Compartilhe essa Notícia:

As políticas de Assistência Social ganharam um novo sentido na gestão “Tempo de Fazer Muito Mais”, em São Roberto, com a prefeita Danielly Trabulsi e a secretária da pasta, Silvia Fernanda Maciel.

Em 2021, quando todas as dificuldades batiam às portas da maioria dos brasileiros, e consequentemente, da população de São Roberto, as mãos amigas da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social chegava a cada lar, levando esperança, através de trabalhos assistenciais e dos programas de transferência de renda.

Em tempos difíceis, de restrições por conta da pandemia da Covid-19, mesmo assim os trabalhos foram feitos com todo esmero, através de visitas e atendimentos domiciliares, assim quando os beneficiários não puderam ir à secretaria, os profissionais foram até eles, afim de garantir seus direitos e proporcionar uma melhor qualidade de vida aos são-robertenses.

Graças ao empenho dos profissionais que formam a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, as políticas públicas nesta área avançaram e alcançaram seu público-alvo.

Assistência Social

→ São mais de 1.600 famílias acompanhadas pelos programas diversos, através do Cadastro Único, em que são cadastradas 4.921 pessoas, beneficiando a população são-robertense, através dos repasses federais. Tudo acompanhado com responsabilidade, transparência e serviços de ótima qualidade aos beneficiários.

→ Bolsa Família (agora Auxílio Brasil), foram beneficiadas 1.209, com um valor acumulado de mais de 2,6 milhões de reais* (até outubro/2021);

→ PAIF – cerca de 300 famílias acompanhadas no município; mais de 250 atendimentos psicossociais; mais de 20 encaminhamentos ao Benefício de Prestação Continuada (BPC); quase 1 mil atendimentos individuais técnicos e visitas domiciliares;

→ O Programa Criança Feliz atendeu cerca de 200 famílias com visitas para gestantes, crianças beneficiárias de 0 a 3 anos e de 3 a 6 anos que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC);

→ Através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo do Maranhão, a SEMAS em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, entregou mais de 6 toneladas de alimentos à população carente do Município;

→ A coordenação da distribuição do Programa Vale Gás, foi mais uma ação que levou benefícios diretos à população, garantindo assim que os programas cheguem a que realmente necessita e ajude a melhorar a qualidade de vida dos são-robertenses; Programa Prato Cheio, uma iniciativa para amenizar as dificuldades de alimentação enfrentadas pelos munícipes em decorrência da crise econômica e sanitária causada pela pandemia da Covid-19;

→ As políticas de proteção à criança e ao adolescente receberam atenção especial da gestão, com a adesão ao selo “Município sem Trabalho Infantil”; reunião/capacitação intersetorial do Selo Unicef e selo Município sem Trabalho Infantil; fortalecimento da parceria com o Conselho Tutelar; mobilizações e ações de conscientização sobre a erradicação do trabalho infantil, além de outros trabalhos necessários ao combate à exploração deste público sob quaisquer aspectos;

→ Nesta perspectiva, os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos foram reativados e melhorados, e ainda aconteceram várias ações ao longo do ano, como capacitações para a rede intersetorial (Educação, Saúde e Conselho Tutelar, Criança Feliz e SCFV – município sem trabalho infantil); Audiência pública “Município sem Trabalho Infantil”; inserção social através do esporte com participação no 24º Torneio da Independência e outros; 

→ Formação da Banda Musical e do Coral “Encantos de São Roberto”, uma iniciativa inovadora levando às crianças e adolescentes a oportunidade de aprendizagem sobre o universo da música com seu desenvolvimento teórico e prático, o que já rendeu várias apresentações em eventos locais. É a gestão construindo novos conceitos e fazendo um diferencial na vida destas pessoas e de suas respectivas famílias.

→ Foram realizadas ainda a Conferência Municipal de Assistência Social; audiências públicas de prestação de contas das ações, mostrando assim a forma transparente de gerir as políticas públicas de assistência social no município de São Roberto.

→ A Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o IFMA Campus Barra do Corda, abriu inscrições para um curso de capacitação voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade social, objetivando capacita-las para a qualificação profissional.

Um ano cheio de dificuldades, mas de muitas conquistas para São Roberto, nesta área. O trabalho de prestar assistência ao público com vulnerabilidade social e de transferência de renda está sendo muito bem conduzido no Município. Com muito esforço, os profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social, que tem à frente a secretária Silvia Fernanda Maciel, está levando a todos os cantos do município as ações necessárias para garantir qualidade de vida à população.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

4 Comentários

  1. Uma pergunta não quer calar:prefeita,teremos ou não o nosso abono??

    ResponderExcluir
  2. Essa gestão tem muita propaganda. Ações concretas mesmo, são poucas.

    ResponderExcluir
  3. Acho muito improvável essa atual gestão pagar algum abono durante esses 4 anos. Dinheiro sabemos q tem. Mas acontece q o sindicato da classe q tem o dever de brigar pelos direitos dos professores, mais uma vez encontra-se sendo manipulado pela atual gestão em troca de favores políticos. Sindicato Pelego! Lamentável!

    ResponderExcluir
  4. Soube através de terceiros q a prefeita reuniu -se com representantes do sindicato pelego, secretário de finanças etc.. apresentando dados onde afirmou q não teriam como pagar abono aos professores. O que me intriga é o seguinte: o município de São Roberto neste ano de 2021 não contratou nenhum funcionário na Educação, não tiveram aulas presenciais ou seja, praticamente os gastos na Educação foram muito pouco. Então diante destes fatos, como justificar q não possui dinheiro em caixa para fazer o rateio com os professores? Sei não! Parece q querem colocar chifre de boi na cabeça de cavalo.

    ResponderExcluir