Compartilhe essa Notícia:

O ex-presidente está inelegível, porém, ainda pode conseguir reverter a situação na Justiça

Ex-presidente Lula da Silva

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu um sinal claro, nesta segunda-feira (07), que entrará de cabeça na disputa pela Presidência da República, caso consiga reverter a sua ilegibilidade na Justiça.

Em carta à nação, escrita e publicada em vídeo, o petista fez duras críticas a Jair Bolsonaro, que pode ser o seu principal concorrente no pleito de 2022. É importante ressaltar que Lula segue impedido de concorrer, por ter sido condenado em segunda instância, porém, conforme o especialista em direito público e eleitoral, Agnelo Sad Junior, o quadro pode mudar, caso haja uma anulação das decisões judiciais condenatórias.

Lula aproveitou o feriado de 7 de setembro para criticar duramente a forma que o atual comandante do país está lidando com a pandemia. De acordo com o ex-presidente, o governo "converteu o coronavírus em uma arma de destruição em massa".

“Um governo insensível, irresponsável e incompetente, que desrespeitou as normas da Organização Mundial de Saúde e converteu o coronavírus em uma arma de destruição em massa. Os recursos que poderiam estar sendo usados para salvar vidas foram destinados a pagar juros ao sistema financeiro.”, apontou.

Nesta segunda-feira, o presidente Jair Bolsonaro participou de uma solenidade no gramado do Palácio da Alvorada. Sem máscara, ele provocou aglomeração e cumprimentou populares numa cerimônia de cerca de meia hora.

Lula também falou sobre o sucateamento do SUS e do trabalho feito pelos profissionais da saúde para lutar contra o vírus.

“Os governos que emergiram do golpe congelaram recursos e sucatearam o Sistema Único de Saúde, o SUS, respeitado mundialmente como modelo para outras nações em desenvolvimento. E o colapso só não foi ainda maior graças aos heróis anônimos, as trabalhadoras e trabalhadores do sistema de saúde”, criticou.

Ainda em seu pronunciamento, Lula lembrou da última eleição e apontou que o país vive em um "pesadelo sem fim".

“Aceitaram como natural sua fuga dos debates. Derramaram rios de dinheiro na indústria das fake news. Fecharam os olhos para seu passado aterrador. Fingiram ignorar seu discurso em defesa da tortura e a apologia pública que ele fez do estupro. As eleições de 2018 jogaram o Brasil em um pesadelo que parece não ter fim. Com ascensão de Bolsonaro, milicianos, atravessadores de negócios e matadores de aluguel saíram das páginas policiais e apareceram nas colunas políticas”, disse.

Os processos em que foi condenado pela Justiça também foram alvo do ex-presidente, que acredita que tudo foi arquitetado pelos EUA.

“Nessas conquistas dos trabalhadores, nesse progresso dos pobres, no fim da subserviência, é aí que está a raiz do golpe de 2016. Aí está a raiz dos processos armados contra mim, da minha prisão ilegal e da proibição da minha candidatura em 2018. Processos que – agora todo mundo sabe – contaram com a criminosa colaboração secreta de organismos de inteligência norte-americanos”, afirmou.

Temas como a Amazônia; o sucateamento da Petrobras ; e o "furor privatista" do atual governo; e a perseguição a "pesquisadores, professores e artistas", também foram abordados na carta, que foi divulgada nas redes sociais de Lula.

Fonte - Último Segundo
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

13 Comentários

  1. O velho discurso habitual de Lula, mas fiquei emocionado. Ele pretende começar a reconstrução devolvendo o que roubou do país. Talvez esteja arrependido da roubalheira que praticou durante anos. Toma vergonha nessa cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arrependimento é um sentimento que ele desconhece. Ausência de sentimento é basicamente o que define um psicopata.

      Excluir
  2. O Lula ladrão deveria olhar para os pobres a partir de suas atitudes, começando devolvendo todo dinheiro roubado durante os anos do governo petista, seria mais coerente com os mais pobres, é um charlatão de mão cheia, pois até preso queria usar o cartão corporativo que os presidentes tem direito, um absurdo, agora quer reconstruir o que destruíram em 16 anos, e ainda tem espaço nessa mídia podre.

    ResponderExcluir
  3. Tiveram 14 anos para construir, só roubaram e agora vem com esse papo de reconstruir o país. Canalha, safado, ladrão e mau caráter.

    ResponderExcluir
  4. Esse blogueiro, é um PETISTA ridículo, LULA, em 2022 estará na cadeia, lugar de onde nunca deveria ter saído, basta um ou dois juízes corruptos do supremo serem trocados !

    ResponderExcluir
  5. E claro que ele vai reverter, não existe punição nesse pais.

    ResponderExcluir
  6. Rapaz esse molusco é ficha suja,como então ele diz que será candidato. Ele foi condenado em segunda instância. Ele pode até mesmo não voltar pra cadeia por causa do stf, mas jamais poderá ser candidato em 2O22. E se for, entrará na taca pra poder respeitar o capitão.

    ResponderExcluir
  7. Rapaz esse molusco é ficha suja,como então ele diz que será candidato. Ele foi condenado em segunda instância. Ele pode até mesmo não voltar pra cadeia por causa do stf, mas jamais poderá ser candidato em 2O22. E se for, entrará na taca pra poder respeitar o capitão.

    ResponderExcluir
  8. esse cachaceira acho que ta bebendo de mais. ta ate tendo alucinações de ser presidente novamente.. esse ex presidiário nunca mais

    ResponderExcluir
  9. Vai levar é uma taca grande pingunco, o povo não acredita mais em promessas de ladrão, seria bom que fosse candidato mesmo aí não teria desculpa.

    ResponderExcluir
  10. Aceita que doi menos Lula não é ladrão, melhor presidente deste país, aos poucos a justiça estar sendo feita, estar sendo inocentado em vários processo, quando Lula era presidente, os candidatos a prefeito e vereadores tinham seus cartazes com a foto do presidente Lula, porque os atuais candidatos não fazem o mesmo com o "onesto" do Bozo.
    Luís Inácio vai ser presidente de Novo, para o Brasil voltar a ser feliz.

    ResponderExcluir