Compartilhe essa Notícia:


Nesta sexta-feira (10), a Prefeitura de Trizidela do Vale, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma ação em frente à Praça da Juventude, referente ao dia D Mundial da Prevenção ao Suicídio. O objetivo do dia é conscientizar as pessoas que o suicídio pode ser evitado.

O evento contou com a participação da coordenadora do Ambulatório de Saúde Mental, Josyane Fernandes; da coordenadora da Atenção Básica de Saúde, Arlene Freitas; da gestora de Políticas Públicas para as Mulheres, Dina Selma; da secretária de Educação, Sônia Abreu e da psicóloga Fernanda Souza, que ministrou uma importante palestra sobre a prevenção do suicídio, além do pastor Jucélio da Igreja Batista, que ali fez uma oração pelo momento.


“Falar sobre o suicídio é uma forma de prevenir, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema. Que possamos ficar atentos aos sinais e não ignorar um pedido de ajuda, todas as vidas importam”, alertou a secretária municipal de Saúde, Fabiana Meireles.

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. É neste mês que ações são realizadas buscando promover a saúde mental e dar destaque a centros que oferecem ajuda a quem precisa.


A cor amarela, segundo o site do Centro de Valorização da Vida (CVV), representa a vida, a luz e o sol, simbolismo que reflete a proposta da campanha de preservar a vida.

O evento contou ainda com uma apresentação teatral do grupo de teatro CTNAC, que apresentou uma linda mensagem encenada por atores que retrataram a realidade de quem vive com depressão e de que maneira procurar ajuda.


De acordo com a secretária de Saúde, Fabiana Meireles, as ações em alusão à campanha serão realizadas durante todo esse mês. “Precisamos conscientizar que as pessoas que passam por depressão não estão fazendo drama, não estão querendo chamar atenção, não é a falta de Deus e muito menos frescura. Precisamos dar as mãos, ter empatia com o nosso próximo, não julgar a dor que não é nossa. Vamos respeitar e acolher quem mais precisa”, finalizou a secretária de saúde.




Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Trizidela do Vale.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários