Compartilhe essa Notícia:


Este texto dedica-se a contar a história de um grupo vitorioso iniciado pelo pai do pobres Jânio Balé em Trizidela do Vale que não perde uma eleição se quer há dezesseis anos, são cinco mandatos consecutivos à frente do gestão municipal. Antes de entrar neste mérito, faz-se necessário entender um pouco da história local. Trizidela ou Trizidela significa “Depois da ponte ou do Rio”. No Maranhão, geralmente, o bairros com este nome são considerados menos importante que os demais. Esta conceituação é importante para o entendimento futuro deste texto. Trizidela do Vale era bairro carente e esquecido do Munícipio de Pedreiras. Andar por lá, era motivo de medo e desprestígio. Em 1994, o bairro virou cidade, mas seu progresso não viria de imediato. Senhor Tavinho, pai do vice-prefeito eleito Gustavo Brandão, Jânio Balé, pai do prefeito eleito Deibson Balé, participaram ativamente da emancipação do município. O destino parecia estar traçado. 

Mas como falamos, o progresso demorou a vir para aquele município. Foram oitos anos de desmandos e perseguições até sua libertação definitiva e progresso. Naquele momento, Jânio Balé já havia conquistado seu capital político, eleito vereador por dois mandatos em Pedreiras e vice-prefeito do primeiro governo. Teve pulso firme para romper quando percebeu que aquele não era o caminho. Dois pleitos depois, um homem da roça, do Morro dos Caboclos, chegou ao cargo máximo da cidade e ali começara um legado de benfeitorias, progresso e muito cuidado com os mais pobres. 

O desafio era gigante, impossível de sanar todos os problemas em apenas um mandato. Trizidela do Vale, mesmo elevado à categoria de município, ainda dependia quase em sua totalidade da vizinha Pedreiras. Era preciso estruturar a cidade trazer benefícios para a população. Ao fim do mandato, Jânio deixou o município completamente diferente e pronta para continuar sua evolução. Com tanto trabalho feito, eleger seu sucessor, não foi difícil. Fred Maia, seu vice-prefeito por dois mandatos, chegou à prefeitura com uma responsabilidade gigantesca. 

Fred Maia honrou a responsabilidade recebida de Jânio Balé. Trizidela do Vale recebeu inúmeros equipamentos públicos se estruturou visando sempre o bem comum e o zelo pelos mais pobres. Ganhou ares de cidade moderna e se tornou referência em diversos outros setores como a Educação: 6º lugar no IDEB estadual. Creches, hospitais, asfaltos para diversos bairros e povoados, incentivo e criação de novos loteamentos, hospitais, UBS’s era obra em todo campo e em todo lugar. 

Como pode ser visto e é sempre bom lembrar: Jânio Balé e Fred Maia se preocuparam em estruturar o município e de fato ter sua independência de Pedreiras. Fato este que foi conseguido com louvor.



Nos caminhos do pai

Jânio sempre foi conhecido por sua habilidade de congregar grupos diferentes em torno de si. E o mesmo foi feito pelo seu filho. Deibson Balé foi eleito com mais de oito mil votos, para os padrões trizidelenses e uma senhora vitória e o consolida como liderança forte em toda região do Médio Mearim. Esta foi a maior votação da história de Trizidela do Vale. Até hoje, nenhum candidato obteve tamanha votação. Destaca-se ainda a maior diferença entre dois candidatos. O médico trilhou os caminhos de sucesso do pai. Trouxe para o grupo personalidades da cidade que antes figuravam na oposição. Distintos que antes travaram um luta árdua pelo cargo máximo, se reuniram em torno de um projeto. O resultado não poderia ter sido outro: vitória expressiva e a eleição maciça de sua nominata de vereadores. Vale destacar o peso que trouxe Gustavo Brandão à chapa liderada por Deibson. Senão vejamos, Gustavo foi candidato à prefeito no pleito de 2016, e perdeu por um diferença mínima de votos. Seu capital político é gigantesco e com certeza pesou para a eleição da chapa.

O Fenômeno Corró

Algo já é certo nas eleições de Trizidela do Vale: o vereador Corró sempre está lá, figurando entre os mais votos. O presidente da Câmara vai para o seu nono mandato como vereador e em todas as eleições tem votação expressiva, fruto de um trabalho que presa pela assistência mais próxima aos cidadãos. 

Fenômeno Vanessa Maia

Deibson Balé e Vanessa Maia representam uma renovação na política da região, ambos tem a mesma idade e são frutos do mesmo grupo. Do grupo iniciado por Jânio Balé e que agora tem a responsabilidade de liderar os dois municípios. Um feito nunca visto antes em todo o Estado do Maranhão. Um projeto político iniciado em uma cidade inexpressiva, naquele momento, evoluir e chegar à administração dos dois municípios. O encontro entre as duas multidões dos prefeitos eleitos (Vanessa e Deibson) foi um marco importante da história local. E é um exemplo bem claro de que administrar com foco nas pessoas é o caminho a ser seguido e o retorno é certo. As duas vitórias não foram atoas: foram resultado de um grupo que se organizou para derrotar o coronelismo ditatorial e conquistou os dois municípios. Mãe e filha agora estão unidas em torno de um só projeto.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários