Compartilhe essa Notícia:


Blog do Nilton Lee



Esperantinópolis completou no dia 27 de junho do corrente, 67 anos de emancipação. Em seu primeiro ano do segundo mandato, o prefeito Aluisinho do Posto faz uma retrospectiva de seus quatro anos e meio que está à frente do executivo da “Terra da Esperança”, fala dos gargalos da gestão, dos avanços obtidos e projeta ações futuras para o desenvolvimento de Esperantinópolis.

Leia

Nilton Lee – Qual a diferença entre o primeiro e o segundo mandato?

Aluisinho do Posto – Quando iniciei em 2017 tinha experiência administrativa individual com as nossas empresas, era o “eu”, e quando começou a gestão fomos para o “nós”, e naquele momento voltamos nosso esforço para o coletivo, juntamente com nossos colaboradores, secretários, vereadores e lideranças do grupo, para que pudéssemos buscar melhorias para nosso Município, e agora, neste início de segundo mandato, estamos colhendo o que plantamos de forma operacional e organizada, e hoje temos um verdadeiro canteiro de obras, correspondendo ao respeito que o povo nos deu quando nos reelegeu, que é a reciprocidade do respeito que temos pelo nosso povo, demonstrado através das ações que chegam a cada cidadão, por meio de um bom trabalho na saúde, na educação, na infraestrutura, enfim em todos os setores de governo. Então a diferença vem da experiência adquirida, que certamente nos dará mais possibilidades de um segundo mandato ainda melhor que o primeiro.

NL – Sabemos que o mundo vive um momento difícil, e aqui no Brasil isso está refletindo em queda de arrecadação e aumento das despesas públicas, como o senhor vem enfrentando essa reviravolta causada pela pandemia da Covid-19?

AP – Nosso município recebe hoje bem menos que no ano passado, por exemplo, e muita gente não sabe o que sai. Tem coisa que dobrou de valor, triplicou de valores e os recursos diminuiram, porque diminuiu a produção e a arrecadação de impostos. Temos coisas que a população não vê, como é o caso de pagamento de dívidas de gestões anteriores, que correspondem a quase 40% do que entra de recursos, ou seja, muitas vezes a população sabe que entrou 1 milhão de reais, mas desconhece que desse total, quase 400 mil já fica retido só para pagamentos de débitos de gestões anteriores, mas a população não vê, e muitos dos que acompanham pelo Portal da Transparência sabem disso. Então o que fazemos é ser bem rígidos na gestão dos recursos, aplicando cada centavo nos medicamentos, nas estradas, no bom atendimento à população, e Esperantinópolis hoje é uma referência em administração, pode não ser uma gestão que agrade aquela visão política de antigamente, em que achavam que o prefeito era o dono do dinheiro da prefeitura, mas sabemos que esse dinheiro é do povo.

 

NL – O senhor tem recebido muito apoio de seus deputados, qual a diferença que esse fator faz na sua gestão?

AP – Eu diria que para andar precise de moletas, e esses deputados (Hildo Rocha e Pedro Lucas) tem sido esse apoio desde quando me propus a fazer um trabalho diferenciado em Esperantinópolis sem aquele “toma lá, dá cá”, então hoje temos as obras e a população fica sabendo de onde vem a emenda destinada à obra, como está sendo executada, com a ajuda de quem, então tudo é divulgado de forma transparente, e quando uma delas é inaugurada, o deputado vem aqui e fala com o povo, mostra ao povo que é uma ação com seu apoio, seu aval. Recursos fundo a fundo, convênios, emendas, tudo nós mostramos de onde veio, quem fez os esforços, e com isso temos revertido esses recursos em obras, ações, contratação de médicos, exames, equipamentos de saúde; temos a Casa de Apoio em São Luis que faz um trabalho de referência, enfim, fazemos e mostramos a origem dos recursos, não damos fim a estes recursos, como já vimos em outras gestões. Então vejo que a população hoje reconhece o trabalho de Hildo Rocha e do Pedro Lucas, que muito têm feito para Esperantinópolis ficar cada vez melhor. E agora tivemos também uma abertura com o Governo do Estado, através do deputado Antônio Pereira, que inclusive conseguiu o asfaltamento do estádio até o bairro Jovitão, e do Adelmo Soares, que também se juntou à gente e deu mais abertura ainda junto ao Governo do Estado, pois o mesmo tem muito apreço do Flávio Dino, e ele atendeu a nosso pedido numa audiência com a presença do deputado Pedro Lucas, do vice-governador Carlos Brandão e do secretário Rubens Jr, que conhece bem a nossa região, e com essa junção de forças nós conseguimos o asfaltamento da estrada de Esperantinópolis a Palmeiral, além de outros benefícios.

 

NL – Prefeito, vimos que o senhor quebrou um tabu levando asfalto para o interior, para a zona rural. De maneira geral, como está a questão da infraestrutura no município?

AP – Isso é um reflexo do abraço dos nossos deputados às nossas causas. Realmente éramos o único município da região que não tinha nenhuma comunidade asfaltada, então através do deputado Pedro Lucas, que conseguiu um convênio de 950 mil reais que nós dividimos ao meio para Palmeiral e Bom Princípio, mas teve um problema, tinha rua que passava o asfalto e o povo ficava satisfeito, porém outras que não receberam o benefício os moradores ficaram insatisfeitos. A divisão da verba deu para asfaltar apenas 45% de cada povoado, então resolvemos complementar com o restante através de recursos próprios, entramos com maquinário, fizemos as bases e asfaltamos, não foi fácil, porque demanda muito recurso, mas fizemos e está lá propiciando melhoria de vida para a população. Nas ruas da cidade, já recapeamos praticamente 80% das ruas, além de levarmos asfalto a ruas que ainda não haviam sido asfaltadas. Também já asfaltamos o povoado Giquirí, e para este ano, já está temos emenda do deputado Pedro Lucas para levar o asfalto ao Verdun, e outra do deputado Hildo Rocha, para asfaltar Coroatá, o que nos credencia hoje a entrar em cada casa do nosso município e andar de cabeça erguida, porque mesmo que a pessoa não tenha votado em mim, há o reconhecimento e o respeito através das ações da gestão.

 


NL – Falando em obras, quais são as que estão em execução hoje no município?

AP – Estamos finalizando a reforma do Terminal Rodoviário e também na fase final do Balneário de Palmeiral, fruto de emenda do deputado Hildo Rocha; e do Campo de Futebol de Palmeiral que é de convênio de gestão anterior, que resgatamos; temos a construção do Portal da Cidade. Vamos iniciar agora a construção de uma escola de 12 salas padrão MEC, para instalarmos a nossa primeira Escola de Tempo Integral, que trará uma melhor qualidade de educação para nossos alunos.

Quero também me reportar e agradecer ao governador Flávio Dino que cedeu o prédio do Colégio João Almeida para fazermos o Centro Administrativo, bem como a antiga coletoria, que será instalada a Secretaria de Assistência Social. Esperantinópolis há muito tempo necessita de um local onde se possa atender melhor administrativamente, o prédio da prefeitura que havia sido reformado está em processo jurídico por questão de prestação de contas e não sabemos se será liberado a curto ou médio prazo, embora estejamos lutando para a sua liberação, então não temos um lugar digno para este trabalho, estamos numa casa alugada instalada de forma provisória com salas muito pequenas, portanto sem as devidas condições, com isso, recorremos ao Governo do Estado, que fez a cessão do colégio, também levando em consideração que por se tratar de um prédio localizado muito no centro da cidade já não dava condições de ministrar aulas, devido ao barulho e excesso de movimentação em sua volta, assim como os assaltos que aconteceram no Banco do Brasil, que fica ao lado, contribuíram para a conclusão de que não é mais possível manter uma escola ali. Em um levantamento pudemos perceber que os alunos de Ensino Médio de Esperantinópolis poderiam ser todos agregados no Colégio Antônio Corrêa, levamos a demanda ao secretário de Educação, Felipe Camarão, que foi sensível à situação e assim foi liberado o prédio para funcionar o Centro Administrativo, que já vamos fazer a readequação. Foi também cedido o prédio da antiga coletoria para o funcionamento da Assistência Social, que tem um público bastante diferenciado como crianças, gestantes, idosos e que também terá um espaço melhor para estes atendimentos.

NL – O senhor fez uma reconstrução do Hospital Santa Marta e Centro de Saúde Dr. Edvilson Amorim Bruce, além de reformas em UBS e outras ações. Como está a saúde em Esperantinópolis?

 

AP – A saúde não era tratada como prioridade pelas gestões anteriores, não conseguia evoluir, isso foi detectado já na nossa campanha de 2016, e eu dizia nos palanques que podia não trazer a excelência, mas o básico de qualidade eu faria, e naquele momento eu falei até de forma individual, porque eu que estava na campanha, era compromisso meu. Depois de eleito passei a tratar como “nós”, então nossa equipe, com Dr. Frederico, Joelson, Rosângela e também com a Cristina começamos elaboramos nosso plano de trabalho nesta área e realmente conseguimos fazer desde o dia 2 de janeiro de 2017 a melhoria da qualidade do atendimento, e hoje temos um hospital de referência na nossa região, desde Barra do Corda até Pedreiras não há um hospital público municipal com esta qualidade e estrutura, e antes os ex-prefeitos todos diziam que não tinha como fazer saúde em Esperantinópolis em um hospital como aquele, e eu sempre acreditei que saúde não se faz com prédio, mas com equipes, com a vontade do gestor e dos profissionais da área. Diante disso, quero ressaltar que mesmo naquele prédio nós já fazíamos uma boa saúde, e fomos além, partimos para o desafio de reformar os postos de saúde de Bela Vista, Coroatá, Bom Princípio, Giquiri e outros; veio a reforma do Centro de Saúde, que hoje muitos diziam que era só uma pintura, e recebemos visita de pessoas da Regional de Saúde que ficaram maravilhadas, do próprio Ministério Público, na época o Dr. Xilon, que constatou a qualidade da reforma e readequação para bem atender a população, e o Hospital Municipal, que para mim é motivo de orgulho, porque se eu sair da política qualquer hora, já deixo meu legado de ter reconstruído esta unidade para o povo de Esperantinópolis. Na primeira etapa já fizemos muito e concluímos numa segunda etapa, que fizemos com recursos públicos próprios, usando o dinheiro do povo de Esperantinópolis em seu benefício, e que não foi apenas o prédio reconstruído, mas adquiridos também todos os equipamentos novos e modernos em todos os leitos para adultos, leitos para crianças, Raio-X computadorizado de alta resolução, impressora de exames de última geração. Tudo com muita qualidade. Mesmo com a Covid-19 nunca deixamos faltar médico, medicamentos, nada, teve vezes que mandamos carro aqui meia noite, de madrugada, buscar oxigênio em São Luis para que nunca faltasse para a população.

 

CONFIRA SEGUNDA PARTE DESTA ENTREVISTA

http://niltonlee.com.br/Publicacao.aspx?id=234444


⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

1 Comentários

  1. Esse prefeito gosto muito e de botar defeitos nos prefeitos que já passou, só ele e quem faz tudo certinho que não é verdade é muito perseguidor pobre de espírito seja mas humilde seu prefeito para de botar defeitos nos outros.

    ResponderExcluir