Compartilhe essa Notícia:


O Maranhão registrou um aumento de 19% no número de mortes violentas no primeiro bimestre de 2020 em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram obtidos com exclusividade pelo índice nacional de homicídios do Monitor da Violência, criado pelo G1, e baseado em dados oficiais da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA).

Em 2019, foram 221 mortes violentas nos meses de janeiro e fevereiro e em 2020, o estado registrou 263 mortes, um aumento de 42 crimes. Os dados são relacionados a homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

No mês de fevereiro deste ano, por exemplo, a média de mortes a cada 100 mil habitantes ficou em 2,02%, número acima do que foi registrado em todo o Brasil, que foi de 1,90%. Os homicídios dolosos (quando há intenção de matar) são maioria no Maranhão.

A porcentagem de aumento no número de mortes violentas no estado é duas vezes maior do que a registrada em todo o Brasil, que ficou em 8%. De acordo com o G1, houve 7.743 mortes violentas no primeiro bimestre de 2020 e no mesmo período do ano passado, foram 7.195.

Esta é a primeira parcial divulgada no ano. Em razão da pandemia do novo coronavírus, houve atraso na entrega dos dados e dificuldade para obter os números em parte dos estados.

A alta no início deste ano vai na contramão de 2019, que teve uma queda de 19% no número de assassinatos em todo o ano – no primeiro bimestre do ano passado, a diminuição foi ainda maior (25%) em relação a 2018. O Brasil teve cerca de 41 mil vítimas de crimes violentos no ano passado, o menor número desde 2007, ano em que o Fórum Brasileiro de Segurança Pública passou a coletar os dados.

Fonte: G1
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários