Compartilhe essa Notícia:


Indígenas de quatro territórios da Reserva Canabrava, situada região Central do Maranhão, derrubaram na manhã desse domingo (12) uma torre de energia da Eletronorte, e outras duas, segundo os índios foram danificadas.

O local onde a torre foi derrubada fica na Aldeia Coquinho, uma das 20 aldeias da Reserva Canabrava, no município de Jenipapo dos Vieiras, a 438 km de São Luís.

Os índios derrubaram a torre para reivindicar que a Eletronorte deixe de fazer a distribuição de cestas básicas e faça o repasse de dinheiro diretamente aos índios, que assim podem escolher onde comprar. Eles também exigem que a Fundação Nacional do Índio (Funai) transfira dois funcionários que trabalham na aldeia.

Por meio de nota, enviada ao g1, a Eletronorte informou que a linha está desligada e que a Empresa já obteve autorização judicial para ingresso de técnicos da Eletronorte e policiais federais na Terra Indígena Guajajaras para inspeção e reparo nas torres de transmissão. As equipes aguardam a mobilização das forças policiais para dar início à recuperação. 

A Empresa disse, ainda, que as equipes atuaram junto ao Operador Nacional do Sistema para que o fornecimento de energia não fosse interrompido.  

Em relação à declaração sobre um convênio datado de 2014 mencionado pelos Guajajaras, a Eletronorte esclareceu que não existe um convênio pendente, e sim uma Ação Civil Pública em andamento no Ministério Público Federal, assim como na Justiça Federal, na qual o papel da Eletronorte seria desenvolver um estudo ambiental simplificado do componente indígena, o que já foi realizado pela Empresa e aprovado pela Funai. No momento a Eletronorte aguardava a Funai concluir as oficinas para cumprir o seu papel dentro das ações antecipatórias, mas não houve consenso entre algumas lideranças indígenas e a Funai sobre as ações a serem realizadas. Tão logo haja a decisão, a Eletronorte está pronta para finalizar o processo e realizar o aporte financeiro.

A Eletronorte esclareceu também que mantém um canal de diálogo permanente com as comunidades indígenas, e que a negociação é uma prática com diversas comunidades ao longo da história da Empresa. No entanto, ciente do seu compromisso de gerar e transmitir energia para o Sistema Interligado Nacional, e de garantir esse serviço à sociedade, a Eletronorte manifestou que já registrou boletim de ocorrência, solicitou a apuração dos fatos e a devida responsabilização. Trata-se de uma situação grave, com consequências e prejuízos para toda a população brasileira.

Por fim, a Eletronorte disse que continua à disposição para o diálogo com a comunidade, com o apoio da Funai, reiterando seu compromisso com o fornecimento de energia para o país.

Fonte - g1 Maranhão

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

6 Comentários

  1. Rpaaz eu deixei ate de lê a matéria. Uma palhaçada, mulecagem. Acho q foi o cão q inventou índio.

    ResponderExcluir
  2. Esses vagabudos desses idio devia pegar uma taca de dar em jumento, pegar uma cadeia sao uma cambada de bandido

    ResponderExcluir
  3. A policia federal tem que meter e ataca nesses vagabundos, nem pra eles pegarem fogo la na energia, so dao problema pra sociedade nao fazem nada pelo brasil a nao ser produzir maconha

    ResponderExcluir
  4. Se tem coisa que no gosto e de indio raca miseravel, so serve fumar maconha, e roubar, e da cobertura ha bandido, cabada de nojentos deveriam meter o pau, nesses filhos da puta cambada de canalhas, querem dinhero vao trabalhar bando de urubus, terra boa so quem tem e vocês, vao planta e vender que vocês tem dinheiro, e ainda ajuda a baixar o preços dos alimentos. Bando de senvergonha

    ResponderExcluir
  5. Índio hoje em dia quer é dinheiro, quer é iPhone e relógio digital

    ResponderExcluir
  6. Pense numa raça de vagabundo e índio

    ResponderExcluir