Compartilhe essa Notícia:

Para o deputado federal, é preciso discutir formas de garantir mais recursos para a saúde pública, aprimorar a gestão e ampliar e melhorar o atendimento. Cerca de 180 milhões de brasileiros são beneficiados pelo Sistema Único de Saúde


O deputado federal Juscelino Filho (DEM-MA) enalteceu a criação da Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele foi um dos mais de 190 deputados e 20 senadores que apoiaram a implantação do colegiado. Entre os objetivos estão o de ampliar os recursos orçamentários e garantir a qualidade dos serviços prestados à população, sobretudo no período pós-pandemia.

“O nosso SUS tem reforçado, durante a luta contra a Covid-19, toda a sua importância para os brasileiros. Sem ele, teríamos milhares de mortes a mais pelo coronavírus. Por isso, é muito importante discutirmos formas de garantir mais verbas, aprimorar a gestão, ampliar e melhorar o atendimento. Apoiei a criação da Frente e participarei dos trabalhos, pois garantir uma saúde de qualidade para todos é prioridade”, afirma Juscelino Filho.

Criado pelos constituintes de 1988, o Sistema Único de Saúde proporciona a todo cidadão brasileiro acesso integral, universal e gratuito aos serviços. É considerado um dos maiores e melhores sistemas públicos do mundo. Segundo a Fiocruz, o SUS beneficia cerca de 180 milhões de brasileiros e realiza cerca de 2,8 bilhões de atendimentos por ano, desde procedimentos ambulatoriais simples a atendimentos de alta complexidade.

“O SUS é atenção primária nos bairros, pré-natal, SAMU, vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental, remédio de graça, tratamento contra o câncer, transplante de órgãos. É tanta coisa que, conforme apontam as pesquisas, muita gente nem imagina que usa o sistema público. Claro que existem gargalos, problemas, mas vamos atuar para resolvê-los, com modernização e mais recursos, para contemplar mais brasileiros”, diz Juscelino.

O texto de instalação da Frente Parlamentar destaca: “A bandeira do SUS precisa ganhar uma nova dimensão e muito maior espaço na agenda do Congresso Nacional e da sociedade para que seja fortalecido com impacto imediato nos estados e municípios”. O grupo será presidido pelo deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) e terá como vice-presidente o senador Weverton Rocha (PDT-MA).

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários

Informe da ALEMA