Compartilhe essa Notícia:

R$ 130 milhões serão destinados para a distribuição de absorventes à população mais vulnerável.


A fim de evitar o constrangimento do veto no projeto de lei que trata dos absorventes e que tem tudo para ser derrubado no Congresso Nacional, o presidente Jair Bolsonaro (PL), assinou um decreto, nesta terça-feira (8), que cria um programa de promoção da saúde menstrual. O anúncio veio durante evento no Palácio do Planalto, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres.

De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, serão destinados R$ 130 milhões para a distribuição de absorventes para a população mais vulnerável, valor superior ao que estava previsto no PL 4.968/2019, da deputada Marília Arraes (PT-PE), que cria o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual. O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, marcou para quinta-feira (10) a análise dos vetos à lei 14.214/2021, que trata do programa.

“Essa é uma questão transversal. Envolve Educação, Cidadania e Justiça”, disse Queiroga. Uma das justificativas do veto presidencial, de acordo com o ministro, é que “a responsabilidade de alocação dos recursos era exclusivamente da Saúde”.

A expectativa de técnicos da pasta é de beneficiar quase quatro milhões de mulheres em situação de rua, cumprindo medidas sócio-educativas, matriculadas no programa de saúde da escola e beneficiárias do Auxílio Brasil com 9 a 24 anos. O decreto presidencial já está em vigor, e passa a ter efeito imediato.

Segundo o Ministério da Mulher, o objetivo é combater a falta de acesso a produtos de higiene e a outros itens necessários ao período da menstruação ou a falta de recursos que possibilitem a sua aquisição e oferecer garantia de cuidados básicos de saúde e desenvolver meios para a inclusão das mulheres em ações e programas de proteção à saúde menstrual.

Fonte - O Imparcial

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

4 Comentários

  1. Vagabundo, vetou o projeto, ano eleitoral, de repente ficou bonzinho.

    ResponderExcluir
  2. Presidente libera umas xoxota pra galera, aí assim vc vai arrebentar nas eleições. Kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tem xoxota liberada,lá no pinga pus é tudo liberado

      Excluir