Compartilhe essa Notícia:


O Castelo de Leicam, famoso cartão postal da cidade de Pedreiras, deixará de existir em breve. A estrutura, que se assemelha a um castelo da era medieval, foi construído em 1989 pelo saudoso Dr. Hélio Maciel e, desde então, já foi um suntuoso cassino, local de casamentos, eventos religiosos, palco de inúmeros shows e, na gestão do prefeito Antônio França (2016-2020), foi utilizado para diversas ações sociais e de saúde promovidas pela Prefeitura.

É um prédio histórico e está inserido na cultura pedreirense. O castelo carrega o nome da família Maciel (Leicam ao contrário). Infelizmente, a ação do tempo e a falta de manutenção ocasionaram seríssimos problemas estruturais. A edificação já havia sofrido um princípio de incêndio em setembro de 2020 e, em fevereiro deste ano, uma das torres laterais do castelo veio a baixo. Por sorte, ninguém ficou ferido, havendo apenas danos materiais em fiações de energia e internet.


Apesar dos esforços da Srª Maria José Maciel, viúva do Dr. Hélio Maciel e pessoa extraordinária e benquista na sociedade pedreirense, em manter o castelo de pé, a Defesa Civil Estadual, após uma visita para inspeção de engenharia, condenou o prédio. No relatório, o assessor técnico da Defesa Civil Estadual, sargento Henrique, afirmou que, "estruturalmente falando, o prédio é uma edificação instável e apresenta muitas manifestações patológicas em praticamente todos os sistemas que compõem o edifício".

O blog recebeu a informação, ainda não confirmada, de que a senhora Maria José recebeu a notificação da Defesa Civil, com a ordem de demolição do castelo. "É lamentável a perda do castelo, pois naquele local tivemos muitas alegrias e também tristezas. Gostaria muito de ter condições para não demolir, mas não tenho ajuda das autoridades", comentou Maria José em uma rede social.

Maria José Maranhão Maciel

A Drª Helma Maciel, filha do Dr. Hélio Maciel, usou as redes sociais para lamentar a situação e comentar o ocorrido. "As pessoas não têm a dimensão de como seria reformar um castelo. Seriam necessários milhões em dinheiro. Pessoa física não conseguiria, apenas jurídica. Nem a prefeitura nem o Estado mostraram interesse em ajudar. Então a nossa única alternativa é a demolição, exigida pela Defesa Civil", argumentou a médica.

Ainda não há data certa para a demolição definitiva, mas a operação já foi iniciada nessa semana. Tapumes já foram colocados em volta da edificação e alguns operários já iniciaram o processo de demolição na parte frontal do castelo, onde a estrutura está mais abalada.







SAIBA MAIS

Torre do Castelo de Leicam de Pedreiras desaba

O que acontecerá com o castelo de Pedreiras?

"Estrutura é instável e risco de desabamento é iminente", afirma Defesa Civil Estadual ao interditar Castelo em Pedreiras
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

11 Comentários

  1. 🙌 graças a Deus. Q o próximo seja o prédio da prefeitura. Eita povo p gostar de coisa feia antiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é que uma pessoa perde o tempo com um comentário banal, isso é só inveja, pessoa pobre de espírito pessoa q não tem postura perante a sociedade. Procurar o que fazer retardado

      Excluir
    2. Só consegui ler inveja

      Excluir
  2. É, HÁ TEMPO PRA PLANTAR E PRA COLHER. CASTELO CONSTRUÍDO COM DINHEIRO DAS AIH'S, NÃO FOI SUADO. O TEMPO É DE DEUS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sábias palavras 👏👏

      Excluir
    2. Falou merda, a estrutura tem mais tempo do que tu possa lembrar, no tempo a contrução civil não era um roubo que nem hoje em dia.
      E no mais vc não pode provar que isso é dinheiro da saúde, se pudesse já teria feito sem contar o fato que não pode dizer como as pessoas que tem dinheiro devem gastar.

      Excluir
  3. Já foi construído pelo estado, ainda querem a reforma do estado, e demais.

    ResponderExcluir
  4. A fonte secou,o dinheiro do INSS acabou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AGORA É O SUS. KKKKKK

      Excluir
    2. Esse castelo de Leicam foi construído sim com dinheiro desviado das antigas AIH's (Autorização para Internação Hospitalar)

      Excluir
  5. Vi um comentário de ódio da médica proprietária do CASTELO condenando o ex gestor pelo desgaste. Sinceramente, se a gestão passada não tivesse utilizado aqueles espaços de trás, que não foram esses da frente que estão condenados pela defesa civil, estaria ruim tanto quanto.

    ResponderExcluir