de que nesse período é proibida a pesca para comercialização”, afirma.

“Estaremos fiscalizando no rio durante todo esse período, iremos visitar os pontos de vendas, fazer blitz nas estradas para coibir a comercialização destes peixes, então pedimos que todos colaborem não comprando e que até mesmo denunciem. Os pescadores profissionais são cientes da lei e recebem seguro defeso, mas temos observado que alguns continuam pescando para a venda. Hoje tiramos redes, armadilhas, conversamos com as pessoas e devolvemos peixes de volta ao rio, numa ação conjunta com Trizidela do Vale”, disse Cacimbão. 




  

- Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pedreiras
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários