Compartilhe essa Notícia:

Segundo o MPT-MA, pessoas sem qualquer ligação com o órgão estão usando indevidamente o nome de procuradores do Trabalho, tentando obter vantagens financeiras. O caso já está sendo investigado pela Polícia Federal.


O Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) divulgou, nesta quinta-feira (14), que criminosos estão usando o nome do órgão ministerial para tentar aplicar golpes e fazer fraudes.

Segundo o MPT-MA, pessoas sem qualquer ligação com o órgão estão usando indevidamente o nome de procuradores do Trabalho, tentando obter vantagens financeiras. O caso já está sendo investigado pela Polícia Federal.

Nesta quinta-feira (14), foi realizada uma audiência na sede da Procuradoria Regional do Trabalho da 16ª Região/MA, em São Luís, para tratar sobre o crime.

De acordo com o MPT-MA, nessa quarta, a direção de um sindicato no Maranhão recebeu uma ligação de Brasília de uma pessoa se passando por procurador do Trabalho.

O suposto procurador ligou pedindo dinheiro para que os membros do Ministério Público do Trabalho tivessem condições de realizar uma força-tarefa, que tinha como alvo uma empresa, localizada no bairro do Coroadinho, em São Luís, suspeita de ter trabalhadores em situação análoga à escravidão. Porém, segundo o órgão, ele não faz pedido de dinheiro para realizar qualquer operação.

“O MPT-MA deixa claro que seus membros não fazem pedidos de pagamentos ou de repasses de valores para realização de operações e de forças-tarefas de combate ao trabalho escravo ou para quaisquer outras atividades funcionais da instituição", disse o órgão por meio de nota.

Crimes cibernéticos no Maranhão

Dados da Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) registraram quase 4 mil casos de casos golpes virtuais efetuados em um aplicativo de mensagens, no Maranhão, em 2022. A modalidade de crimes cibernéticos têm crescido, em todo o país, nos últimos anos.

De acordo com informações da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA), por meio do Sistema Integrado de Gestão do Maranhão (Sigma), o Maranhão, em 2021, apresentou um crescimento no número de ocorrências no ambiente virtual, com 1.269 casos registrados. Dentre as principais formas de atuação dos criminosos, constam o estelionato e a invasão de sistemas e dispositivos, com 1.178 registros e 87 casos, respectivamente.

Com o uso sofisticado de algoritmos, capazes de realizarem organizações de dados baseados em pesquisas de usuários em páginas na internet, os golpistas conseguem convencer as vítimas, tornando propício o roubo de dados, alterações de identidades e outras violações de segurança. O advogado, especialista em direito digital, Diego Moraes, informa que a população deve estar atenta às formas de prevenção para este tipo de crime.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

12 Comentários

  1. Eita Jesus não pode mais se confiar em ninguém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a partir de agora ate acabar essas deleicoes raivosas eu mal vou sair de casa. O povo deste país esta louco. Hospicio a ceu aberto.

      Excluir
  2. Onde o Brasil vai parar desse jeito me Deus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde vamos parar não. Onde estamos? Pq o Brasil é essa confusão desde de muito tempo.

      Excluir
    2. O Brasil é assim desde de muito tempo, não tenho mais esperança de que um dia vá melhorar.

      Excluir
  3. Que loucura, da até medo de sair de casa. MISERICÓRDIA 😱

    ResponderExcluir
  4. O Brasil inteiro está corrompido. SÓ JESUS PRA NÓS SALVAR DESSE MAR DE TRISTEZA

    ResponderExcluir
  5. Eita Brasil vei desmantelado

    ResponderExcluir
  6. 😳😳humm, ladrão não tem o que inventar não, todo dia um golpe diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente é assim, temos ficar super atentos

      Excluir
  7. Pois a segurança e atenção tá muito pouco pq pra ter deixado uma coisa dessas acontecer é muita irresponsabilidade do órgão, digno de processo

    ResponderExcluir
  8. Essa turma de eleitores do PT arrumam um jeito de fazer dinheiro.

    ResponderExcluir