Compartilhe essa Notícia:


(In memoriam aos amigos: 

(RAIMUNDO LEAL FILHO E SAMUEL BARRETO e ao meu Pai - O mestre CHIQUITO)

Por Paul Getty

Terra cantada e decantada em verso e prosa com muita beleza por esse imenso Brasil, onde é sinônimo de cultura e arte. O cartão postal do seu coração não despreza o centro dessa cidade, nem esconde a periferia. Em Pedreiras, os apaixonados vivem a dizer que arte e poesia, brotam no solo fértil cultivado, como nascentes de um caudaloso rio, e segundo as Lendas, Estórias e Histórias as pedras se encontram!

Dom Jacinto veja como é bonito/A igreja preparada pro festejo de São Benedito.

Pedreiras de tantas Lendas, mais verdadeira do que a própria Estória ou História? Porém com certeza é um precioso documento que grava, que comove, e fica para sempre na memória do povo. Conhece a velha piada que diz que não pode se esticar a perna em Pedreiras sem antes chutar o traseiro de um poeta? Será então Lenda, Estória ou História que “o poeta é uma mentira que sempre diz a verdade?"

Nossos ouvidos sempre acordam com o som da cidade, com os gritos dos vendedores, com o vozerio na feira, com o som dos alto-falantes, no entanto eu tenho a largura (sorte) de morar num bairro em que se ouve o sino da igreja, um doce som que deleita o santo ouvido, e como dizem as Lendas, Estórias e Histórias! As pedras se alegram e cantam!  Pedreiras minha terra / Minha casa, meu chão / A alegria do meu canto é assim / Pra enfeitar teu coração.

O caminho das pedras vive no limiar da nossa  LINHA IMAGINÁRIA, pois só elas têm o poder de desatar os nós de poesia, os nós cegos do silêncio, e por isso, com razão, acreditando em Lendas, Estórias e Histórias, as pedras em Pedreiras nunca se cansam!  João Muniz, hoje teu boi não dança/João de Bronze, tua arte não me cansa!

Nossa cidade Pedreiras é feita de artistas,  de uma alma poética que não pode ser vista, apenas sentida, de uma musicalidade no silêncio do poema. Outra Lenda, Estória ou História? O som é uma voz que circula o ar e que invade a todos, e permite aos pedreirenses sentir e sonhar. Os sons que tocam no seu coração são os mesmos que tocam na sua alma!

Pedreiras meu pedaço de canção / minha cidade, minha poesia / Verso, universo da minha alegria / Terra onde plantei meu coração.

27 de abril, aniversário também da minha amada mãezinha IRIS LANE... beijos no seu ️ te amo!!!

 

Paul Getty S Nascimento

Poeta, compositor e membro da APL - Academia Pedreirense de Letras

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

12 Comentários

  1. Leuda moro no Mato Grosso27 de abril de 2021 07:20

    Parabéns pedreiras muita saudade de ti linda homenagem

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pedreiras, e parabéns ao poeta que fez essa linda e justa homenagem!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns minha querida princesa do mearim mais cem anos de história tu és muito valorosa te amo

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Pedreiras,Parabéns Paul Gerry.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns ao poeta Paulgety linda homenagem a nossa cidade e aos amigos que nos deixaram.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns minha Princesa do Mearim. Saudades!!!

    ResponderExcluir
  7. Antonio frança tu nao tem vergonha nao a mulher fez em 4 meaea o que tu nao fezem quatro anos

    ResponderExcluir
  8. Antônio frança tu é fraco essa mulher ai comeu tua boia a dos louro e olha que eu nao votei nela votei no França por infelicidade França so foi bom pra ele adquiriu bens nem a familia esse mala ajudou a ponte do insonio que o pai dele passa todo dia ele nao ageitou pra vê se um homem desse presta.

    ResponderExcluir
  9. ESSE POETA PAULO GUETY TEM FEITO COISAS MARAVILHOSAS PELA NOSSA CIDADE NA CULTURA COM SUAS MUSOCAS E ARTIGOS LINDOS. PARABÉNS POETA PORRETA

    ResponderExcluir
  10. Pra mim esse é um dos maiores poetas e compositores da minha cidade e da nossa região

    Raimundo Sousa

    ResponderExcluir
  11. ESSE TEXTO
    É UMA COISA LINDA E DIGNA DE PEDREIRAS E DO MARANHÃO

    MORO EM SAO PAULO E FIQUEI EMOCIONADO DEMAIS COM ESSA HISTORIA OU ESTÓRIA DESSE POETA QUE NAO CONHEÇO PESSOALMENTE. QUANDO ME VACINAR IREI VISITAR MIHHA TERRA E CONHECER ESSE POETA AÍ

    JOAO CARLOS

    ResponderExcluir
  12. Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir