Compartilhe essa Notícia:

 Especialistas avaliam que criação das federações e fim das coligações fizeram com que partidos mudassem estratégia para registrar candidatos nesta eleição.



O PL (antigo PR) foi o partido que mais registrou candidaturas para as eleições de 2022, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A atual legenda do presidente Jair Bolsonaro passou de 721 candidatos, em 2018, para 1.591 neste ano, somados todos os cargos da disputa. O valor representa aumento de 120%.

Até esta quinta-feira (25), o TSE já havia contabilizado mais de 28,8 mil candidaturas no total, valor inferior aos 29 mil de 2018. Os registros ainda serão analisados antes de serem deferidos ou indeferidos.

Em 2018, o partido que apresentou mais candidatos havia sido o PSL, com 1.543 (destes, 1.454 foram considerados aptos). A legenda se fundiu ao DEM, criando o União Brasil, que lançou 1.500 candidaturas neste ano. O União Brasil ocupa o segundo lugar entre os partidos com mais candidatos

O PT do ex-presidente Lula, que lidera as pesquisas de intenção de voto no primeiro turno, lançou individualmente duzentos candidatos a menos nesta eleição. No entanto, como o partido está em uma federação junto com PV e PC do B, a soma dos três deve ser equivalente à de um só partido.

De acordo com a lei eleitoral, o limite de cada legenda para lançamento a cargos proporcionais é equivalente a 100% do número de vagas disponíveis mais um. Ou seja, se houver 70 vagas para deputado federal, caso de São Paulo, um partido pode lançar 71 candidatos.

Os partidos de direita lideram a lista dos que mais ganharam candidatos no comparativo entre eleições, com exceção de Patriota, Podemos e União, que estão entre os que mais perderam candidatos. Já os partidos de esquerda que se uniram em federações tiveram enxugamento de quadros.
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

6 Comentários


  1. VOTEM CONSCIENTE, PESSOAL! BRASIL NÃO AGUENTA MAIS SOFRER

    ResponderExcluir
  2. Não vamos nos apegar a político, vamos nos apegar as ideias. Quem tem o melhor projeto e currículo. Chega de votar em pessoas com baixa instrução para esse cargo que é o mais importante para o nosso país. Vamos votar em ideias e projetos concretos!

    ResponderExcluir

  3. È triste saber que quem vai ganhar é o Lula ou Bolssonaro, errar é humano, porem persistir no erro é burrice

    ResponderExcluir
  4. Sendo 100% sincero eu apenas quero um presidente que faça o Brasil melhorar independente de quem seja pode ser homem pode ser mulher pode ser hétero pode ser gay não importa essas coisas oq importa é essa pessoa fazer o Brasil um país melhor

    ResponderExcluir
  5. NOSSO PAÍS PRECISA DE UM LÍDER QUE SE PREOCUPE COM O POVO E COM A NAÇÃO PARA RESOLVER O DESEMPREGO E OUTRAS ÁREAS NECESSÁRIA PARA SOCIEDADE

    ResponderExcluir
  6. Pessoal votem consciente dessa vez por favor vamos fazer esse país avançar galera!!!

    ResponderExcluir