Compartilhe essa Notícia:

O governador Flávio Dino (PSB) divulgou em seu perfil em rede social na noite da última segunda-feira (28) a ''Carta ao Povo do Maranhão".. 

Trata-se de uma despedida do chefe do Executivo do Governo. Ele deixará o comando do Palácio dos Leões na próxima quinta-feira (31), para poder disputar a eleição para o Senado da República no mês de outubro. Em seu lugar assume o vice-governador Carlos Brandão.

Veja abaixo o texto do governador.

"CARTA AO POVO DO MARANHÃO

No dia 1º de janeiro de 2015, pela vontade de Deus e da população do nosso estado, assumi o comando de um barco chamado Maranhão, embasado em uma vida comprometida com as causas do progresso, da dignidade e da justiça social. Uma embarcação carregada de sonhos, ideias e planos para um Maranhão forte, altivo, orgulhoso de si próprio e de suas pessoas.

Este barco, como todos testemunhamos, não pôde navegar em águas calmas. Pelo contrário, sempre enfrentamos grandes ondas, tsunamis, imprevisibilidades, algumas absolutamente inimagináveis. No meio dessas ondas que sacudiram bastante o barco, foram os sonhos dos maranhenses e a vontade de mudar realidades que nos mantiveram navegando.

Escolas de taipa e sucateadas, filas de ambulâncias para São Luís - à vista da falta de hospitais regionais - cenários de guerra nas penitenciárias, filas e mais filas para ter acesso a um direito básico, como tirar uma carteira de identidade. Tudo isso, progressivamente, faz parte do passado. O Maranhão que guiamos investiu R$ 10 bilhões em estradas, hospitais e escolas, que possibilitaram abrir avenidas de oportunidades para os maranhenses.

Foram, por exemplo, mais de 1.400 obras educacionais. Abrimos 91 escolas de tempo integral, algumas delas com ensino fundamental bilíngue de português e inglês, algo impensável no Maranhão do passado. Uma oportunidade como essa era reservada apenas aos filhos dos mais ricos, que podiam pagar. Sinto muito orgulho em ver a estrutura dessas escolas, repletas de bibliotecas, laboratórios, pulsando conhecimento e esperanças. Isso tem mudado o destino de milhares de jovens.

Entregamos mais de 40 rodovias pavimentadas e milhares de quilômetros de asfalto implantados em ajuda aos municípios. Realizamos sonhos de várias gerações, com a construção de pontes em Paulino Neves, Santana, Timbiras, Sambaíba, São Félix de Balsas, Bequimão, Paço do Lumiar, Santo Amaro, entre outras.

De todos os mares bravios que navegamos, o mais difícil deles foi o enfrentamento ao coronavírus, algo impossível de aprender nas páginas dos livros. Com muito esforço e trabalho sério, somos o estado que melhor combateu a pandemia, e temos a menor taxa de óbitos do país. Isso só foi possível porque, ao longo de todos esses anos, investimos fortemente na saúde, descentralizando os serviços e abrindo novas unidades por todo o estado. Foram 50 novos equipamentos de saúde, ofertando serviços onde antes não tinha. O aumento da oferta de UTIs possibilitou grandes conquistas, com o fim da procissão de ambulâncias para a capital. Estamos zerando as filas da hemodiálise e da radioterapia, antes problemas crônicos. E estamos finalizando a primeira parte de uma grande obra: o Hospital da Ilha, que fará atendimento de urgência e emergência para os municípios da grande São Luís e de outras regiões.

Estamos agora perseguindo uma outra grande conquista nessa reta final: chegar a 100 restaurantes populares, a maior rede de segurança alimentar do país. Somos um estado que carrega marcas profundas da desigualdade socioeconômica e nesse momento crítico que o país atravessa, com famílias brasileiras sofrendo grave restrição financeira, ofertar comida de qualidade a preços simbólicos garante não só a saciedade, mas também que as famílias usem o dinheiro que seria gasto em alimentação com outras necessidades básicas. Isso ajuda inclusive a movimentar o comércio das cidades.

Sou muito grato por tudo que vivi à frente do Governo do Estado, por todos os sonhos que realizamos, por toda dor que conseguimos amenizar ou resolver. Esse barco ainda tem muito a navegar. Estou saindo da cabine de comando, mas continuo na luta, junto com todos e todas, para que ele chegue sempre em um bom porto. Mesmo que esse bom porto seja uma utopia, porque o nosso destino é continuar navegando. Navegar é preciso. Obrigado, Maranhão."

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

17 Comentários

  1. Melhor governo da história política do Maranhão. Pra me a obra mais bem feita foi ter acabado com a tirania dos Sarneys. Só isso já seria o suficiente. Mais ele foi muito além. Parabéns Governador e futuro senador do Maranhão.

    ResponderExcluir
  2. Coisa boa é ser político e poder andar de helicóptero. Flávio Dino tem a audácia de se dirigir ao povo maranhense como se fosse um exemplo de governador. A MA 012 está aí pra todo mundo ver, um exemplo da incompetência do governo Flávio Dino. Diariamente temos que trafegar por essa estrada cheia de buracos, acabando com nossos carros. Sem falar do hospital de Poção, que ele prometeu entregar duas vezes e nas duas vezes faltou com a palavra. Mas o mais interessante é que, se for reclamar no insta do Flávio Dino ele bloqueia na mesma hora. Resumindo, a gente tem pagar os impostos, ver a incompetência dos gestores públicos e ficar de bico fechado. OBS: Flávio Dino quer seu voto para ser Senador pelo Maranhão. É muita cara de pau mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem!!! Governador Flávio Dino, um Governador de verdade!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Ladrão
    adjetivo substantivo masculino
    1.
    que ou aquele que furta, rouba.
    3.
    adjetivo
    POR EXTENSÃO
    que é produto de roubo.
    "sua riqueza repentina se deve a dinheiro l."

    ResponderExcluir
  5. Tá sonhado alto para senado mei voto e do Erlanio e o senador do Maranhão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais é besta. O Weverton Rocha vai apoiar para o senado o ex-governador Flávio Dino. Parece que é gado.

      Excluir
  6. Flávio Dinóquio .
    Flávio Diengano.

    ResponderExcluir
  7. Kd a estrada que ligar Trizidela do Vale à São Luís Gonzaga ,Governador mentiroso,safado,doido o povo do Maranhão votar em um corrupto!

    ResponderExcluir
  8. Discurso vazio, sem sinceridade. Os indicadores socioeconômicos oficiais comprovam que o Maranhão está mais pobre do que antes de 2015. A prova de que o Maranhão está mais pobre é a quantidade de restaurantes populares, inaugurados pelo próprio Flávio Dino.

    ResponderExcluir
  9. Weverton e Erlanio Xavier para Senador

    ResponderExcluir
  10. Nosso senador ..q se dane os oponente

    ResponderExcluir