Compartilhe essa Notícia:

Prefeito Farinha Paé usa a tribuna da Câmara nesta sexta


A sessão da Câmara Municipal de São José dos Basilios (MA) foi tumultuada em decorrência de um acachapante discurso do prefeito Farinha Paé (Republicanos). Por pouca, a reunião não descambou para trocas de agressões entre vereadores e aliados do prefeito.

O prefeito Farinha Paé solicitou o uso da tribuna da Câmara nesta sexta-feira, dia 21, para responder a quatro vereadores da Casa, Lauriano, Miklenes, Toin do Murrão e Doutor Motos. Os vereadores fazem parte da bancada de oposição ao governo e  têm feitos denúncias nas sessões e em vídeos postados nas redes sociais contra a gestão do prefeito.

Vídeo do momento mais tenso da confusão 


A presidente da Casa, vereadora Irmã Moça estava ausente da sessão em decorrência de estar internada no Hospital de Presidente Dutra em tratamento da Covid-19; a sessão foi presidida pela vereadora Antônia do Wilson, aliada de Farinha Paé.

O prefeito começou o discurso bastante pacifico; fez votos pela pronta recuperação da saúde da vereadora Irmã Moça e parabenizou a todos os vereadores pela vitória nas urnas em 2020, em especial aos vereadores de oposição. E não demorou, ele foi logo para o ataque.

Inicialmente, Farinha Paé fez questão de frisar por diversas vezes que as críticas dos vereadores de oposição ao seu governo não estão fundamentadas na preocupação com os brasilienses, mas estariam insatisfeitos com o prefeito por não atender aos interesses pessoais deles.

Sessão da Câmara Municipal desta sexta 


O prefeito foi citando cada um dos vereadores de oposição com revelações sobre o que eles supostamente tentaram se locupletar com ele e não foram atendidos. Veja um resumo.

* Vereadora Miklenes, a elogiou como profissional de saúde, enfermeira, que ela esteve participando de seu governo no primeiro mandato, porém, o pai da vereadora Miklenes tentou alugar um ônibus para o prefeito no valor de 10 mil reais mensais, que depois baixou para 8 mil reais mensais; o prefeito disse que recusou; e depois o pai da vereadora pediu ao prefeito para usar maquinas do PAC em uma propriedade rural dele na zona rural de Presidente Dutra, o prefeito também recusou, em decorrência, a família foi para oposição e como Miklenes foi eleita vereadora, hoje faz críticas ao governo de Farinha motivada pelos “não” que seu pai recebeu do prefeito Farinha e não em prol do povo.

Vereadora Miklene

 

Vereador Toin do Murrão, o prefeito Farinha lembrou que ele era oposição, mas se aproximou dele em busca de benefício pessoa e que acabou recebendo alguns; o prefeito revelou que chegou a aterrar o terreno da casa dele; mas disse que o vereador teve sua caçamba apreendida por falta de pagamento da mesma; o vereador procurou o prefeito para pagar as parcelas em atraso em troca de serviços da caçamba, mas como o gestor se recusou. Por conta dessa recusa, Toin do Murrão voltou para oposição e tem feitos críticas ao seu governo. “Como um vereador que não tem capacidade de pagar suas dívidas, tem capacidade de criticar os outros nas redes sociais”, indagou o prefeito.

Vereadora Tôin do Murrão 

 

Vereador do Doutor Motos, o prefeito lembrou que ele teve poucos votos em uma eleição anterior, e que durante seu primeiro mandato de prefeito, passou os 4 anos o ajudando com uma quantia mensal em dinheiro, apoio da prefeitura. Farinha disse que foi alertado por amigos para não ajudar o vereador Doutor Motos, que ele iria o trair na primeira oportunidade. Apesar dos alertas dos amigos, ele seguiu ajudando Doutor Motos, e graças a esse apoio, ele se elegeu vereador em 2020. Depois de eleito, o vereador Doutor Motos traiu o prefeito em troca de 15 mil reais para votar contra o presidente da Câmara. “É o judas, ajudou com transportes, combustível, um valor mensal, pode se dizer que eu não fiquei surpreso com essa traição, já tinha me alertado, no inicio do meu novo mandato decidir retirar ele do meu grupo”, relatou o prefeito.

 

Vereador Doutor Motos


Vereador Lauriano recebeu o crítica mais pesada do prefeito. Farinha Paé afirmou que o vereador de oposição o procurou em 2017, no começo de seu primeiro mandato; Lariano estava exigindo dinheiro para apoiar o prefeito e ele desconfiado das intenções do vereador recusou a proposta. O prefeito em seguida apresentou na Tribuna imagens de prints de uma suposta conversa entre o vereador Lauriano uma menor de idade. O vereador estaria seduzindo a adolescente para encontro amoroso em Presidente Dutra. “Além de vereador corrupto, é pedófilo”, decretou o prefeito.

Vereador Lauriano

 

O prefeito encerrou sua fala falando dos avanços de sua gestão, fez resumo dos recursos do Fundef, que ele lembrou ter sido impedido de repassar aos professores e que vai trazer inúmeros benefícios para seu município.

“Eu não tenho medo de vir em qualquer dia na Câmara para dar explicações sobre quaisquer assunto; eu também não quero impedir que vocês exerçam o direito de fiscalizar; o que quero mostra é que esses quatros vereadores não estão preocupados com o povo. Peço desculpa por isso que estou dizendo, não me sinto bem em falar essas coisas, mas preciso fazer esses esclarecimentos”, pontuou o prefeito.  

Ao término de sua fala, a vereador Antônia deu por encerrada a sessão. Os vereadores da oposição citados um a um pelo prefeito Farinha ficaram revoltados pelo término inesperado da sessão. Eles exigiam que o prefeito permanecesse na Casa Legislativa para ouvir as respostas de suas acusações e também de responder diversas perguntas sobre sua gestão.

No meio do bate-boca quase dois vereadores trocaram sopapos com um aliado do prefeito.

Farinha Paé e os vereadores de sua base deixaram a Câmara. Os vereadores da oposição continuaram no recinto; ainda tentaram reiniciar a sessão, mas sem sucesso. Restou as redes sociais que cobriam o evento para externarem toda revolta contra o prefeito Farinha.

Toin do Murrão e Lauriano chegaram a usar palavras de baixo calão para se referir aos prefeito.

A participação do prefeito Farinha na sessão, vídeos da confusão se espalharam em grupos de whatsapp de toda a região. A fala do prefeito deu o que falar e deve gerar repercussões na política e na justiça.

 

Links o discurso completo do prefeito Farinha

https://www.instagram.com/tv/CPIsmF7nzyp/?utm_source=ig_web_copy_link


Link da revolta dos vereadores de oposição com o fim da sessã

 https://www.instagram.com/tv/CPIvDuQnZh7/?utm_source=ig_web_copy_link

 

Mais vídeos sobre a polêmica. 


Vereador Toin do Murrão responde ao prefeito 

Prefeito apresenta print de conversa supostamente entre o vereador Lauriano e uma menor 


Confusão na câmara 

O blog está a disposição de todos os citados para notas de esclarecimentos ou direito de resposta (pf.carlosalberto@hotmail.com)




⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

3 Comentários

  1. Como pode um Vereador querer abusar de uma adolescente isso é um absurdo, aonde está as autoridades da lei da criança e do adolescente? Vereador sem vergonha e moral, não merece ser um parlamentar...

    ResponderExcluir
  2. muito bem prefeito, agora só falta colocar em dias seus funcionário contratados da saúde principalmente os do hospital municipal q ja estão indo para o 3 mês, coitados trabalham 2 3 meses p receber um, valorize seus profissionais prefeito pois são eles que fazem um bom trabalho p seu nome ser bem visto.

    ResponderExcluir
  3. O prefeito fez acusações e confessou alguns atos não "impessoais" no exercício do cargo. O vereador confessa, também, os mesmos atos na maior tranquilidade. Esses senhores não têm assessorias jurídicas, ou não as ouvem? Isso é a evidência de como anda a gestão pública em nosso Estado, ou estamos avaliando errado? Esse método de "aluguel" é antigo, totalmente nocivo ao interesse público.

    ResponderExcluir