Compartilhe essa Notícia:

Em 22 dias, registros de mortes em 24h já bateram o pico quatro vezes.

Prefeito Alberto Rocha, médico José Amauri e o deputado Zé Gentil morreram em junho em decorrência da Covid-19 — Foto: Arquivo pessoal
Dentre falecidos em decorrência do coronavírus neste mês de junho estão o prefeito Alberto Rocha, médico José Amauri e deputado Zé Gentil

O mês de junho ainda não acabou, mas já soma o maior número de registros de mortes por Covid-19 desde o início da pandemia no Maranhão. Até esta segunda (22), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) já registrou 784 pessoas mortes pela doença neste mês.

O registro das mortes não necessariamente representa o óbito do paciente no dia em que foi divulgado. No Maranhão, as mortes por data apontam que o mês com mais mortes ainda é o mês de maio.
Apesar disso, especialistas explicam que o aumento no número de registros da doença representa um indicador para o avanço da pandemia no estado. De acordo com o pesquisador Antônio Augusto, é possível que haja um crescimento do registro por data do óbito, de forma que ainda não dá para saber qual o mês com mais mortes no Maranhão.

"Está tendo um atraso muito grande no resultado dos exames moleculares. Só saberemos em qual mês observaremos mais óbitos no futuro, infelizmente. Muitos óbitos já ocorreram, mas ainda não foram registrados como Covid-19", afirma Antônio Augusto, que também é epidemiologista da Universidade Federal do Maranhão.

Registros de mortes em 24h no MA
O recorde de registros é de 39 mortes por Covid-19 em 24h. Esse número já foi atingido quatro vezes apenas no mês de junho, sendo a última na segunda-feira (22). As outras três ocorreram no dia 08, dia 12 e no dia 20 de junho.

Os últimos registros de mortes foram confirmados em Cajapió, Igarapé do Meio, Centro do Guilherme Icatu, Pedreiras, Viana, Governador Edson Lobão, Amarante, Codó, Cachoeira Grande, Estreito, Penalva, Itapecuru-Mirim, São Bernardo, Coroatá, São João dos Patos (2), Coelho Neto (2), São José de Ribamar (2), Senador La Rocque (2), Grajaú (3), Barreirinhas (4) e São Luís (9).

No total, o Maranhão já registrou 70.689 casos do novo coronavírus, com 1.760 mortes e 47.776 pessoas estão curadas. Apenas três municípios maranhenses seguem sem nenhum registro de infecção, segundo a SES: Loreto, Lagoa do Mato e São Félix de Balsas.

Fonte: G1
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários

Informe da ALEMA