Compartilhe essa Notícia:

Foram registradas mais de 1,9 mil mortes violentas no ano passado em todo Maranhão. Entre os tipos de crimes, latrocínio obteve maior aumento percentual. Dados são do Monitor da Violência, do g1.

Maranhão registra queda no número de mortes violentas em 2021 — Foto: Reprodução/g1

O Maranhão registrou uma queda de 1,5% nas mortes violentas em 2021, em comparação com 2020. Os dados são do Monitor da Violência, levantamento do g1, com base em dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal.

Em todo o ano passado, foram registrados 1.915 mortes violentas no estado - 30 a menos que em 2020. Estão contabilizadas as vítimas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios (roubos seguidos de morte) e lesões corporais seguidas de morte.

Em média, foram registrados quase 27 assassinatos a cada 100 mil habitantes. A diminuição dos assassinatos em 2021 retoma a tendência de queda registrada no país pelo Monitor da Violência desde o balanço de 2018.

Os homicídios dolosos (incluindo os feminicídios) obtiveram uma queda de 2,7 em 2021. Foram registrados 1.827 no ano passado contra 1.807 em 2021. Já entre os casos de lesão corporal seguida de morte, o levantamento apontou uma queda de 7,7%. Em 2021, foram registrados 13 casos e em 2020, 12 ocorrências.

Aumento nos latrocínios

Na contramão da queda do levantamento geral, o Maranhão registou no ano passado um aumento de 28% no número de latrocínios (roubo seguido de morte), em comparação a 2020.

Foram registrados 75 casos no ano passado, contra 96 em 2020. Entre os latrocínios registrados em 2021, está o triplo assassinato que aconteceu uma fábrica na região da Andiroba, na zona rural de São Luís, em 15 de janeiro.

Os três autuados invadiram uma fábrica de caixotes, onde renderam várias pessoas que estavam presentes no estabelecimento. As vítimas foram ameaçadas e espancadas pelos criminosos. Na hora do crime, os homens disseram que três vítimas eram de facção rival e por isso deveriam morrer.

Fonte - g1 Maranhão

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

1 Comentários

  1. Estatisticamente armar a população vem diminuindo a violência, estranhamente em governos que são contrários a ideia são os com piores resultados.
    Está passando da hora de cair na real e entender que não da para andar com um policial no bolso, sua única defesa contra um bandido armado é você também armado.
    Clubismo politico de esquerda/direita são desculpas imbecis que mascaram o obvio.

    ResponderExcluir