Compartilhe essa Notícia:

IBGE convocará 206.891 servidores temporários para o Censo 2022 - Foto: Damolândia (GO)/Acervo IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na manhã desta sexta-feira, 20, o resultado final do processo seletivo simplificado (PSS) do Censo Demográfico 2022.

Os candidatos às vagas de recenseador, agente censitário municipal (ACM) e agente censitário supervisor (ACS) devem consultar o resultado no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), empresa organizadora da seleção. Todos os critérios de desempate podem ser consultados no edital do processo seletivo. A próxima etapa será a de convocação.

O IBGE chamará para o treinamento os candidatos aprovados dentro do número de vagas. Ao todo, mais de 621 mil pessoas concorreram às vagas distribuídas em 5.297 municípios do país. Serão 206.891 servidores temporários para o Censo, dos quais 183.021 recenseadores, que tem treinamento previsto de 18 a 22 de julho, 18.420 para ACS e 5.450 para ACM, ambos com treinamento previsto de 6 a 15 de junho.

Os demais candidatos aprovados serão mantidos em lista de espera, podendo ser chamados posteriormente, de acordo com o edital. O treinamento para recenseadores terá caráter eliminatório e classificatório e será realizado pelo IBGE em duas etapas: autoinstrução e presencial.

Para mais informações sobre as próximas etapas do concurso, consulte o edital do PSS no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Requisitos, salários e atribuições: as diferenças entre recenseador, ACM e ACS.

Para recenseador, o requisito era o ensino fundamental completo. O profissional ganha por produção, que pode ser simulado clicando aqui, e atuarão diretamente na coleta das informações, entrevistando os moradores dos domicílios.

Já para ser ACS e ACM, era necessário ter o ensino médio completo. Os salários serão de R$ 1.700 e R$ 2.100, respectivamente. Enquanto o ACM gerencia o trabalho do posto de coleta, o ACS, subordinado ao ACM, tem como principal função orientar os recenseadores durante a execução dos trabalhos de campo.

IBGE vai visitar mais de 70 milhões de domicílios no Censo 2022

A partir de 1º de agosto, estima-se que 215 milhões de habitantes, em mais de 70 milhões de domicílios, serão visitados pelos recenseadores nos 5.570 municípios do país. O Censo revelará as características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo. Realizada a cada dez anos, a pesquisa é a principal fonte de referência sobre as condições de vida da população em todos os municípios do país.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

12 Comentários

  1. Fui classificado. Estudei apenas por 1 semana, peguei a última vaga, mas o que importa é ser aprovado.

    ResponderExcluir
  2. Fui aprovado pra Recenseador em terceiro lugar

    ResponderExcluir
  3. Pessoal que está CLASSIFICADO para ACS/ACM, façam o treinamento online no site do censo 2022, é obrigatório para todos.

    ResponderExcluir
  4. Fui aprovado pra Recenseador e fiquei em uma boa colocação para ACS!

    ResponderExcluir
  5. Fui aprovado em segundo lugar na minha cidade, fiz 52 pontos, porém teve uma "ninja" que fez 56 kkkkkk. De qualquer forma, estou muito feliz, pois eram apenas 3 vagas para a ampla. Foi tenso! Vamos que vamos Censo Demográfico 2022!👍👏🏆

    ResponderExcluir
  6. Eu fiquei em 16° pra recenseador, "classificado" 😊 acho que ja vou arrumar a documentacao

    ResponderExcluir
  7. Bom fui aprovado nos dois cargos em 1° Colocado na lista de PCD. Parabéns para quem passou e se dedicou aos estudos.

    ResponderExcluir
  8. Tenho 57 anos , muito tempo sem estudar, fora do mercado de trabalho , passei na classificação 18, para 113 vagas, estou muito feliz!!!

    ResponderExcluir
  9. Tô na lista de Não Eliminado mais não tô desanimado o negócio é ter FÉ isso tenho de sobra🙏

    ResponderExcluir
  10. Eu e meu filho fomos classificados. Glória a Deus! Parabéns classificados! E os não classificados, não desanimem

    ResponderExcluir
  11. Meu filho ficou primeiro suplente agora aparece quito suplente fizeram outra lista pq não colocaram so uma e tão ruim srr enganado poderi ter dado a lista certa não era proibido não agora vem com negócio de cota de preto e pardo

    ResponderExcluir
  12. Cadê a galera de Poção,blogueiro??

    ResponderExcluir