Compartilhe essa Notícia:

 As vítimas eram das cidades de Balsas, Codó e Pindaré-Mirim. Baixa adesão as demais doses da vacina contra a Covid-19 preocupa especialistas.

Em uma semana, quatro pessoas morreram vítimas da Covid-19 no Maranhão. Todas as pessoas estavam com o esquema vacinal incompleto ou atrasado, um cenário preocupante que reflete a baixa adesão do imunizante contra o novo coronavírus no estado.

As vítimas eram um homem, de 36 anos, sem comorbidades morreu em Pindaré-Mirim, cidade localizada a 255 km de São Luís. Ele só tomou até a segunda dose da vacina, em agosto de 2021.

Duas pessoas morreram em Balsas, cidade localizada a 810 km de São Luís. As vítimas eram um homem, de 68 anos, que estava com o esquema vacinal atrasado e uma mulher, de 72 anos, que não tinha tomado nenhuma dose da vacina.

A quarta vítima é do município de Codó, localizado a 290 km da capital maranhense. Ela morreu na segunda-feira (5) e tinha tomado apenas duas doses da vacina contra a Covid-19.

A primeira dose teve cobertura vacinal de 100%, a segunda de 90%, a terceira caiu para 44% e a quarta dose, apenas 16% da população compareceu aos postos de vacinação. Essa baixa adesão, pode ser percebida nos postos de vacinação.

"A gente veio passear no shopping e aproveitamos para encostar aqui nesse estabelecimento para tomar a primeira dose e a terceira dose da vacina", disse Ariele Vitória Silva, modelo.

Segundo a coordenadora da campanha de vacinação contra a Covid-19 em São Luís, Delryhane Carvalho, os dados mostram que a população tem se descuidado e não tem comparecido para tomar a vacina. Para isso, a cidade tem apostado em pontos de vacinação em shoppings centers.

"A gente coloca isso como estratégia de a gente conseguir aumentar essa cobertura vacinal que está sendo necessária. O que está acontecendo aqui em São Luís, nessa procura que não está tão acelerada, está acontecendo em todo o Brasil. A gente está colocando isso como uma fórmula de estímulo para a população", disse.

Um dos desafios é alcançar a meta de vacinação contra a Covid-19 em crianças. Apenas 51% tomou a primeira-dose e a 33% voltou para completar o esquema vacinal.

"Entre as crianças, a gente tem uma preocupação extra. A campanha para o público infantil começou em janeiro, então a gente tem seis meses e a gente só conseguiu vacinar, aproximadamente, 51%. Quando a gente vai trazer os dados para a segunda dose, ou seja, o total das crianças que retornaram para completar o esquema primário, esse número cai para 33%. É muito pouco para aquilo que a gente tem como meta, já que o esquema da criança é diferenciado, ela só tem a primeira dose e a segunda dose. Então, mais do que nunca, é necessário que os pais e responsáveis tragam as crianças para tomar essa vacina", disse a coordenadora.
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

11 Comentários

  1. Vacinase é que tá matando o povo / isso não é vacina é, sim espérimento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei nessas cidades citada aí. Mas n pedreiras tudo liberado. Então como é que não querem que subam os casos da doença. Ou que não morrem alguém..!???😔😡🤷🤷

      Excluir
    2. Então a vacina não serve? pq a maioria tomou até 2 dose

      Excluir
    3. Pelo o que eu vejo não serviu de nada

      Excluir
  2. Essa matéria só corrobora com a afirmação que mesmo os que já tomaram vacinas estão morrendo

    ResponderExcluir
  3. Festa junina casou isso ai

    ResponderExcluir
  4. Que notícia besta. Qual os dados de morte por outras doenças?

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus proteja todos nós Amém

    ResponderExcluir