Compartilhe essa Notícia:

Ele não é falso médico, como tem sido divulgado em canais de comunicação

Nos últimos dias, tem circulado em alguns portais de notícia da região que o vereador da cidade de Poção de Pedras, Mateus Dantas da Silva, mais conhecido como "Mateus Croá", estaria atuando como "falso-médico" no município de São Luís Gonzaga. Ele realizava atendimentos no hospital municipal, quando foi detido.

Acontece que o termo "falso médico" é equivocado; Dr. Mateus Croá não é falso médico, ele é formado em medicina em uma universidade de Santa Cruz, na Bolívia, assim como milhares de brasileiros que se formam no exterior; porém, o mesmo ainda não tem autorização para trabalhar no Brasil. 

O jovem passou vários anos da vida dele no exterior, longe de sua terra e da família para se dedicar exclusivamente ao curso de medicina, no qual fez as últimas provas e estava fazendo residência médica (pós-graduação).

Em seu primeiro mandato como vereador, Dr. Mateus Croá pediu licença do seu cargo por diversas ocasiões, deixando que suplentes assumissem a função, já ele estava dando prosseguimento nos seus estudos na Bolívia, tendo em vista que o curso era presencial. 

O mesmo é formado e preparado para exercer sua profissão, no entanto, ele estava atuando de forma irregular em São Luís Gonzaga, pois não teve oportunidade de receber autorização para trabalhar em território brasileiro; ainda assim, essa situação lamentável da dentenção não tira o fato de que Dr. Mateus seja médico formado. 

Os meios de comunicações que inardivertidamente repercutiram a informação errônea de "falso-médico" precisam compreender esse fato. Por ser formado no exterior, ele apenas não recebeu a habilitação devida para exercer sua profissão no Brasil, mas logo a situação será regularizada e ele poderá atuar sem impedimentos.

Mais

Prisões de médicos brasileiros formados no exterior tem sido bastantes comuns nos últimos tempos, inclusive em nossa região; no entanto, a maioria recebe a autorização e começam a trabalhar legalmente. Então, não tenha dúvida que Dr. Mateus Croá terá um grande futuro como médico. 

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

40 Comentários

  1. O motorista que dirige sem habilitação,ele está hábito a tráfego nas BR ou MA? Assim são os estudantes de medicina que fazem o curso fora do país só estará hábito a prática se fizer o revalida,ou existe outro meio?

    ResponderExcluir
  2. Pode até ser formado mais não usa CRM dele e se de outra pessoa e isso tbm e crime

    ResponderExcluir
  3. Até que fim uma pessoa sensata, não é porque a pessoa formou no exterior que não deve o devido mérito, ninguém pode tirar esse mérito que ele conquistou com garra, eu sou a prova viva que ele estudou muito para chegar e conquistar seu devido lugar.
    Ao informar uma notícias saiba o que fala, não saia falando asneiras que não sabem, se informem, não saiam destilando ódio e maldade para as pessoas, isso pode tirar uma vida e no dia seguindo por ser a sua!

    ResponderExcluir
  4. Tem um rapaz que tá fazendo muito sucesso no Instagram falando de suas profissões de forma engraçada, por exemplo: ele não diz que é engraxate, ele fala que é especialista em tingimento de couro para embelezamento dos pés. A mesma coisa o Carlinhos fez: Mateus é médico especialista em carimbar receituário com CRM de outro profissional com mestrado em usar o nome de outro.

    ResponderExcluir
  5. E ele foi preso porque?porq todos os portais de notícias falan isso

    ResponderExcluir
  6. Enquanto não se regularizar devidamente aqui pra trabalhar aqui no Brasil ele continua sendo um falso médico sim... A partir do momento da regularização daí sim. Pode atuar legalmente. Do contrário é falso médico.

    ResponderExcluir
  7. Se não tem CRM não é médico.

    ResponderExcluir
  8. Se o cara não tinha autorização (não passou ainda no revalida) logo estava exercendo de forma ilegal a medicina, conforme prevê o código penal, em caso de habitualidade, que é o que parece. Sua matéria, Carlinhos, é para tira o foco ou minimizar o crime.

    ResponderExcluir
  9. ele vai conseguir sair dessa

    ResponderExcluir
  10. Código Penal - Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940

    Exercício ilegal da medicina, arte dentária ou farmacêutica

    Art. 282 - Exercer, ainda que a título gratuito, a profissão de médico, dentista ou farmacêutico, sem autorização legal ou excedendo-lhe os limites:

    Pena - detenção, de seis meses a dois anos.

    Parágrafo único - Se o crime é praticado com o fim de lucro, aplica-se também multa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém aqui está contestando se houve crime ou não. Existiu crime, de fato. Mas falar que o rapaz não é médico sendo que concluiu o curso de medicina, de modo a tentar reduzir o mérito dele, é demais. “Falso médico” é um termo extremamente equivocado.

      Excluir
  11. E ele é inocente? Se não recebeu autorização é pq não está apto para o trabalho?

    ResponderExcluir
  12. Se ele "ainda não tem autorização para trabalhar no Brasil", e mesmo assim estáva trabalhando como médico, qual o nome que se dá? E se ele sabia que não tinha "autorização para trabalhar no Brasil", por que ele estava trabalhando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um com seus motivos. Não cabe a nós julgar…

      Excluir
  13. Força amigo... Pois vc é um excelente profissional.

    ResponderExcluir
  14. Formado na Bolívia? Ah, tá...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é faculdade? É a mesma coisa do BRASIL kkk

      Excluir
    2. Não é a mesma coisa do Brasil?Ou são diferentes? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  15. Essa é uma das notícias mais corriqueiras do nosso dia-a-dia. O que mais me intriga nessa situação é o seguinte. Quem contratou esse jovem? Com que CRM ele usava para carimbar seus receituários e suas consultas?

    Matheus Croá é o nome do rapaz que teve o azar de ser flagrado exercendo a profissão sem autorização. O mesmo foi estudante de medicina na Bolívia, e mesmo não realizando o REVALIDA, que é um exame realizado anualmente para validar diplomas médicos expedidos por universidades de fora do Brasil, teve a ousadia de prestar serviços públicos na cidade de São Luiz Gonzaga.

    Não se sabe se foi “amor pela profissão” ou até mesmo ambição, que fizera se corromper como futuro médico, pois tal atitude além de ser configurado crime em nosso país, chegar ser também um desrespeito às leis da ética profissional que prega o Conselho Regional de Medicina (CRM).

    Dizem por aí, que o mesmo não gostou da veiculação nos meios de comunicação, onde seu nome é citado como “falso médico”. Por mais dedicado que seja, infelizmente para a Lei qualquer formando de medicina seja formado no exterior ou não, qualquer um de vocês que exercer a profissão sem autorização, será sim caraterizado como falso médico.
    Desejo boa sorte ao jovem e que esse episódio possa servir de aprendizado em sua vida.

    ResponderExcluir
  16. Não tem CRM
    Não fez prova no Brasil
    Usando CRM de outra pessoa
    Usando indevidamente a profissão

    Quer mais algum erro?

    ResponderExcluir
  17. Mais um formado na Bolívia.... É crime sim, trabalhando de forma irregular. Não tem o que questionar, e nem o que defender.... Não tem CRM , não é médico e pronto. Aceita que dói menos.

    ResponderExcluir
  18. No Brasil a inversão de valores é grotesca. Tá que nem a história do cara que matou o ladrão e liga pro advogado e o advogado diz pra ele dizer que era o ladrão pq a pena seria menor ou nenhuma.
    Ou o lula robou mais dividiok com os pobres, roubo é roubo não importa a circunstância
    Ou vc é advogado ou bacharel em direito.
    É O BRASIL NAO É PARA AMADORES

    ResponderExcluir
  19. Quem fala de CNH em uma região que quase ninguém tem que tiram a vida de outras pessoas em altas velocidades além de crimes são irresponsáveis. Não é um CRM que diz que alguém tem competência conheço vários que se formaram no Brasil e não sabe de nada.

    ResponderExcluir
  20. O bom de Cidade longe dos grandes centros, é que as pessoas acreditam em tudo

    ResponderExcluir
  21. Isso daí er o Carlinhos puxas saco deles querendo defender..mais ta errado seu carlinho..

    ResponderExcluir
  22. Ninguém fiscaliza ae o povo paga...isso acontece em vários hospitais da nossa região, quem contrata porquê não faz uma fiscalização minuciosa....se punisse também que contratou isso acabaria

    ResponderExcluir
  23. Quem planta colher.. isso ta certo Carlinhos pra ti?

    ResponderExcluir
  24. Eu conheço uma pessoa que ele como junto com outro médico no poçao de pedras salvou a vida dela e do seu bebê num parto muito complicado que podia um dos dois morrer ou apenas um sair vivo da sala de cirurgia no entanto os dois foram salva com ajuda dele. Eu acho que ele cometeu um erro sim que é considerado um crime mas falso médico é demais pq ele estudou e é sim um médico e tudo isso vai se regularizar e ele vai poder salvar mais vidas como salvou dessa minha amiga e do sei filho...

    ResponderExcluir
  25. Eu sou mais os Dr. Lucas Plast e Dr. Nenzo

    ResponderExcluir
  26. até o título dessa matéria tá errado, pois pra ser 'Dr' precisa ter doutorado, coisa que obviamente o rapaz não tem já que, segundo consta na plataforma oficial do TSE, o grau de instrução dele é 'superior incompleto'.

    ResponderExcluir
  27. Engraçado né na época do PT tds ião consultar os "falsos medicos" cubanos e ninguém dizia nada, agora o cara é seu "vizinho" não serve, isso é pura inveja pq muitos não tem a ousadia ou a coragem de ir estudar fora dos país, o cara passou 6 anos longe da família estudando e garanto o ensino e muito superior em qualidade do q aqui no Brasil!

    ResponderExcluir
  28. Contratar médicos brasileiros formados no exterior não pode! Mas contratar médicos CUBANOS que não sabem de nada pode! Eita povo é cego e burro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa frase está no ano errado amigo, essa prática era no governo Dilma.

      Excluir
  29. Va numa transportadora, empresa de ônibus, ou em qualquer outros lugares e faz um teste para motorista e tire 10 e na hora de fichar, não apresente a CNH! Vê se vc ficha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza. Mas o fato de a pessoa não ter CNH significa que ela não é um bom motorista?

      Excluir
  30. Ele fez medicina na Bolívia, lá ele poderia exercer a medicina, aqui ele precisa prestar o exame do revalida, para obter o CRM, do contrário, ele não é habilitado a exercer a profissão. Porque não prenderam quem o contratou sem CRM?

    ResponderExcluir