Compartilhe essa Notícia:


Pesquisa Ipespe divulgada hoje mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança do primeiro turno da disputa eleitoral para a Presidência em 2022, com 44% das intenções de votos. O petista aparece com uma vantagem de 20 pontos percentuais sobre segundo colocado, o presidente Jair Bolsonaro (PL).

O instituto testou dois principais cenários, sendo o primeiro com sete candidatos, e o segundo com 12 concorrentes. A variação entre os políticos que estão em 1º e 2º nos dois casos é mínima, de um ponto percentual para mais ou para menos. Em ambos, a pesquisa foi estimulada, ou seja, os nomes dos candidatos foram lidos para os eleitores.

As simulações também mostram que Lula tem um percentual bem próximo à soma de todos os demais candidatos. No primeiro caso, o petista tem 44% contra 45% dos outros seis. No segundo cenário, ele fica com 43% e os concorrentes, juntos, somam 46%.

A pesquisa do Ipespe foi realizada entre 14 e 16 de dezembro e ouviu mil pessoas, de 16 anos ou mais e de todas as regiões do país, por telefone. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95,5%.

O UOL entrou em contato com o Ipespe para saber se a pesquisa foi encomendada por alguma empresa, mas não obteve resposta até a publicação deste texto.

Cenário 1: primeiro turno com sete candidatos

O primeiro cenário considerou Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), Sergio Moro (Podemos), Ciro Gomes (PDT), João Doria (PSDB), Felipe d'Ávila (Novo) e Rodrigo Pacheco (PSD). Todos pontuaram, mas o ex-presidente lidera com ampla vantagem.

Lula (PT): 44%

Jair Bolsonaro (PL): 24%

Sergio Moro (Podemos): 9%

Ciro Gomes (PDT): 7%

João Doria (PSDB): 3%

Felipe d'Ávila (Novo): 1%

Rodrigo Pacheco (PSD): 1%

Nenhum / Não iria votar / Branco: 9%

Não sabe / Não respondeu: 3%

Cenário 2: primeiro turno com 10 candidatos

Mais amplo, o segundo cenário inclui, Simone Tebet (MDB), Alessandro Vieira (Cidadania), e Cabo Daciolo (Brasil 35) - que na última semana desistiu da pré-candidatura à Presidência. Nesse caso, os números mudam ligeiramente, mas mantém a diferença de 20 pontos entre Lula e Bolsonaro.

Sergio Moro e Ciro Gomes, porém, seguem com a mesma porcentagem, de 9% e 7%, respectivamente. Considerando a margem de erro, de 3,2 pontos para mais ou para menos, os dois ficam tecnicamente empatados.

Lula (PT): 43%

Jair Bolsonaro (PL): 23%

Sergio Moro (Podemos): 9%

Ciro Gomes (PDT): 7%

João Doria (PSDB): 3%

Cabo Daciolo (Brasil 35): 1%

Simone Tebet (MDB): 1%

Rodrigo Pacheco (PSD): 1%

Alessandro Vieira (Cidadania): 1%

Felipe d'Ávila (Novo): 0%

Nenhum / Não iria votar / Branco: 8%

Não sabe / Não respondeu: 1%

Já na pesquisa espontânea, Lula fica com 36% dos votos. O petista é seguido por Bolsonaro, com 23%, Ciro Gomes e Sergio Moro, empatados com 3%, e João Doria, com 1%. João Amoêdo, Marina Silva e Guilherme Boulos não pontuaram. Brancos e nulos foram 10% e outros 23% não sabem.

Segundo turno: Lula ganha de todos os adversários

Nos cenários de segundo turno, Lula ganha de todos os adversários. O ex-presidente foi testado contra Bolsonaro, Sergio Moro, Ciro Gomes e João Doria, e ficou com mais de 50% das intenções enquanto os demais ficam entre 24% e 33%.

Lula x Bolsonaro

Lula - 53%

Jair Bolsonaro - 31%

Branco / Nulo / Não votaria / Não sabe / Não Respondeu: 16%

Lula x Sergio Moro

Lula - 52%

Sergio Moro - 33%

Branco / Nulo / Não votaria / Não sabe / Não Respondeu: 15%

Lula x Ciro Gomes

Lula - 52%

Ciro Gomes - 25%

Branco / Nulo / Não votaria / Não sabe / Não Respondeu: 23%

Lula x João Doria

Lula - 53%

João Doria - 24%

Branco / Nulo / Não votaria / Não sabe / Não Respondeu: 22%

Jair Bolsonaro também foi testado. Ele perderia para Ciro e Doria, mas não há informação de disputa com Moro. O pedetista fica com 44% das intenções contra 33% de Bolsonaro. Já o governador de São Paulo tem 46% contra 36% do presidente.

Fonte - Notícias Uol

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

14 Comentários

  1. Meus pêsames aos luladroes que acreditam que a população brasileira acredita nessa aberração aí! Uma grande falta de respeito com seus leitores Carlinhos publicar essas matérias tendenciosas a um possível golpe , DEUS é maior e não permitirá que nossa nação seja governada por esse homem que representa mais do que ninguém a palavra corrupção.

    ResponderExcluir
  2. Essa pesquisa aí que ele lidera é de político mais corrupto de todos os tempos? Porque tá na cara que o bolsonaro ganha no 1 turno em 2022

    ResponderExcluir
  3. Esse vei vagabundo corrupto ladrão era para está preso e não concorrendo as eleições o povo aceita umas coisas que dá ânsia de vômito é triste

    ResponderExcluir
  4. Eu só quero ver quando o ladrão de 9 dedos sair nas ruas pra fazer campanha. Isso eu quero ver!

    ResponderExcluir
  5. Esse blogueiro, é LULADRÃO, doente, gosta de mentir igual ao seu candidato!

    ResponderExcluir
  6. Nas redes sociais, BOLSONARO ganha em todas as pesquisas !

    ResponderExcluir
  7. Pela primeira vez eu vejo um pré candidato que"lidera as pesquisas" não poder sair nas ruas. Aí eu me pergunto, o quê é que está acontecendo? Me responde aí blogueiro.

    ResponderExcluir
  8. Bolsonaro não se elege não criatura é mais Sérgio moro se eleger do que ele kkkkkkkk vão nessa não

    ResponderExcluir
  9. No dia da eleição LULA vai ganhar em todas as urnas do país, porque o povo humilde são maioria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E onde estavam esse povo humilde nas eleições de 2018, quando o Bolsonaro deu uma taca no poste do ladrão de 9 dedos? Responde aí mortadela.

      Excluir
  10. Eu não sabia que esse blog era petista, e ainda por cima gosta de espalhar uma fake News..!

    ResponderExcluir
  11. Esse povo humilde, uma boa parte foram iludidos por mentiras, só que o cenário mudou.
    Hoje é LULA na cabeça e no coração.
    LULA 13, LULA PRESIDENTE.

    ResponderExcluir
  12. LULA VAI FAZER COM QUE NOVAMENTE O POBRE POSSSA TER UMA VIDA MAIS DIGNA.

    ResponderExcluir