Compartilhe essa Notícia:

Corte Especial decidiu sobre pedido de acesso a cooperação internacional entre a Lava-Jato e autoridades americanas

Ex-presidente Lula

O ex-presidente Lula teve uma vitória na manhã desta quarta-feira em uma disputa entre sua defesa e o Ministério da Justiça. 

A Corte Especial do STJ decidiu que quem deve julgar o mandado de segurança de Lula contra a pasta é a Primeira Seção  — e não a Terceira, como queria a União.

O ex-presidente quer acesso aos pedidos de cooperação internacional formulados, isolada ou reciprocamente, entre as autoridades brasileiras e americanas, tendo por foco as ações penais da Lava-Jato. 

Em agosto, o ministro Sergio Kukina, que é da Primeira Seção, deu uma liminar favorável ao pedido dos advogados de Lula, determinando que o Ministério da Justiça esclarecesse se houve participação do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional nos acordos entre a Lava-Jato e os americanos.

Em setembro essa decisão foi suspensa, mas com o placar de 15 a zero desta quarta-feira, volta a valer.

“Diante do resultado do julgamento realizado hoje pela Corte Especial do STJ, o Ministro da Justiça deve cumprir a liminar anteriormente concedida para informar se houve ou não a participação do Ministério da Justiça (DRCI) nas cooperações entre a ‘Lava Jato’ e autoridades norte-americanas como DOJ, SEC e FBI, na forma prevista em lei, ou se essas cooperações foram realizada fora dos canais oficia is, de forma selvagem, como sempre suspeitamos no curso da defesa técnica do ex-presidente Lula”, disse o advogado Cristiano Zanin após o resultado.

Fonte - Veja

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

7 Comentários

  1. Típico de ladrão nesse pais, quer ter mais direito do que deveres, herança da desgraça do PT

    ResponderExcluir
  2. Esse blogueiro, é declarado esquerdaopata! só faz publicações favorável a ela! Eu não vi ele publicar as declarações do ex. presidente (Barack Obama) sobre o Lula "Escrúpulos de chefão do crime e corrupção bilionária."

    ResponderExcluir
  3. Cara, esse blog tá se especializando em distorcer a verdade. Se o que o maior ladrão do mundo quer é provar a verdade, o processo pelo qual foi condenado se iniciou no exercício dos governos petistas. Portanto, a eventual cooperação envolveu ministros desses governos petistas. Além do mais a decisão favorável não inocentou o condenado por "lavagem de dinheiro e corrupção passiva".

    ResponderExcluir
  4. Recentemente ele teve uma grande derrota no superior tribunal de justiça. Os seus advogados entraram com um pedido de anulação no caso do triplex, mas foi negado por todos os ministros. Choooraaa esquerdalhas.

    ResponderExcluir
  5. Eu não entendir o que é que o presidente Bolsonaro, tem haver com essa decisão da justiça. Esse bloqueio é tendencioso ou partidário.

    ResponderExcluir
  6. Presidente Bolsonaro oq tem aver com isso ?????????
    Com ex presidiário lula ladrão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio Linhares eu também não entendo. O Lula é chave de cadeia, e bolsonaro é "CAPITÃO"!

      Excluir