Compartilhe essa Notícia:

Candidato do Partido Democrático Trabalhista (PDT) apresentou 81 páginas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre as propostas está a criação do Polo de Audiovisual no Centro Histórico de São Luís e a implantação de Centro de Tratamento de Queimados.

O candidato do Partido Democrático Trabalhista (PDT) ao governo do Maranhão nas eleições de 2022, Weverton Rocha, apresentou o plano de governo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com 81 páginas, o documento lista uma série de medidas que o candidato pretende adotar se for eleito governador do Estado em outubro. Um dos enfoques é a implementação de um modelo de desenvolvimento descentralizado, no qual “a presença do Governo do Estado e as ações de políticas públicas sejam regionalizadas e ocorram de forma integrada e sintonizada com as necessidades do desenvolvimento local”.

Para isso, será criado um “Órgão Desconcentrado” para a regionalização e apoio aos municípios. O candidato cita, ainda, que “os concursos públicos, as nomeações de servidores para cargos comissionados e as infraestruturas demandadas devem ser dirigidas prioritariamente para o interior do Estado”.

Já para o combate à pobreza, a primeira iniciativa de Weverton Rocha seria a criação de programa estadual de renda mínima, ideia já incorporada ao Projeto de Nação de Ciro Gomes, pré-candidato à Presidência da República.

Infraestrutura

O candidato propõe o uso de Parcerias Público Privadas (PPPs), ou seja, a administração pública firmaria contrato de prestação de serviços de médio e longo prazo com o setor privado. De acordo com o plano de governo, as PPPs seriam aplicadas em concessões federais, como, por exemplo, ferrovias, rodovias e portos. O plano destaca também que “hospitais e presídios são empreendimentos onde já se apurou resultados positivos com PPPs”.

Em relação ao Porto do Itaqui, Weverton propõe implantar o Conselho Consultivo de Governadores do Corredor Logístico FNS - ITAQUI e a Mesa de Integração Portuária para o Desenvolvimento do Corredor Centro Norte. Além disso, o governo do candidato estruturaria "os projetos para buscar recursos privados nacionais e internacionais para a ampliação e modernização do Porto do Itaqui e sua retro área como distrito industrial portuário”.

O Terminal Portuário de Alcântara seria construído e operado por capitais privados nacionais e internacionais, incluso o trecho ferroviário Alto Alegre do Pindaré/Alcântara. O terminal contaria com as mesmas vantagens locacionais do Porto do Itaqui (grandes navios, redução da distância e fretamento para os EUA, Europa e Ásia).

Universidades e o Programa Espacial Brasileiro

Para que o estado “ocupe lugar estratégico no Programa Espacial Brasileiro”, o candidato propõe que a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) avance para doutorados em tecnologia aeroespacial e o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) para cursos na área tecnológica específica. “A UFMA também já oferece cursos de capacitação da espécie e ruma para os doutorados e deverá ser incentivada a avançar na questão”.

“Outra ideia será constituir, a partir de royalties, uma compensação financeira aos Estados e Municípios e, para as universidades estaduais e fundos de pesquisa onde se localizem tais projetos, incidente sobre as receitas decorrentes da exploração comercial das áreas de lançamento de foguetes”.

O candidato também propõe o estabelecimento de um Fundo de incentivo ao desenvolvimento educacional tecnológico com um percentual de 10% sobre o acréscimo de ICMS do estado, tomando como base o ano de 2021, a implementação de um programa de bolsas, via FAPEMA, para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas, e a definição de um programa de formação de recursos humanos que possam ser executados pelas instituições estaduais.

Educação

Em seu plano de governo, Weverton Rocha pretende avaliar e dar continuidade ao Programa Escola Digna e implantar o Programa Minha Escola Plena, que promoveria a universalização do acesso à internet nas escolas estaduais e o estímulo à inovação pedagógica e científico-tecnológica. Além disso, o candidato pretende implantar Centros de Educação Científica em parceria com as redes municipais de ensino e institucionalizar a Rede Ciência Maranhão.

O programa Jovens de Talento, destinado a estudantes do ensino médio, ofereceria intercâmbio internacional e apoiaria o desenvolvimento de carreira com bolsas de estudos. O programa Aprova Maranhão também prepararia os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio e Vestibulares. O candidato também propõe a criação dos seguintes programas:

• Programa de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idoso (PAEMA)

• Programa de Apoio a Práticas Pedagógicas Instituintes (INSTITUIR)

• Programa Estadual de Valorização dos Profissionais da Educação (VALEUPROF)

• Programa de Reconhecimento de Experiências Educativas Inovadoras e Exitosas (RECONHECER)

• Programa “Quero Ser Professor”, no qual estudantes do 3º ano do ensino médio receberiam a Bolsa 

• Incentivo Acadêmico e estudantes dos cursos de licenciaturas receberiam a Bolsa Permanência.

• A implementação do Centro da Juventude, Cultura e Arte também é apresentada no plano de governo. 

“Os Centros oferecerão infraestrutura completa e atenderão a juventude de domingo a domingo com oficinas de arte, estúdios de música, esportes, artes marciais, teatro, auditório, piscina coberta, quadras e cursos profissionalizantes. A ideia é fazermos no mínimo um Centro de Juventude em cada um dos 12 polos regionais criados pelo Governo do Maranhão”.

Tecnologia

Para promover a conectividade em todo o Maranhão, Weverton levaria internet para os 217 municípios maranhenses. Para isso, seriam utilizadas “fibras ópticas já lançadas no estado por iniciativas públicas e privadas, lançamento de novos trechos complementares de fibra óptica, internet satelital de alta capacidade, conectividade por rádio e redes “mesh”, bem como a atração e fomento de experiências inovadoras, como uso de redes de satélite da baixa órbita, nuvem de balões, entre outras”.

Além disso, infovias estaduais e nacionais seriam integradas, a produção de conteúdos digitais por parte da sociedade e entes públicos seria estimulada, as redes de conectividade maranhenses seriam expandidas e um programa efetivo de “cidades inteligentes” seria desenvolvido, “apoiando os poderes municipais através de infraestrutura de comunicação, hardwares e softwares de uso compartilhado a ser ofertado aos municípios, bem como disseminação de conhecimento, técnicas e aplicações de uso municipal sob o conceito smart cities”.

Meio ambiente e Saneamento

Weverton Rocha propõe a revitalização da Bacia Hidrográfica do Itapecuru e a organização de um "banco de dados sobre a Amazônia Maranhense com diagnósticos, análises integradas, zoneamentos econômicos e ecológicos, zoneamentos agroecológicos e avaliações ambientais estratégicas”.

Inserir o Maranhão em condições de competitividade no segmento de geração eólica, utilizar tecnologia de placas solares para a geração de energia e corrigir o desequilíbrio entre produção, oferta e demanda de Gás Natural no estado também são mais algumas medidas citadas no plano de governo. Já em relação ao saneamento básico, o candidato implementaria as seguintes ações:

• Gestão dos recursos hídricos e das infraestruturas do ciclo de atacado da água;

• Solução para investimentos nos maiores centros urbanos e uma melhor organização do esforço de universalização do acesso aos serviços públicos de saneamento básico;

• Implantação de uma política de saneamento rural para as populações rurais e dos pequenos municípios, com características técnicas de gestão, e de sustentabilidade econômico-financeira;

• Aproximação com os Municípios que possuem sistemas autônomos de água e esgoto, de forma que os serviços nessas localidades se integrem ao esforço conjunto de universalização do acesso e de maior eficiência na operação;

• Equacionamento da CAEMA e de seu passivo, de forma a que os problemas financeiros e econômicos da empresa não prejudiquem a implementação e o alcance de resultados efetivos na política de saneamento do estado, para tanto, a empresa precisa ser reestruturada.

Segurança Pública

Com o objetivo de levar segurança aos bairros, o programa “Segurança Presente” seria criado. Todos os agentes do programa devem ser policiais efetivos ou aposentados da Polícia Militar ou os que concluíram o serviço militar obrigatório nas Forças Armadas.

Toda ação do “Segurança Presente” seria monitorada e acompanhada por meio de um sistema online com acesso a todas as informações importantes sobre as operações e abordagens. Além disso, para garantir um fluxo mínimo de informações de inteligência, a Escola de Inteligência de Segurança Pública seria criada.

Turismo

Se for eleito governador, Weverton pretende dotar os polos turísticos tradicionais com a infraestrutura necessária e possível para atrair a atenção de visitantes, estimular o turismo interno, apoiar o Projeto Mais Infância Mais Turismo (ações de prevenção e mobilização para enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes) e apoiar a estruturação dos Aeroportos Regionais que atendem os 10 Polos Turísticos do Maranhão, com o apoio a operação de empresas aéreas e incentivos fiscais.

Incentivar a competitividade de empreendimentos turísticos locais e de pequena escala, estimular a formalização de empreendimentos comunitários e promover a capacitação dos comunitários também são algumas propostas apresentadas no plano de governo.

Cultura

O candidato propõe a realização de premiações e festivais, “com descentralização e utilização das redes públicas de ensino e coletivos de cultura”, o investimento na formação cultural, a retomada da construção e implantação do Museu de Ciência e Arte Contemporânea (MUSCA), criação de Espaços Regionais Integrados de Cultura e uma política de preservação e reocupação do Centro de Histórico de São Luís.

Segundo o plano de governo, é preciso “avançar no reconhecimento e valorização das Casas de Cultura ligadas aos nomes de vulto do nosso Panteão, a exemplo de Ferreira Gullar e Gonçalves Dias, que até hoje não contam com a preservação e divulgação de seus acervos e produções”.

O Polo de Audiovisual no Centro Histórico de São Luís também seria implantado. Para isso, as seguintes medidas seriam tomadas:

•Incorporar experiências anteriores que foram abandonadas, como a Escola de Cinema do Maranhão e do único edital de produção audiovisual lançado pela Secretaria de Cultura;

•Potencializar a utilização dos recursos humanos já formados nos cursos técnicos do IEMA e do IFMA na área de audiovisual, fotografia e cinema;

•Reorganizar a utilização da lei de incentivo à cultura para priorizar a implantação e fortalecimento da cadeia produtiva do audiovisual local;

•Redirecionar imóveis do Programa Nosso Centro para receber as empresas, os parques tecnológicos e os demais insumos da sede do Polo.

Saúde

Segundo o plano de governo de Weverton Rocha, “o foco deve ser a atenção básica com forte programa de saúde da família apoiado na reestruturação da rede pública de saúde existente”. Para isso, são propostas as seguintes medidas:

• Desenvolver a Política Estadual de Promoção da Saúde no SUS

• Induzir a implantação e o desenvolvimento do Projeto Por Um Maranhão Mais Saudável

• Aprimorar a gestão do SUS no estado, por meio do fortalecimento das instancias de deliberação e gestão colegiada - as Comissões Intergestores Bipartites (CIB) e as Comissões Intergestores Regionais (CIR), e adoção de modelos de gestão mais eficientes

• Fortalecer a regionalização do SUS, por meio da interiorização dos serviços e ações de saúde

• Ampliar a oferta de exames de mamografia e análise patológica de exames de Papanicolau

• Estimular a implantação de Serviços de Atenção Domiciliar (Equipes de Atenção Domiciliar Especializadas) para avaliação de pacientes acamados e domiciliados e promoção da desinternação precoce

• Implantação de Hospital Especializado em Oncohematologia nas 03 macrorregiões do estado

• Implantação de Hospital de Referência aos idosos e aos Portadores de Doenças Crônicas não transmissíveis, com oferta de serviços de cuidados paliativos

• Implantação de Centro de Tratamento de Queimados

• Implantar Serviços de Referência Macrorregional para os pacientes portadores de Hepatites Virais e de Doenças Imunossupressoras

• Co-financiar a implantação de Salas de Estabilização em centros de saúde nos municípios de pequeno porte, e aparelhos de Eletrocardiograma (ECG) em todos os serviços de emergência do estado com aplicativo de comunicação direta com Central de Telemedicina

• Investir na formação e valorização dos trabalhadores e profissionais de saúde

• Aumentar o investimento, a transparência e o controle dos gastos públicos em saúde

Trabalho e Renda

Se for eleito governador, Weverton pretende recriar o programa Primeiro Emprego, de forma ampliada e remodelada, para possibilitar a primeira experiência de trabalho ao jovem maranhense, e adotar as seguintes medidas para a agricultura familiar:

• Firmar parceria estratégica com a Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do 
 
• Estado do Maranhão (FETAEMA) para o desenvolvimento de política pública consistente para a agricultura familiar do Maranhão;

• Retomar do Projeto Estadual de Assistência Técnica, Extensão Rural, Formação e Capacitação-PROATEC;

• Aprovar e implementar o Plano Estadual de Agroindustrialização da Agricultura Familiar;

• Firmar acordo de cooperação técnica com Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia para o fomento dos pequenos e médios agricultores familiares;

• Fortalecer a política públicas de compras dos produtos da agricultura familiar;

• Reformular a assistência técnica para que atue de forma integrada, regionalizada e localmente apoiando os agricultores familiares com equipes técnicas multiprofissionais;

• Dar atenção especial e prioritária ao desenvolvimento socioeconômico das áreas de assentamentos;

• Implementar um novo sistema tributário estadual para financiamento de projetos produtivos municipalizado.

Inclusão e Diversidade

Em relação aos Direitos Humanos, o plano de governo elege "como ponto alto a participação social, uma vez que, é a partir das demandas dos direitos humanos e novos direitos reivindicados pela diversidade de grupos sociais que o governo cria políticas públicas para a diversidade".

Para isso, deve ser priorizado o combate a qualquer forma de discriminação em função de raça, gênero, credo ou condição de deficiência e apoiada a capacitação dos(as) operadores(as) do Sistema de Garantia dos Direitos Humanos para a proteção dos direitos e promoção do modo de vida de indígenas, quilombolas, ciganos e povos e comunidades tradicionais, contemplando ainda as especificidades das pessoas com deficiência.

Já para promover a inclusão, o candidato propõe a criação do Programa Mais Infância, que priorizaria as crianças de 0 a 5 anos de idade. "As crianças seriam cuidadas desde o pré-natal, creche e pré-escola, acompanhamento de saúde com visitas domiciliares regulares, desenvolvimento educativo e apoio financeiro e social para as mães com Bolsa do Programa no valor de R$ 200,00 e estímulos para sua capacitação profissional e acesso aos programas sociais complementares, como Habitação Popular, Material Escolar, Vale Gás, etc".

Fonte: G1
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

13 Comentários

  1. 👏👏👏👏👏👏 nosso próximo GOVERNADOR DO MARANHÃO. É 12. #weverton Tamos Juntos Rumo a Vitória 🚀🚀

    ResponderExcluir
  2. o governador q saiu falava isso e muito mais 😢 e realmente o Maranhão depois de 2 mandatos dele se encontra do mesmo jeito ainda. 🤥

    ResponderExcluir
  3. O nome dele é Weverton já sabe como é… 🚀
    Avante meu maranhao, Vamos pra cima que é 12🥰❤

    ResponderExcluir
  4. O melhor para o Maranhão! Lago da Pedra está com maurajorge e weverton 🚀🚀🚀🚀 Meu Governador! É 12 👏👏👏

    ResponderExcluir
  5. Esse filho da princesinha do Tocantins Cidade de imperatriz, é o candidato mais preparado pra ser o melhor governador da história do Maranhão. Vamos pra cima nosso próximo governador Weverton Rocha.

    ResponderExcluir
  6. Se depender de mim é de cada gotas de suor do meu esforço o weverton Rocha já estar eleito. Se não quiserem fazer parceria comigo trabalharei de graça só pra ver a vitória desse grande e importante candidato e com certeza pra fazer com que Danta Inês desfrute de um ilustre Senador Doutor Raimundo Roberth Bringel. Hoje e sempre todo meu respeito e apoio à vocês! Contem com meu voto! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  7. Meu governador aonde é o teu comité precisando ir falar com você pra pegar uns santinhos com o teu número pra trabalhar na campanha política pra você

    ResponderExcluir
  8. A simplicidade e o carinho de quem vai transformar o nosso estado e melhorar a qualidade de vida do nosso povo!👏🏻👏🏻👏🏻Deus abençoe você 🙏

    ResponderExcluir
  9. imbora meu preto por um Maranhão mais feliz...!!

    ResponderExcluir
  10. vai demias kkkkkkkkkkkk esse ai nao chega no segundo turno, essas mensagens tudo de funcionarios de igarapé grande kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O povo de Trizidela, Pedreiras e Lago da Pedra também votam 12, tá se remoendo pq sabe que ele tem muita chance de ganhar

      Excluir
  11. Futuro governador do Maranhão Tmj Weverton Rocha

    ResponderExcluir