Compartilhe essa Notícia:


O Governo do Estado entregou, nesta sexta-feira (9), no estacionamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), equipamentos que irão reforçar as campanhas de vacinação nos municípios. São dois caminhões-baús para transporte de vacinas, medicamentos e outros insumos, e 15 câmaras de refrigeração para conservação dos imunobiológicos com capacidade de 340 litros.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, reafirma o compromisso da gestão estadual em auxiliar os municípios desde o recebimento ao armazenamento das vacinas e a aplicação mais rápida dos imunizantes. “A entrega reforça as ações do Governo para dar aos municípios apoio à vacinação. Os equipamentos vêm, portanto, somar a essa logística, uma vez que a nossa dispensação também é feita por meio terrestre, ajudando os municípios menores. Vamos continuar trabalhando para ampliar o alcance da vacinação e, assim, proteger as pessoas”, disse.

Desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, o Governo tem adotado uma nova logística de distribuição fazendo uso de helicópteros, aeronaves e caminhões refrigerados. Além do enfrentamento à Covid-19, os novos caminhões serão utilizados para o transporte de insumos para as imunizações de rotina, a exemplo da Campanha contra a Gripe (Influenza), que inicia já nesta segunda-feira (12).

Os equipamentos de refrigeração foram adquiridos para atender às necessidades das Salas de Vacinação e Redes de Frio Estadual e Regionais do Estado do Maranhão.

Segundo o prefeito de São Bernardo e representante da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), João Igor Carvalho, a entrega demonstra a sensibilidade e o compromisso de cooperação do Governo do Estado. “A entrega dos equipamentos dará mais fluidez e celeridade a todos os envolvidos na luta pela vacinação das pessoas. Com isso, todos saem beneficiados não apenas contra a Covid, mas também para as demais campanhas, que no decorrer do ano não poderão ser prejudicadas”, disse.

Também presente na entrega simbólica, a secretária municipal de Saúde de Alcântara e representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Maranhão (COSEMS), Sormanne Branco, enfatizou a contribuição logística dada aos municípios. “Sabemos que a vacinação é o carro-chefe da Atenção Primária em Saúde e da prevenção de patologias e doenças”, destacou.

Para que os municípios pudessem receber a cessão de uso, foram estabelecidos alguns critérios de seleção dos quais ter atingido, no ano de 2020, a meta de cobertura vacinal igual ou superior a 50% das vacinas do Calendário Básico da Criança (3ª dose da Pentavalente, 2ª dose da pneumocócica 10-valente e 3ª dose da Poliomielite), em crianças menores de um ano de idade, e possuir população inferior a 100 mil habitantes.

Neste primeiro momento, 15 municípios foram beneficiados com os equipamentos. São eles: Apicum-Açu, São Roberto, São Raimundo do Doca Bezerra, Lagoa Grande, Esperantinópolis, Lajeado Novo, Campestre do Maranhão, Água Doce do Maranhão, Sambaíba, Feira Nova, Marajá do Sena, Itinga do Maranhão, Presidente Médici, Governador Luís Rocha e Cedral. Está em tramitação a cessão de uso de mais 30 câmaras refrigeradas para outros municípios.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários