Compartilhe essa Notícia:



O seletivo para contratação de professores promovido pela Prefeitura de Joselândia não para de gerar polêmica. Já são várias matérias no blog colocando em suspeita o idoneidade do certame. (leia AQUI). Na semana passada, o assunto tomou proporção ainda maior por envolver um suposto esquema de compra de diplomas. 

A polêmica teve início, quando alguns concorrentes que não foram seletivados descobriram que boa parte dos  selecionados para o cargo de professor são eleitores do prefeito e não tinham graduação em ensino superior; alguns deles, sequer tinham concluído o ensino médio. Entre os concorrentes que não passaram no seletivo da Prefeitura de Joselândia, além de possuir formação superior, tinham cursos de pós-graduação e um deles até mestrado. Esse curioso resultado gerou forte suspeita que os seletivados foram aprovados não por competência, mas por serem aliados do prefeito Raimundo Zuca. Dezenas de concorrentes que não obtiveram êxito denunciaram o caso no Ministério do Público do Maranhão, a Promotoria de Joselândia recebeu a denúncia, está investigando os critérios utilizados para seleção no certame e vários seletivados foram convocados para apresentar diplomas e comprovar a graduação.

Em meio a essa investigação, no final de semana, surgiu vários áudios que supostamente seria um conversa gravada entre uma seletivada e uma educadora ligada a Secretaria Municipal de Educação de Joselândia, que sugere a compra de diploma de curso superior. Os audios repercutiram nas redes sociais e se transformaram em um escândalo, que deve parar na justiça e virar caso de polícia.  

Se os fatos forem comprovados, os envolvidos poderão ser enquadrados no art. 297 do Código Penal por falsificação de documento público, com pena de reclusão que varia entre 2 a 6 anos e multa.

A Prefeitura de Joselândia, através da Secretaria Municipal de Educação, e as instituições superiores citadas nos audios, ainda não se manifestaram sobre a polêmica. O que se sabe é que a Promotoria de Justiça já foi informada da nova e grave denúncia e deve se aprofundar nessas investigações. As envolvidas nas conversas telefônicas serão ouvidas. 



O bog está a disposição dos citados para notas de esclarecimentos ou direito de resposta.

 

Mais

O que se comenta nas redes sociais 


"Esse esquema de venda de diplomas serviu para provar uma "qualificação fantasma" nos candidatos que não possuíam competência real para ocupar o cargo, colocando o nome deles acima até mesmo dos que estavam mais aptos para ocupar as vagas." 


"Antes mesmo de apontarem a existência desse suposto esquema fraudulento, o grupo de concorrentes que ficaram de fora já havia protocolado uma medida visando eliminar o resultado do seletivo. Há ainda um agravante no caso, uma vez que circula em grupos de Whatsapp a informação de que uma educadora, responsável pela venda de diplomas supostamente, fez supostas ameaças por áudio contra uma mulher que divulgou o esquema."


"Agora, o Ministério Público se interessou pelo caso e está investigando os detalhes. A representação pedindo para apurar os fatos e punir os culpados já está feita."


⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

18 Comentários

  1. Essa é a nova história do governo, como ela dizia todos tem ' CAPACIDADE'.

    ResponderExcluir
  2. Manda investigar aqui em Esperantinópolis tbm! Aqui tem um baiano q diz q é formado em educação física, quando na verdade apenas comprou o diploma. O engraçado é q ainda consegue emprego uma criatura dessa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais cabe as pessoas fazerem a denuncia não cruzar os braços e esperar, tem que partir pra cima

      Excluir
  3. Se vier para Poção o estrago é feio.Conheço inúmeros que nem mesmo tem o ensino médio,mas dão aulas em Açailândia,São Roberto,Igarapé Grande,Pedreiras,Lago Da Pedra e até na capital maranhense.Conheço dois rapazes da Alegria que foram passados em Açailândia e ainda precisam comprar os diplomas.Aqui não é uma exceção,é uma regra.

    ResponderExcluir
  4. em todo lugar tem isso ate aqui em Pedreiras pode correr atras tanto diploma de ensino médio e superior tem que abrir uma CPI dos Diplomas comprado kkkk.

    ResponderExcluir
  5. Esse e outros casos deveriam ser prioridade, afinal estamos falando da educação das nossas crianças e adolescentes, todos esses crimes irão refletir na educação de nossas crianças, então cabe a cada um de nós procurar a justiça, pois só assim o senario corrupto vai mudar.

    ResponderExcluir
  6. Falta de compromisso com os demais qualificados! Cadê as mudanças será que essas mudanças cadê as promessas fantasmas ! Cabe as autoridades fazer uma fiscalização.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns a esse grupo de pessoas que estão lutando em prol de melhorias, muito bem e que essa atitude sirva de exemplo pra muitos que aceitam tantos absurdos calados, afinal o gestor ele não é dono da cidade não. Sabemos como os agregados às secretarias se acham os donos do mundo, aqui não é diferente. Parabéns mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Falta de vergonha,com quem passa a vida gastando para se formar,e tem pessoas que chegar a esse ponto falta de caráter,sem se falar que colocar pessoa que não sabe de nada, poderia colocar pra ensinar os filhos de vcs cambada de malandros

    ResponderExcluir
  9. É muito falta de consideração a pessoa passa anos sentados numa cadeira estudando sofrendo com deslocamento faz tantos esforços aí vem um engraçadinho com certificados falso ganhando sem esforço nenhum! Esse caso merece investigação na certa tanto da instituição como os demais envolvido na compra e venda d certificado

    ResponderExcluir
  10. É muito falta de consideração a pessoa passa anos sentados numa cadeira estudando sofrendo com deslocamento faz tantos esforços aí vem um engraçadinho com certificados falso ganhando sem esforço nenhum! Esse caso merece investigação na certa tanto da instituição como os demais envolvido na compra e venda decertificado.

    ResponderExcluir
  11. Não sei por que espanto, pq antes mesmo da realização do seletivo vazou áudio dessa pessoa envolvida nesse escândalo aí onde ela afirma que os capacitados são os que votaram no Raimundo Zuca, tá aí o motivo da afirmação dela.
    Ela já estava sabendo da fraude que todos da secretaria de educação estava esquematizando, toda são cumplicis, só não ver quem não quer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que é verdade, todos tão sabendo das sacanagem que tão fazendo com as pessoas que lutaram pra chegar a onde está hoje , mais é a mudança né que eles queriam ta aí a mudança, só falta o povo cantar agora,o povo quer mudança,o povo quer mudança taí

      Excluir
  12. O povo queria mudança, taí amudança, funcionário ligado ao gabinete do prefeito faz é postar fotos com várias notas de 200 reais debochando da população sendo que até pouco tempo ele tava foragido por conta de coisas ilícitas praticadas por ele contra aposentados.

    ResponderExcluir
  13. muda joselandia kkkkkkkkkkkkkkkkk, essa é a frase desse governo corrupto, vergonha, tem que investigar o secretario de educação que talvez seja o chefe dessa quadrilha de venda de diploma...afinal a menos de 5 meses ja esta de caminhonete zerada kkkkkkkk.

    ResponderExcluir
  14. Eu creio que isso não vai ficar assim só se não tiver lei em joselandia,pra começar tem que cancelar esse seletivo falso que fizeram, saíram prejudicando as pessoas que sofreram para chegar onde está

    ResponderExcluir
  15. podem ate roubar mais uma hora a casa cai !

    ResponderExcluir