Compartilhe essa Notícia:

A operação começou estado do Piauí e, houve mandados de prisões, buscas e apreensões no Maranhão, Pernambuco e em Mato Grosso.



Armados com metralhadoras, bandidos renderam vigia, mulher grávida e filhos do casal

Vinte e dois suspeitos de participação no roubo de um avião do monomotor roubado de dentro do Clube de Ultraleve do Piauí, em Teresina, foram presos nesta quinta-feira (16) com a deflagração da Operação Cessna (referência ao modelo da aeronave roubada, CESSNA 206), da Polícia Civil do estado (PC-PI). O crime aconteceu no dia 14 de janeiro deste ano.

Ao todo, foram emitidos 22 mandados de prisão e todos foram cumpridos. Além das ordens de prisão, também foram concedidos pela Justiça 31 mandados de busca e apreensão.

No Maranhão, foram cumpridos sete mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca e apreensão. As ordens judiciais foram executadas nas cidades de São Luís, Igarapé Grande, Paço do Lumiar, Lago da Pedra, Lago do Junco e Araguanã.

Em Teresina, foram cumpridos oito mandados de prisão temporária e 15 mandados de busca e apreensão. Os alvos da operação na capital são investigados pela execução do roubo, pelo uso de armas de fogo pesadas e por ter mantido o vigia e a família dele refém durante a ação criminosa.

Ultraleve modelo Cessna 206 PT-DQF — Foto: Rep

Uma das prisões realizadas na capital piauiense foi a do filho de piloto do avião, que, segundo a polícia, teria ajudado no crime passando informações privilegiadas sobre o funcionamento do aeroclube onde o veículo estava e sobre as condições de voo da aeronave.

No estado, vizinho ao Piauí, os alvos são investigados pela aquisição de armamentos, gerenciamento financeiro e logístico da ação criminosa, além da adulteração da aeronave roubada e aquisição de combustível de aviação.

Segundo a PC-PI, alguns dos investigados possuem vínculo com o Aeroporto Coronel Alexandre Raposo, do município de Paço do Lumiar, na região metropolitana da capital maranhense.

Em Pernambuco, foi cumprido um mandado de prisão temporária e um mandado de busca e apreensão. O alvo é suspeito de ter alugado o veículo utilizado para transportar os criminosos no momento do crime.

Avião caiu na região de Itapaiuna, em Juara, a 690 km de Cuiabá

Em Mato Grosso, também foi executada uma ordem de prisão temporária e três de busca e apreensão. Lá, a polícia investiga suspeitos de organizar a logística para reabastecer o avião roubado, em uma pista clandestina na zona rural da cidade de Juara, a 690 km de Cuiabá. 

Conforme a investigação, a aeronave seria levada para a Bolívia, mas teve que fazer um pouco forçado por falta de combustível, ainda em Juara (MT), no dia 22 de janeiro. Na ocasião, três homens foram presos e o avião foi recuperado.

'Nunca pensei que iriam roubar um avião'

 


O neurologista Jacinto Lay, dono do avião, conversou com o g1 sobre o roubo. "Nunca pensei que iriam roubar um avião. É a primeira vez que ouço falar disso aqui no estado. A sensação é de insegurança, impotência, é muito triste o que aconteceu", declarou na ocasião.


G1 - PI

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

7 Comentários

  1. Engraçado sou de Lago Junco, e até agora não vi e nem ouvi falar de nem uma prisão aqui, sei não Carlin procure se informa mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prisões só no Cariri. Nas outras cidades parece que só busca e apreensão em propriedades rurais ao longo da estrada entre Cariri e Lago da Pedra.

      Excluir
  2. Rpaz acabei de cre que lago da pedra. E igarape grande, e pequeno povoado cariri tem mesmo gemte pra lá de perigosa. Rouba ate aviao. Esses sao ladrao de verdade

    ResponderExcluir
  3. Povo aqui amanheceu hj tudo com dor no pescoço 😂

    ResponderExcluir
  4. É só começar a investigar esses prá nada que do dia prá noite 🌙 se lançar candidato a prefeito deputado a cargo público isso é prá disfarçar a lavagem de dinheiro 💰 ilícito.

    ResponderExcluir
  5. Acho que a operação foi na cidade de Junco do Maranhão

    ResponderExcluir
  6. Lago do Junco já foi uma Cidade pacata agora tá cheia de bandidos a começar pelos administradores um dia desses a policia federal tava aqui agora a Civil é muita mulecage.

    ResponderExcluir