Compartilhe essa Notícia:


O deputado federal Hildo Rocha solicitou ao vice-presidente Hamilton Mourão apoio para a viabilização da conclusão do processo de consolidação do porto que a estatal China Communications Construction Company (CCCC), maior companhia de infraestrutura da China, está construindo em São Luís, orçado em R$ 2,2 bilhões de reais de recursos próprios.

Empregos para os maranhenses

Prevista para ser concluída até dezembro de 2021, os executores da obra enfrentam entraves que dificultam a consolidação do projeto. Entre os problemas causadores do atraso no andamento das obras está a não emissão do Decreto de Utilidade Pública (DUP) da área. De acordo com o parlamentar, o governo do Maranhão tem criado dificuldades para a concretização do projeto.

“Tenho receio de que os investidores desistam de tocar o projeto até o final. Caso isso aconteça o Maranhão perderá uma grande oportunidade de possuir o primeiro porto offshore implantado no Maranhão. Significa desperdiçar oportunidades, perder uma excelente chance de gerar milhares de empregos para os maranhenses”, comentou Hildo Rocha.

Nova envergadura comercial para São Luís

Além da CCC, maior empresa de infraestrutura da China, responsável por 51% do capital a ser aplicado na obra, o empreendimento conta com a participação companhia brasileira WTorre Engenharia, que responde por 49% dos recursos.

Rocha enfatizou que o projeto tem capacidade para transformar São Luís num grande Hab, central de distribuição de mercadorias importadas e exportadas, movimentando por ano, segundo estimativas, uma média de sete milhões de toneladas de soja e milho; 1,5 milhão de toneladas em fertilizantes e cargas em geral e 1,8 mil metros cúbicos de derivados de petróleo, em operações de carga e descarga 24 horas por dia.

“A implantação dessa importante infraestrutura portuária vai gerar empregos, vai atrair outros empreendimentos que farão parte de uma cadeia geradora de milhares de empregos e arrecadação para o Estado”, assinalou Hildo Rocha.



Esta é a segunda vez que Hildo Rocha se reúne com o vice-presidente a fim de discutir os benefícios da implantação do Terminal Portuário Privado da China Communications Construction Company (CCCC), ao lado do Porto do Itaqui, em São Luís.

Em maio de 2019, o parlamentar maranhense foi recebido por Mourão em audiência da qual também participaram o presidente da CCCC (América do Sul), Lin Li; o assessor jurídico, Dr. Alfredo Duailibe e Paulo Remi, presidente da Lion, uma das empresas associadas à CCCC, nos empreendimentos que estão sendo feitos no Maranhão.

Vacinas contra gripe H1N1

Rocha aproveitou o encontro para solicitar especial atenção à situação da vacinação contra a gripe H1N1 no Estado do Maranhão. “Recebi inúmeras reclamações da população, de diversos municípios, acerca da pequena quantidade de vacinas disponibilizadas para a campanha de vacinação deste ano. Isso é preocupante, estou atento a essa questão e, na medida do possível, trabalhando a fim de contribuir para atenuar os possíveis problemas que poderão ocorrer”, afirmou Hildo Rocha.
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

2 Comentários

  1. Alguém que faz algo mesmo que seja pouco mais faz é esse Hildo Rocha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí eu lhe pergunto, será que o Maranhão só tem um deputado federal? Cadê os outros 17 deputados federais maranhenses?

      Excluir