Compartilhe essa Notícia:

A licitação, na modalidade concorrência, resultou na contratação da Construservice para prestação de serviços de drenagem, pavimentação asfáltica e sinalização horizontal e vertical no Residencial Maria Rita.

Centro Administrativo da Prefeitura de Pedreiras 

Atendendo ao pedido do Ministério Público do Maranhão, em pedido liminar ajuizado em 12 de maio, o Poder Judiciário determinou a imediata suspensão do contrato firmado entre o Município de Pedreiras e a empresa Construservice Empreendimento e Construções LTDA, no valor de R$ 5.995 milhões.

O pedido de tutela antecipada em caráter antecedente foi ajuizado pela titular da 1ª Promotoria de Justiça de Pedreiras, Marina Carneiro Lima de Oliveira.

A liminar determina à Prefeitura de Pedreiras que se abstenha de realizar qualquer pagamento à empresa ou aos seus sócios Rodrigo Gomes Casanova Júnior e Adilton da Silva Costa. A licitação, na modalidade concorrência, resultou na contratação da Construservice para prestação de serviços de drenagem, pavimentação asfáltica e sinalização horizontal e vertical no Residencial Maria Rita.

Caso já tenha sido iniciada a execução do contrato, o Poder Executivo municipal deve encaminhar à Justiça, dentro de cinco dias, cópia do instrumento contratual e a publicação do extrato no Diário Oficial, detalhamento dos serviços executados, pagamentos eventualmente realizados, cópias das respectivas notas fiscais, guias de recolhimentos de tributos, ordens de serviço e notas de empenho.

Pela liminar, a Prefeitura de Pedreiras é obrigada a informar se a empresa celebrou outro contrato administrativo com a administração municipal nos anos de 2021 e 2022. Foi determinado o pagamento de multa diária de R$ 2 mil, em caso de descumprimento, a ser paga pela prefeita Vanessa dos Prazeres Santos.

De acordo com a promotora de justiça, a empresa requerida já foi alvo da Operação Imperador I, realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), em conjunto com a Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) da Polícia Civil, por participação em esquema criminoso de fraudes licitatórias, corrupção, desvio de verbas públicas e agiotagem em várias cidades maranhenses. A operação resulto uma prisão do sócio administrador e bloqueio de bens dos sócios.

Além disso, uma empresa que também concorreu no certame fez representação ao MPMA detalhando que a Construservice Empreendimento deveria ter sido inabilitada para o certame, em razão de apresentar atestado de capacidade técnico profissional em cópia simples, quando o correto seria apresentar o documento autenticado. Outro item questionado é o atestado de drenagem superficial incompatível com o objeto do certame.

“Há indícios de clara violação aos princípios da publicidade, eficiência e moralidade. Também há indícios de prejuízo ao erário e enriquecimento ilícito dos envolvidos, acarretando mais morosidade para a instrução e impulso da futura ação civil pública”, afirmou, no pedido liminar, Marina Lima de Oliveira.

Na avaliação da representante ministerial, a situação evidencia o risco ao patrimônio público ao constatar que a empresa vencedora do certame e contratada figura como investigada e ré em várias ações propostas nas cidades do Maranhão por fraude em licitações e organização criminosa.

A decisão é da juíza Ana Gabriela Costa Everton.

Com informações de Minuto Barra

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

19 Comentários

  1. Eita prefeitura de pedreiras q tem maracutaia

    ResponderExcluir
  2. O secretário de infraestrutura do município tá safadinho porque não vai meter a mão na grana a prefeita e outra mala igual o marido dela que também tá de olho na grana. Ele falou que os caminhões são da empresa mentira tem um que é do ex prefeito em nome de laranja trabalhar na prefeitura e na fábrica de sabão do mala um caminhão fh cinza com prancha. Tem gente por aí que tem fotos desse caminhão

    ResponderExcluir
  3. Ta pensando que vai fazer que nem fizeram na trezidela aqui não 😂😂😂😂😂😂😂😂😂

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não pensa,ele fez. Quem é a prefeita? Acorda pra realidade.

      Excluir
  4. Veja quantos processos esse cara tem nesse site: https://www.jusbrasil.com.br/processos/nome/47501284/rodrigo-gomes-casanova-junior

    ResponderExcluir
  5. Tudo muito bem calculado por Fred Maia. Reuni a comunidade, faz o anúncio da obra, a justiça vai embargar.. pagamos um blogueirinho pra culpar a oposição, a comunidade se revolta com o judiciário! E nós posamos de bons mocinhos.

    ResponderExcluir
  6. Maria Rita não tem jeito

    ResponderExcluir
  7. Eu resolvo isso aí em 120 dias

    ResponderExcluir
  8. Cadê a pavimentação asfáltica do maria Rita? Eita que o dinheiro acabou ou melhor nadou para outro lugar, e a lama ficou.. as ruas de pedreiras é só buraco. Quando eles tampar fica alto o nível que parece uma rampa horrível. Essa Estrada de pedreiras a joselandia ta horrível cheia de crateras não é nem buraco afffff..

    ResponderExcluir
  9. Esse governo está a cada dia comentando seu próprio suicídio.

    ResponderExcluir
  10. Acho 6 milhões muito dinheiro, cê tá doido...

    ResponderExcluir
  11. Maria Rita é caso perdido

    ResponderExcluir