Compartilhe essa Notícia:

Ex-governador do Maranhão se elegeu senador em outubro. Dino coordena o grupo técnico que discute Justiça e Segurança Pública durante o período de transição.



O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou nesta sexta-feira (9) que o ex-governador do Maranhão e senador eleito Flávio Dino (PSB) será o ministro da Justiça a partir de janeiro de 2023.

Dino é um dos coordenadores do grupo técnico que discute Justiça e Segurança Pública neste período de transição. Durante as reuniões com especialistas, o senador eleito defendeu a revogação de decretos do presidente Jair Bolsonaro que flexibilizaram o acesso a armas no país.

O novo ministro da Justiça já disse que é preciso discutir uma "modulação" da quantidade de armamento que já está nas mãos da população, com o objetivo de tirar de circulação, por exemplo, as armas de grosso calibre.

Dino também sugeriu o recadastramento de clubes de tiro e a revisão dos conceitos de colecionador, atirador e caçador (CAC).

Enquanto coordenador do grupo técnico de Justiça, Dino também defendeu uma atuação mais restrita da Polícia Rodoviária Federal. Na avaliação dele, as medidas tomadas ao longo do governo Jair Bolsonaro permitiram que a instituição avançasse em atribuições que, originalmente, não caberiam à força policial.

Perfil

Flávio Dino de Castro e Costa tem 54 anos, é advogado, ex-juiz, professor e político. Ele nasceu em São Luís (MA) e é formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e mestre pela Universidade Federal de Pernambuco (UFBE).

Dino foi juiz federal entre 1994 e 2006. Depois exerceu o cargo de deputado federal (2007-2011). Em seguida, assumiu a presidência da agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), no governo da ex-presidente Dilma Rousseff, entre 2011 a 2014.

Nos anos seguintes, foi eleito governador do Maranhão por duas vezes (2015-2022). Em 2022, renunciou ao meses finais no cargo para concorrer ao Senado Federal.

Nas eleições de 2022, Dino foi eleito senador da República pelo estado do Maranhão com 63,38% dos votos. Ele deve pedir licença do Senado para assumir o Ministério da Justiça.

Fonte: G1 - Maranhão 



⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

14 Comentários

  1. Totalmente incompetente, corrupto e cheio de ideologias de vagabundos de esquerda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos tentar com um incompetente, já que os competentes afundaram o país.

      Excluir
  2. Boa escolha do presidente lula,o ministério está em boas mãos.

    ResponderExcluir
  3. Não foi escolhido por capacidade, capacidade zero, quem o escolheu ,já está pensando é nas próximas eleições! Voto

    ResponderExcluir
  4. Esse corrupto acabou com o Maranhão fela da puta baitola sem vergonha

    ResponderExcluir
  5. Kkkk esse ai não governou nem o Maranhão imagine

    ResponderExcluir
  6. Nunca ele tomará posse.

    ResponderExcluir
  7. Mais um ladrão na quadrilha petista.

    ResponderExcluir
  8. So se o ladrao de nove dedos subir a ramba ainda nao tem nada definido..

    ResponderExcluir
  9. Comunista!!!!
    O quê se pode esperar?

    ResponderExcluir
  10. Boa escolha do presidente lula

    ResponderExcluir
  11. O quê esperar de um comunista?

    ResponderExcluir
  12. Os bosoloide enlouquecer vão passar 4 anos chorando aceitar que doi menos chupa que a cana é doce gados 🦬🦬🦬🦬🦬🐄🐃🐄🐂🐃🐃🐃🤣🤣🤣🤣🤣🤣

    ResponderExcluir