Compartilhe essa Notícia:

O povo brasileiro não tem a melhor impressão de seu presidente. Ao contrário: para a maioria da população, Jair Bolsonaro é desonesto, falso, incompetente, despreparado, indeciso, autoritário, favorece os ricos e mostra pouca inteligência.

A tendência negativa se cristalizou ao longo do governo, e é majoritária em todos os itens questionados.

É o que mostra nova pesquisa do Datafolha, na qual foram ouvidas 2.074 pessoas com mais de 16 anos em todo o Brasil, de forma presencial. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

Na pesquisa, Bolsonaro aparece com a pior avaliação desde que assumiu a Presidência, em janeiro de 2019: 51% dos ouvidos o consideram ruim ou péssimo, número que vem crescendo desde dezembro.

A aprovação está estável em 24% em relação ao levantamento de maio, e o índice dos que o consideram regular caiu para 24%.

O Datafolha vem perguntando, ao longo do mandato, qual a percepção do brasileiro sobre o titular do Planalto.

Significativamente, em meio a denúncias de corrupção no Ministério da Saúde na pandemia, houve uma piora na impressão de honestidade do presidente.

Em junho de 2020, 48% o viam como honesto e 38%, como desonesto. Agora, houve uma inversão, com 52% vendo desonestidade no mandatário e 40%, probidade.

Num sinal disso, os protestos de rua do sábado passado (3) tiveram como mote não só a gestão de Bolsonaro na crise sanitária, mas também a questão da corrupção.

O derretimento da apreciação da imagem presidencial é visto em todos os indicadores. No começo do mandato, em abril de 2019, 59% o viam como sincero. O número caiu para 48% em junho de 2020 e chegou agora a 39%.

Na via contrária, os 35% que consideravam Bolsonaro falso em 2019 subiram a 46% no ano passado e agora são 55%.

Esse é outro golpe para a estratégia eleitoral do presidente. Em 2018, as pesquisas qualitativas usadas por sua campanha sempre apontavam uma imagem de "sincero" na figura do então candidato, reforçada por suas tiradas politicamente incorretas.

A sua competência também é questionada. A avaliação de que o presidente é um incompetente subiu de 52% para 58% da pesquisa de 2020 para cá —a pergunta não havia sido feita em 2019. Já aqueles que o contrário passaram de 44% para 36%.

Na mesma linha, o desenrolar do governo inverteu a percepção sobre seu preparo para liderar o país. Bolsonaro é um despreparado para 62% (44% em abril de 2019, 58% em junho de 2020), ante 34% que o veem como preparado (52% em 2019, 38% em 2020).

Um dos mais estridentes traços de Bolsonaro, para a população, é seu autoritarismo, demonstrado novamente nesta quinta (8) com mais uma ameaça à ordem democrática. Ele é assim visto por 66% da população —já eram expressivos 57% no começo do mandato e 64% em 2020.

Só o associam a um democrata 28%, queda em relação aos 37% de 2019 e outra estabilidade ante os 30% do ano passado, demonstrando o preço pago pelo comportamento durante o agravamento da crise no primeiro semestre de 2020.

Ele também é uma pessoa indecisa para 57% (42% em 2019, 53% em 2020), ante um governante decidido para 41% (56% em 2019, 46% em 2020).

Num universo em que 57% da amostra da pesquisa é composta por pessoas que ganham no máximo 2 salários mínimos, Bolsonaro é visto como um amigo dos ricos.

Ele favorece os que têm mais posses para 66% dos ouvidos (57% em 2019, 58% em 2020), e só pensa nos mais pobres para 17% (24% no começo do mandato, 18% no ano passado).

Por fim, a inteligência do presidente não é apreciada como uma qualidade. Para 57%, ele é pouco inteligente, índice semelhante ao de 2020 (54%) e bem maior do que o de 2019 (39%).

Já 58% o achavam muito inteligente no começo do governo, número que caiu para 40% no ano passado e está estável e 39% agora.

De forma geral, as avaliações críticas seguem o padrão da popularidade do mandatário entre os diversos estratos da pesquisa.

Nordestinos, que mais o reprovam, também são os que o avaliam como mais desonesto (61%) e falso (65%). Há avaliações que refletem os grupos questionados: ele é visto como pouco inteligente mais por aqueles que cursaram faculdade (64%) e mais jovens (65%).

Já as fortalezas bolsonaristas do Sul e do Norte/Centro-Oeste são mais simpáticas, como na avaliação geral, ao presidente. Lá, 43% e 47%, respectivamente, o veem como uma pessoa honesta. O índice vai a 54% entre os que ganham de 5 a 10 salários mínimos.

Da mesma forma, os evangélicos (24% da amostra) são, sem trocadilho, mais fiéis a Bolsonaro. No grupo, todas as avaliações são melhores, ainda que nem todas sejam majoritárias.

Mas há inversões claras: 51% deles o acham honesto, ante 39% que pensam o contrário, índice semelhante ao do quesito sinceridade (51% sincero, 41% falso).

Fonte: Folha de São Paulo

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

32 Comentários

  1. Até hoje nunca vi um político que não seja tudo isso e mais um pouco pra mim particularmente nunca vi um honesto e com ele não é diferente que ele não é mais gostoso que os outros se um num presta outro diz te arreda que tu não sabe ser desonesto tudo come num cocho só.

    ResponderExcluir
  2. HAHAHAHAHAHA
    Uma pesquisa desse cunho, feita por esse institutozinho e ainda postada por esse blog só mostra o desespero dos esquerdistas vendo a mamata sumir. Mídia lixo, vocês não enganam ninguém: CLARAMENTE não são idôneos, financiados pela velha política comunista que tanto roubou dos brasileiros. Não é à toa que vocês estão caindo. Blog do Carlinhos, Globo, Pedras City, Data folha, vocês são um lixo, quem tem um pingo de esclarecimento sabe disso. E obviamente você vai censurar meu comentário, ja que isso é típico de esquerdista: tentar calar quem expõe a hipocrisia de vocês!

    ResponderExcluir
  3. O datafalha, falhou de novo KikiKiki.

    ResponderExcluir
  4. O bolsocapeta é burro , ladrão, e o pior assassino do mundo que já matou mais de 500 mil pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vc é um imbecil, pensei q quem tivesse matado fosse o vírus!

      Excluir
    2. E foi ele que trouxe o virus vai caçar o que fazer filho de uma egua com jumento

      Excluir
  5. Esse datafoice é tão confiável, q nas pesquisas presidências Bolsonaro não teria nem 1% dos votos!

    ResponderExcluir
  6. Blogueiro seja imparcial e procure outras fontes.
    Todo tempo na mesma tecla.

    ResponderExcluir
  7. Coitado desse aí que diz que o PRESIDENTE matou mais de 500 000. Nota-se a falta de conhecimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos Estados Unidos onde tem a vacina morreu 650.000 pessoas

      Excluir
  8. *A juíza substituta da 6ª Vara Criminal de Londrina - PR, Dra. Isabele Papafanurakis Ferreira Noronha, escreveu um texto espetacular que merece ser compartilhado por todos*.
    *_Você pode não gostar do nosso presidente. Pode jurar que jamais votará nele. Pode até querer que ele desapareça da vida pública deste país. Pode rejeitá-lo com todas as suas forças. Tudo isso são direitos seus, pelo menos enquanto ainda vivemos em uma democracia. Mas..._*

    👉🏻 Que sua rejeição por ele não seja maior que sua rejeição pela corrupção.

    👉🏻 Que sua rejeição por ele não seja maior que sua rejeição de ver o país governado de dentro da prisão pelos comandos de um candidato condenado em duplo grau de jurisdição, assim como ocorre com os líderes das facções criminosas já tão conhecidas.

    👉🏻 Que a sua rejeição por ele não seja maior que os ensinamentos que você recebeu de seus pais sobre não subtrair aquilo que é dos outros.

    👉🏻 Que sua rejeição por ele não seja maior que os princípios de educação, moral e cívica que você aprendeu quando criança nos bancos das escolas, na época em que escola ensinava o que, realmente, era papel da escola.

    👉🏻 Que sua rejeição por ele não seja maior do que sua indignação com a inversão de valores existentes em nossa sociedade atual. 👈🏻

    👉🏻 Que sua rejeição por ele não seja maior do que seu medo de viver o que já está vivendo a população dos países “amigos deles”, tais como, Venezuela, Bolívia e Cuba.

    👉🏻 Que sua rejeição por ele não seja maior que sua indignação com cada escândalo de corrupção e desonestidade revelados na lava a jato.

    👉🏻 Que sua rejeição por ele não seja maior do que seu pânico de viver numa sociedade tão insegura, onde pais de família são mortos diariamente e audiências de custódias são criadas para soltar aqueles que deveriam pagar por seus crimes. 👈🏻

    👉🏻 Que sua rejeição por ele não o leve ao grave erro de demonizar a polícia e santificar bandido.

    👉🏻 Que sua rejeição por ele não seja maior que sua defesa pelo fortalecimento da família, como estrutura básica da sociedade. 👈🏻

    👉🏻 Que sua rejeição por ele não seja maior do que sua repulsa pelo mal que as drogas tem causado em nossas famílias.👈🏻

    👉🏻 Que sua rejeição por ele não seja maior que sua esperança de ter um país melhor para viver. 👈🏻

    👉🏻 Que sua rejeição por ele não tire sua capacidade crítica de apurar tudo que é tendencioso na mídia.

    👉🏻 Enfim, que sua rejeição por ele não o deixe cego a ponto de não enxergar que, neste momento, o Brasil está numa UTI e seu voto deve ser ÚTIL para salvá-lo. Não brinque com isso, não se iluda com a maquiagem dos discursos bonitos. A situação do Brasil é séria.

    👉🏻 Na hora de votar, lembre-se de sua essência e do que, realmente, sempre foi importante para você.

    🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    ResponderExcluir
  9. Isso aí é elogio para esse traste

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Traste é o lula que vcs tanto defendem bando de jumento

      Excluir
  10. Respostas
    1. Mas um amante do lula deixa de ser vagabundo torcendo para voltar os roubos que acabaram com o pais

      Excluir
  11. O datafalha e desonesto com certeza, junto com os seus aliados (jornalistas, blogs, etc). Isso não é pesquisa com a finalidade de informar ou auxiliar, é tentativa de atingir a reputação pessoal do presidente. Desrespeito à vontade da maioria que escolheu o presidente. Esse é o método da esquerda, que aparelhou órgãos públicos, empresas e sindicatos. Para o bem do país não podem voltar nunca mais ao poder.

    ResponderExcluir
  12. Corrupto e pouco..vai levar uma peça ano q vem grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dessa vez o ladrão de 9 dedos vai levar uma taca tão grande que ele vai lagar a cachaça.
      😂😂😂😂😂😂😂😂😂!

      Excluir
  13. Bolsonaro 2022. Não perguntaram nada sôbre Lula? Bolsonaro ainda é o melhor do Brasil.

    ResponderExcluir
  14. Em 2018 o bolsonaro estava sem o apoio de muitos políticos e sem a máquina, e com a força de Deus e o voto dos cidadãos de bem foi eleito com a maioria esmagadora.
    Deus continua no controle de tudo.
    Bolsonaro 2022!
    DEUS ACIMA DE TODOS!

    ResponderExcluir
  15. Doença do ebola no Brasil presidente Lula mandou vacinar 80% em 3 meses e bosonaro mais de um ano não chegou a 15%

    ResponderExcluir
  16. Genocida ladrão da covaxin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As gazelas de coleirinhas vermelhas estão loucas!
      😂😂😂😂😂😂😂😂😂

      Excluir
  17. Vocês, podem preparar a corda p/ o enforcamento, pois BOLSONARO vai ganhar no primeiro turno

    ResponderExcluir
  18. Esse data Folha e merda NÃO Vale NADA

    ResponderExcluir
  19. quem e o jumento que ainda acredita no datafolha, a melhor pesquisa ta na rua e em todos os lugares que o presidente chegar e recebido com multidões, se o lula sair na rua vai ate lixado

    ResponderExcluir