Compartilhe essa Notícia:

Aulas iniciam nos dias 8 e 22 de fevereiro. De acordo com o secretário de Educação, modelo de retomada ainda não está definido, mas tudo indica que será em formato híbrido (aulas presenciais e online).

Calendário letivo de 2021 começa a partir de fevereiro de 2021 no Maranhão — Foto: Divulgação/Seduc.

O secretário estadual de Educação do Maranhão, Felipe Camarão, anunciou nesta segunda-feira (28), que o calendário letivo de 2021 em escolas da rede estadual começa a partir de fevereiro. O calendário escolar será iniciado em duas datas:

8 de fevereiro: retornam as aulas para os alunos de escolas de tempo integral e unidades do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA);

22 de fevereiro: retomam as aulas para os estudantes de escolas regulares e que estão no 2º e 3º ano do ensino médio.

Para os estudantes que estão no 1º ano do ensino médio de escolas estaduais, as aulas só serão retomadas se esses estudam em cidades em que a rede municipal já tenha encerrado seu ano letivo referente à 2020.

Em São Luís, os estudantes que devem cursar o 2º e 3º ano, devem voltar às aulas em fevereiro. Entretanto, os alunos do 9º ano do ensino fundamental só devem retomar as atividades a partir de maio de 2021, um mês após a data prevista para o encerramento do ano letivo de 2020, em escolas da rede municipal da capital.

De acordo com Felipe Camarão, o formato de retomada das aulas ainda está em discussão, entretanto, tudo indica que será em formato híbrido, ou seja, os alunos terão aulas presenciais e pela internet. A secretaria está observando a situação sanitária do estado para definir como será a retomada.

Rematrícula automática

Por conta da pandemia, a pré-matrícula não será realizada em 2021. A secretaria adotou este ano a rematrícula automática, para evitar filas e aglomerações em escolas da rede estadual. Os estudantes que estão no 2º e 3º ano terão suas vagas garantidas automaticamente e antes do início das aulas em fevereiro, deverão comparecer com os documentos para confirmar sua matrícula.

"Excepcionalmente não teremos aquela pré-matrícula online, que evitava aquelas longas filas nas escolas. Infelizmente nós não poderemos fazer isso esse ano, por conta da pecularidade desse ano. O que nós vamos fazer é a rematrícula automática. Estudantes do 2º ano e 3º ano já estão matriculados automaticamente, já estão com suas vagas garantidas e agora, quando for perto do início das aulas em janeiro, só devem comparecer com seus documentos para confirmar sua matrícula, somente isso. É a forma que nós tínhamos para organizar, evitar aglomeração e ter o mínimo de organização diante de uma calendário que vai ser diverso em todo o estado", disse Felipe Camarão.

Testagem

O secretário afirmou que a partir de janeiro, será realizada a testagem de todos os professores da rede estadual, inclusive os contratados. Segundo Felipe Camarão, os professores também foram incluídos no grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19. Por conta da alta quantidade de alunos matriculados na rede estadual, cerca de 320 mil, a secretaria não deve realizar a testagem, mas fazer uma amostragem para quantificar possíveis casos da doença.

"Inclusive, por orientação do governador Flávio Dino, a Secretaria de Saúde já colocou os professores no grupo prioritário de vacinação, nós vamos fazer no mês de janeiro a testagem de 100% dos professores, inclusive os contratados, mas não conseguiremos fazer a testagem nos mais de 320 mil estudantes da rede estadual, nós vamos fazer uma amostragem. O que a gente quer é que as pessoas tenham mais confiança, mais segurança, de um retorno que vai ser de acordo com a sua peculariedade e sua escola", disse.

Fonte - G1 Maranhão

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

1 Comentários

  1. aulas remotas lógico né....com esse aumento de infectados..e óbitos....e muitas festas nesse fim de ano....aulas ficará mesmo pra 2022...e olhe lá

    ResponderExcluir