Compartilhe essa Notícia:

Estudantes do município de São Bernardo, 370 km de São Luís, foram campeões do Torneio Juvenil de Robótica, etapa nacional e do Torneio Internacional de Robótica. Eles receberam nesta sexta-feira (7) os troféus em solenidade na sede da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).

Participaram da solenidade, o presidente da Famem, Erlanio Xavier, o senador Weverton Rocha, o prefeito de São Bernardo, João Igor, os deputados estaduais César Pires, Ciro Neto e Marcos Caldas.

O presidente da Famem, Erlanio Xavier, destacou que a conquista dos estudantes reflete e orgulha não só o município de São Bernardo, mas todo o Maranhão. "É uma alegria enorme receber esses estudantes que são o futuro não só de São Bernardo, mas do Maranhão, para uma justa homenagem pelas suas conquistas, que é motivo de orgulho e de esperança para todos nós. Parabenizo a eles e o prefeito João Igor, pelo esforço e incentivo em práticas como essas, inovam a educação do nosso estado”, ressaltou.

Para o prefeito da cidade de São Bernardo, João Igor, os prêmios refletem o esforço e talento dos jovens estudantes e o investimento realizado pela prefeitura municipal. "Esse momento é um reconhecimento para esses jovens, que souberam aproveitar as oportunidades e empreenderam todo o seu talento na e trouxeram essas conquistas para o nosso município e para o nosso estado. É também fruto da nossa dedicação e investimentos na qualidade da educação do nosso município”. Pontuou.

O senador Weverton Rocha enalteceu a importância do investimento dos órgãos governamentais na ciência e tecnologia, para dar oportunidade a estudantes de demonstrar seus talentos.

"Quando esses estudantes e professores saem lá de São Bernardo e falam para o mundo que é possível ter, não apenas um troféu, mas é possível sim participar de igual para igual de qualquer debate, de qualquer discussão, isso orgulha a todos nós maranhenses. Porque sabemos que eles são o futuro do nosso estado, e são construindo agora no presente e precisamos ressaltar a importância de mais investimentos como esses na educação, na ciência e na tecnologia, para oportunizar ainda mais conquistas como essas", destacou.

A estudante Emilly Mariano, membro do clubinho de robótica Conecstar, agradeceu o reconhecimento e comentou sobre as experiências vivenciadas na participação da equipe nos torneios nacionais e internacional de robótica.

“Estamos muito gratos em receber esses troféus e medalhas hoje, após essas experiências incríveis, que foram os torneios de robóticas que participamos. Posso dizer que o conhecimento é algo que fascinante e quando a gente começa não quer mais parar. Cada competição foi uma experiência diferente, mas soubemos aproveitar as oportunidades e hoje estamos aqui recebendo o reconhecimento pelo nosso trabalho”, disse.

Conquistas

A equipe Conecstar, clubinho de robótica de São Bernardo, começou a trajetória conquistando o terceiro lugar já na primeira competição que participou. A medalha de bronze foi na etapa estadual do Torneio Juvenil de Robótica (TJR), que aconteceu de 25 a 27 de outubro de 2019, no município de Codó. A equipe alcançou o feito concorrendo na categoria Registro Multimidiático, com 80 equipes de 22 municípios maranhenses.

Com a medalha de bronze conquistada na etapa estadual, a equipe se classificou para disputar a fase nacional do TJR, que foi realizado em São Paulo em novembro do mesmo ano. E foi na capital paulista que veio, o que até então, já era a maior conquista para a equipe com menos de seis meses de formação: o título de campeã nacional de Robótica na categoria Registro Multimidiático, após disputa com equipes do Paraná, São Paulo, Paraíba, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.

Mas foi em 2020, em meio a limitações por conta da pandemia do Coronavírus, que veio as conquistas que colocou a equipe bernardense no topo da Robótica nacional e internacional. Com o título da etapa nacional do Torneio Juvenil de Robótica, a Conecstar ganhou o direito de representar o Brasil na etapa mundial, que aconteceria em Buenos Aires, na Argentina, de 28 a 30 de junho de 2020. Porém por conta da pandemia, o Torneio Internacional de Robótica (InternationalTournamentofRobots – ITR), aconteceu de forma online, no dia 28 de novembro.

Mesmo com as barreiras, a equipe participou do ITR, que reuniu equipes de Robótica de todo o mundo, e ficou com o primeiro lugar na modalidade Registro Multimidiático nível 2. O título na etapa internacional classificou a equipe direto para a final da edição 2020 da etapa nacional, que também ocorreu de forma online, em dezembro do ano passado. E os estudantes bernardenses ampliaram os feitos e sagraram-se bicampeões brasileiros de Robótica.

Equipe

Formada em agosto de 2019, com o apoio da Rede de Educação Científica e Tecnológica (Recite), iniciativa do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), a equipe Conecstar é formada por Emilly Mariano, Ronald Araújo, Juliana Sousa e Guilherme Silva, estudantes do Instituto Educacional Cônego Nestor de Carvalho Cunha, escola da rede municipal de ensino de São Bernardo.

O projeto tem a coordenação dos professores Wilberth Castro e Dayvison Lisboa, do Departamento de Tecnologia e Inovação da Secretaria Municipal de Educação, Ciências, Tecnologia e Inovação (Semecti).

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

4 Comentários

  1. O q e famem e coisa de comer.

    ResponderExcluir
  2. Meu prefeito vem cuidar do seu povo em igarape grande.

    ResponderExcluir
  3. Esse Peru tá sonhando alto demais eu acho q cv já chegou no topo agora e so dese

    ResponderExcluir
  4. Erlanio já tá fazendo é campanha pra ser vice do Weverton Rocha, tá sonhando alto

    ResponderExcluir