Compartilhe essa Notícia:


A revista Veja publicou nesta quinta-feira (13) em sua versão online ampla reportagem sobre o governo de Flávio Dino (PCdoB) e conclui que o pretenso candidato a presidente não faz uma gestão exemplar no Maranhão. Segundo a reportagem, quando se elegeu governador, Dino era uma novidade no cenário político nacional e ao prometer desenvolver o Maranhão e acabar com a miséria, mirava o fim de um ciclo quase ininterrupto de 48 anos de hegemonia do grupo de José Sarney, que deixou o estado na rabeira do país em termos sociais e econômicos.

O Maranhão, diz a revista, registrou importantes avanços em índices de qualidade de vida, como saúde e educação, mas viu ampliar-se a concentração de renda e o desemprego nos anos de Dino. Como se não bastasse, ele conseguiu uma “façanha” às avessas: em sua gestão, a miséria aumentou ainda mais no mais miserável de todos os estados brasileiros.

Para justificar alguns dos seus percalços no governo, Dino diz que “nem no meu pior pesadelo imaginava que enfrentaria o período mais agudo da crise econômica, um impeachment e a eleição de Bolsonaro”, diz.

O presidente da República se transformou no principal antagonista de Dino em nível nacional — o que ajudou o governador. Os holofotes se voltaram para ele justamente no momento em que Bolsonaro declarou que se tratava do pior entre “aqueles governadores de paraíba”. Para além das bravatas, o governo federal ampliou a contenção dos repasses para programas assistenciais.

Em janeiro, conforme revelou o site de Veja, a fila do Bolsa Família, antes zerada, tinha subido para quase 500 000 pessoas — hoje chega a 1 milhão. Só no Maranhão, o estado com os piores indicadores sociais do Brasil e o maior dependente do programa, houve o cancelamento de 56 000 cadastros de famílias. É uma situação crítica para a maioria das cidades locais, cuja economia depende do tripé formado por concessão dos benefícios, aposentadorias rurais e pagamento em dia dos servidores.

“Prefiro acreditar que é um método absurdo de administração da crise fiscal, e não retaliação”, afirma Flávio Dino.

Em meio à crise econômica, o governador aproveitou empréstimos que tinha à disposição para elevar consideravelmente os gastos públicos. Concedeu aumentos substanciais aos professores, reformou escolas, inaugurou hospitais e, principalmente, manteve o pagamento dos servidores em dia.

“Tinha de fazer isso para evitar um desastre social pior”, justifica. A política surtiu efeitos positivos importantes. O Maranhão viu melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e os indicadores de educação. A morte de mulheres após o parto também caiu.

Em um de seus bordões clássicos, Dino diz que foi eleito para “ser governador, não milagreiro”. Em conversas com aliados, reconhece que 2019 foi o pior ano de toda a sua gestão. A prioridade para 2020 é contingenciar 30% do orçamento de 19,9 bilhões de reais para retomar o selo de bom pagador. O professor da UFMA Felipe Macedo de Holanda, outrora um dos conselheiros mais próximos a Dino, alerta para o perigo de o governo perder a capacidade de elaborar políticas de longo prazo. “Defendo as estratégias que foram implementadas, mas nós estamos apartados do futuro. Definitivamente, Dino não tem fortalecido o planejamento neste último um ano e meio”, critica.

No campo social, diz Veja, No campo social, o governo terá de lidar com aumentos incômodos nos índices da extrema miséria e do desemprego. “Isso só vai cair quando baixar no Brasil todo, sempre foi assim e, infelizmente, continuará assim”, diz o governador.

Confira a matéria da revista aqui: https://veja.abril.com.br/politica/flavio-dino-nova-estrela-da-esquerda-nao-brilha-no-governo-do-maranhao/

Fonte: Diego Emir
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

10 Comentários

  1. O MARANHÃO TÁ NA MISÉRIA, E A CULPA É DE BOLSONARO KKKKKK KK....A UNICA COISA QUE BOLSONARO TÁ FAZENDO É PRENDER OS PTRALHAS É NÃO RUOBAR E NEM DEIXAR SER ROUBADO O NOSSO DINHEIRO. ACABOU A FARRA BANDO DE PTRALHA LADRÃO.

    ResponderExcluir
  2. Aprendam: COMUNISTAS SÃO VAGABUNDOS, só querem enricar as custas de jumentos e militantes babacas de universidade

    ResponderExcluir
  3. Claro com o bolsonaro fazendo um governo de merda e ainda sendo inimigo do Maranhão a previsão não era diferente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não caia de 4 pois corre o risco de não ficar de pé..kkkkk

      Excluir
    2. Retardado...vc não acompanha a merda q seu partido fez...vá comer mortadela ju.men.tin.ha do PT e depois vem falar qq coisa...

      Excluir
  4. Tem gente que tem aparência de humano, e é só isso. É acéfalo. Como pode acreditar que foi por causa do Bolsonaro que a miséria aumentou no Maranhão, em 2019? apesar da matéria dizer o contrário, que foi na "sua gestão" (do governador). Outra, melhoria na "saúde e educação"? Pelo amor Deus, conversem com um professor, não comunista, sobre a educação do Maranhão. O governo maranhense baixou a média e aumentou a quantidade de pendências para reprovar. Parece que a Veja foi ludibriada. Um estado que 50% da população é dependente de governo não pode ser diferente. Será que Cuba e Venezuela não péssimos exemplos? P%$$#@@#...

    ResponderExcluir
  5. verdade absoluta!
    O maranhão só é bonito, grande, nos videos lançados pelo proprio governo do estado.
    A realidade é outra.
    Agora fica bonito pra quem votou nesse comunistazinho FLÁVIO "dinoSSAURO".
    Enquanto isso, o Gov.Federal quer fazer algo bom, e melhorias pra o estado, esse troço ai governador, impede de todo jeito.
    Aconselho aos fãns do comunista que vão atrás de saber o que esse governo que ja nasceu manchado tá fazendo.
    No MA é que não tá fazendo mesmo!

    ResponderExcluir
  6. A única industria que prospera nos nove Estados do Nordeste: a MISÉRIA! Graças a Vigaristas, Vagabundos, Depreciados, Rasos, Vadios, Vulgares, Corruptos e Ladrões transformados em Políticos, pelas populações Indolentes, Adestradas, Subservientes, Cúmplices e Comparsas que os elegem!

    ResponderExcluir
  7. QUERO SABER É ONDE ESTÁ A CARIMBOZEIRA DA ALCIONE PARA COBRAR DELE E DA FAMÍLIA SARNEY , O RESPEITO AO MARANHÃO E AO POVO MARANHENSE, CADÊ ELA ? SE ENFIOU ONDE ?

    ResponderExcluir
  8. Flávio Dino é um grande ladrão! Sangra o estados e enriquece às custas da saúde da população, contratando O.S.S e enfiando dinheiro nelas para pegar lá na frente! Lava jato na saúde do estado do Maranhão urgente! Vai muita gente presa!!

    ResponderExcluir