Compartilhe essa Notícia:


A Prefeitura de Igarapé Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e através da coordenação da Atenção Básica, promoveu um treinamento para proporcionar aos profissionais da saúde o conhecimento sobre os objetivos e os indicadores das novas normas do Programa Previne Brasil.

O encontro aconteceu na manhã da última segunda-feira (13), na Igreja Batista Nacional e reuniu médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, técnicos de saúde bucal, agentes comunitários de saúde (ACS) e digitadores.

"Falamos sobre o novo modelo de financiamento Previne Brasil dentro da atenção básica, e que é importante para o profissional se atualizar para melhorar os indicadores no município, sabendo que a remuneração dos profissionais é de acordo com o êxito desses indicadores", ressaltou Neuma Cunha, enfermeira e farmacêutica da cidade de Vitorino Freire, durante sua palestra.


O Programa Previne Brasil é a fonte de recursos de financiamento da Atenção Básica. O treinamento buscou atualizar os profissionais quanto aos indicadores, para que as fichas cadastrais sejam preenchidas de forma correta e os objetivos sejam alcançados.

"O treinamento foi importante para a classe, para nos qualificarmos, e preenchermos os cadastros corretamente, evitando, assim, perda de recursos. Isso nos permite melhorar enquanto profissionais, fazendo um atendimento mais eficaz", avaliou Elisângela Costa, enfermeira da estratégia da saúde da família da UBS Santa Madalena. 

Segundo Fabyanna Costa, coordenadora da Atenção Básica, o que está sendo informado nesse treinamento, diz respeito aos sete indicadores do Previne Brasil. "A partir do próximo ano todas as equipes só irão receber o repasse do programa de acordo com o desempenho de cada um em suas áreas de atuação", disse.

Fabyanna Costa, coordenadora da Atenção Básica no município

Indicadores 

1 - Proporção de gestantes com seis meses e consultas pré-natal;

2 - Proporção de gestantes com realização de exames de sífilis, HIV;

3 - Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado;

4 - Cobertura de exames citopatológicos;

5 - Cobertura vacinal de poliomielite inativa e pentavalente;

6 - Percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre;

7 - Percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina Glicemia.

Neuma Cunha, enfermeira e farmacêutica. Palestrante da cidade de Vitorino Freire

Elisângela Costa, enfermeira da estratégia da saúde da família da UBS Santa Madalena







SECOMIG - Secretaria Municipal de Comunicação de Igarapé Grande.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários