Compartilhe essa Notícia:

A Prefeita de Pedreiras, Vanessa Maia, assinou dois decretos que refletem o estado caótico que o município passa no momento. Um deles declara calamidade pública em razão dos aumentos de casos da covid-19 e outro de emergência por conta dos afetados pelas inundações. A medida foi tomada na última quarta-feira (19). 

Segundo a administração municipal, as fortes chuvas dos últimos dias provocaram cheias do Rio Mearim, ocasionando em inundações em várias ruas e casas do perímetro urbano, causando sérios transtornos e colocando a população em risco. O decreto exige a mobilização urgente de órgãos como a Defesa Civil, além de voluntários, para prestar ajuda às famílias. 


Já no Decreto de Calamidade Pública, o município reconhece a situação caótica da nova onda de coronavírus na cidade, resultando em mais aumentos de infecções e óbitos em decorrência da doença. 

Quando um município faz o decreto de calamidade pública é porque a situação realmente está fora de controle, precisando de toda ajuda inclusive dos governos estadual e federal. E de fato, em 24 horas, mais de 200 pessoas apresentaram resultado positivo para o coronavírus na cidade. O aumento assustador de casos contribuiu para que a prefeita assinasse o decreto. (Veja AQUI)



Nesta sexta-feira (21), logo pela manhã, houve caos no Posto de Saúde do Goiabal, devido à superlotação da unidade e falta de profissionais para suprir a demanda por atendimento. No CESAPE, onde também é feito testagens rápidas, houve um cenário semelhante, com muitas reclamações e lotação. 


Pacientes no Posto de Saúde do Goiabal.
Situação no CESAP

Apenas nesta sexta-feira foram mais de 400 testes feitos na cidade, sendo que muitos deram positivo. A informação foi dada pelo Secretário de Saúde do município, Marcílio Ximenes. Por conta do aumento de casos, as testagens continuarão no sábado (22). Veja o vídeo abaixo:

Decreto não fechou e nem proibiu nada

Curiosamente o documento não especifica nada a respeito de fechamento de comércios, possível lockdown e nem proibição de shows ou eventos na cidade. Apesar disso, a comissão de licitação e demais secretários foram informados do decreto, permitindo ao município mais liberdade em compras.

O decreto de calamidade pública estará em vigor pelo prazo de 90 dias, podendo o referido prazo ser prorrogado em caso de necessidade ou de agravamento da pandemia. Veja abaixo os dois boletins epidemiológicos que expõem o espantoso aumento de casos confirmados em 24 horas na cidade:

Boletim Epidemiológicos de Pedreiras do dia 20.01.2022


Veja o decreto de calamidade pública na íntegra 





⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

22 Comentários

  1. Engraçado que aceitaram fazer arrastão pelas ruas da cidade em dezembro e agora está aí o resultado povo sinico sem amor pela vida do cidadão pedreirense e o que da votar num governo que só pensa em dinheiro

    ResponderExcluir
  2. Só tem duas pessoas internadas por Covid-19 no hospital de Pedreiras tem mesmo necessidade de decreto de calamidade pública ? Isso é um absurdo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz tava lá fui buscar um paciente tá tudo no controle

      Excluir
    2. Tem. Porque assim não precisa de licitação pra nada. Ou seja.. o golpe vem aí

      Excluir
    3. Voces nao entenderam, esse decreto é para o municipio fazer compras sem licitaçoes, rsrs... mala!!!

      Excluir
  3. Ela quer dinheiro com o maridão dela

    ResponderExcluir
  4. Calma pessoa não entre pânico isso aí é golpe tem gente querendo faturar calma por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita que o prefeito Fred Maia adora faturar, não é Lombardi?! ATENÇÃO, MINISTÉRIO PÚBLICO!

      Excluir
    2. Kkkkkk mais claro!! Público e notório.

      Excluir
  5. Quando começa a campanha do mala o vírus vai embora

    ResponderExcluir
  6. Engraçado que esse decreto só serve pra dar passe livre pro município gastar. Kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Será se já comeram os milhões que veio mês passado pra saúde.

    ResponderExcluir
  8. Que comecem os roubos 1 2 3 ...

    ResponderExcluir
  9. No começo do ano não tinha COVID os mala tava tudo em Mossoró no churrasco com muita carne e whisky casa de praia de frente pro mar em Mossoró eita mulecagem

    ResponderExcluir
  10. Decretando assim já pode comprar sem licitação?

    ResponderExcluir
  11. Com os teste feito vencido ta é pouco os casos. O alvo da prefeita ostentação é dinheiro

    ResponderExcluir
  12. Engraçado que o COVID só tá em pedreiras kkkk,rapaz esse Fred é mala,que venha mais dinheiro p ele banca a campanha dele,pior né ele não,pior é o povo só basta ele solta dinheiro que o povo fica tudo atrás feito égua.

    ResponderExcluir
  13. Vamos pensar em previnir a vida e nos cuidar pra evitar dores e sofrimentos.

    ResponderExcluir
  14. Tudo isso foi avisado, quem agora vai se responsabilizar pelas as mortes que já estão acontecendo?

    ResponderExcluir
  15. Sem licitação fica mais fácil passar a mão 😔😔

    ResponderExcluir
  16. Eh menino campanha de deputado eu cara não tem dinheiro que chegue kkkkkkk

    ResponderExcluir
  17. O Fred Mala decretou estado de calamidade pública, só por causa da licitação do Maria Rita que é de 6 milhões,e não tinha como ele ganhar, então ele fez isso, muito Mala mesmo

    ResponderExcluir