Compartilhe essa Notícia:

Graças ao senador Weverton, o aumento de energia foi muito menor no Maranhão se comparado ao resto do Brasil.

O aumento das novas tarifas de consumo de energia elétrica no Maranhão já está em vigor. A medida foi aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e cerca de 2,5 milhões de unidades consumidoras em 217 municípios maranhenses serão afetadas. 

O reajuste é parte da Revisão Tarifária Periódica da Equatorial Energia, empresa responsável pelo fornecimento de energia no estado, e foi discutida em consulta pública realizada em 18 de junho.

Segundo a empresa, os custos com encargos setoriais e aquisição de energia foram os fatores que mais impactaram para o resultado. Veja, abaixo, o valor do reajuste no Maranhão:

Consumidores residenciais (B1) – 1,69%

Baixa tensão em média – 2,23%

Alta tensão em média – 5,99%

Efeito médio para o consumidor – 2,79%

Reajuste é bem menor no Maranhão

O novo reajuste no Maranhão ficou abaixo da média nacional. Para se ter uma ideia, no início do mês de agosto deste ano, a Aneel aprovou o reajuste tarifário anual da concessionária Equatorial Pará, empresa do mesmo grupo da concessionária maranhense. Para consumidores em residências, o reajuste é de 8,02%.

O índice entrou em vigor desde do dia 7 de agosto para 2,77 milhões de unidades consumidoras. Segundo a Aneel, o reajuste foi impactado pelos custos com distribuição e encargos setoriais. No Maranhão, o reajuste foi de 1,69%, bem abaixo dos 8,02% praticado no Pará.

O senador Weverton Rocha teve um papel importante em evitar um aumento exorbitante nas contas, tendo em vista que o povo já sofre com aumento em outras áreas essenciais também. 

Tendo em vista que o ajuste ia ser realizado de qualquer maneira, Weverton fez um apelo à agência para que fossem utilizados créditos autorizados pelo STF, e assim esta importante vitória foi obtida, pois enquanto no Brasil inteiro a média no aumento foi de 8%, no Maranhão foi de 1,69% para os consumidores residenciais. 

"Teve conversa, reunião e muito debate. Não foi fácil conseguir um reajuste menor para os maranhenses na conta de luz, mas no fim deu certo. Graças a uma articulação minha junto à ANEEL, o aumento na conta de energia que no Brasil todo foi em média de 8%, no Maranhão foi de 1,69%. Continuo na luta para defender os direitos dos consumidores maranhenses", disse o senador. 

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

1 Comentários

  1. Mídia pura! Esse cidadão nunca fez nada por nós povo do Maranhão, mas agora ele quer dar uma de bom samaritano!!! Sai pra lá peste!

    ResponderExcluir