Compartilhe essa Notícia:

Em 2022, todas as repartições estaduais deverão funcionar normalmente no dia 16 de junho.



A expressão Corpus Christi vem do latim. Traduzindo para o português, significa “corpo de cristo). Assim como o nome sugere, a festa foi criada em referência ao sacramento da eucaristia.

A festa faz parte das tradições da Igreja Católica desde a criação da celebração no século XIII. Atualmente, a data de Corpus Christi é um dos onze feriados nacionais estabelecidos no nosso país e é obrigatoriamente comemorado em uma quinta-feira.

Para quem já estava fazendo planos para o feriado, esse ano não será possível. O tradicional feriado de Corpus Christi não acontecerá mais no Maranhão, pois o Governo do Estado acatou uma decisão do Tribunal de Justiça, que revogou a lei estadual que instituiu o feriado.

A lei que institui a Solenidade de Corpus Christi como feriado estadual foi promulgada pela Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema), em 22 de setembro de 2021. O projeto partiu do bispo de Imperatriz (MA), dom Vilson Basso, e teve autoria do deputado Marco Aurélio (PCdoB). O texto foi aprovado, por unanimidade, na Alema em junho de 2021.

Em 2022, todas as repartições estaduais deverão funcionar normalmente no dia 16 de junho.

Em São Luís, o feriado de Corpus Christi não existe mais há alguns anos por conta do feriado de aniversário da capital maranhense, que acontece no dia 8 de setembro.

De acordo com a Constituição brasileira, estados tem direito a determinar um feriado no ano. No Maranhão este é no dia 28 de julho, Dia da Adesão do Maranhão a Independência do Brasil. A Constituição dá a municípios quatro datas para feriados, incluindo a Sexta-feira Santa e todos devem cumprir os oito feriados nacionais, totalizando 13 feriados.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

3 Comentários