Compartilhe essa Notícia:

No dia 19 de março, o Ministério Público do Estado do Maranhão, através da promotora Marina Carneiro Lima de Oliveira, atuando pela Promotoria de Justiça da Comarca de Pedreiras, instaurou um procedimento administrativo com o objetivo de fiscalizar e acompanhar a gestão do Regime Próprio de Previdência Social do Município de Pedreiras. A ação vem em resposta a preocupações com o equilíbrio financeiro e atuarial do regime previdenciário dos servidores municipais, e é fundamentada nas disposições constitucionais e em legislação federal pertinente.

A promotora considerou a relevância da gestão fiscal responsável e transparente e destacou a necessidade de adequação à Reforma da Previdência, conforme Emenda Constitucional nº 103/2019. A fiscalização aborda questões como a arrecadação contributiva, a concessão de benefícios e a situação de empréstimos consignados aos servidores, aposentados e pensionistas.

Entre as recomendações emitidas, o Ministério Público requisitou do gestor do regime próprio de previdência diversas informações, incluindo relatórios atuariais e demonstrativos financeiros de 2021 a 2023, detalhes sobre acordos de parcelamento de débitos previdenciários, e a situação dos planos de equacionamento de déficits atuariais. Também foi solicitado que a Prefeitura de Pedreiras informe sobre eventuais reformas previdenciárias implementadas e planos para aderir à previdência complementar.

O Ministério Público busca assegurar a sustentabilidade a longo prazo da previdência municipal, protegendo os direitos dos aposentados e pensionistas e garantindo a integridade do sistema de seguridade social. Esta ação destaca a vigilância ativa do órgão sobre as administrações municipais e a sua disposição em intervir quando necessário para o cumprimento da legislação e a proteção dos interesses coletivos e individuais indisponíveis.

A medida reforça o compromisso do Ministério Público do Maranhão com a resolutividade das demandas sociais, especialmente em um momento em que a gestão responsável da previdência social se torna cada vez mais crucial. 


Prints da ação





⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

4 Comentários

  1. Espero que essa prefeita e os vereadores possam rever esse crime que somente eles foram responsáveis. Se não revogaram essa lei nenhum deles serão reeleitos.

    ResponderExcluir
  2. Gente, esse problema é seríssimo. A situação dos servidores qu etem a tal previdência é desolador, visto que os gestores passam e deixam cada um um rombo maior que o outro. Aqui em igarapé Grande, há tempos que o fundo de pensão não está quebrado e ninguém faz nada, absolutamente nada para resolver a situação

    ResponderExcluir
  3. Gente, esse problema é seríssimo. A situação dos servidores qu etem a tal previdência é desolador, visto que os gestores passam e deixam cada um um rombo maior que o outro. Aqui em igarapé Grande, há tempos que o fundo de pensão não está quebrado e ninguém faz nada, absolutamente nada para resolver a situação

    ResponderExcluir
  4. Espero que dessa vez seja feita justiça, porque estamos sendo prejucados com essa falta de respeito por parte deste políticos que não tem respeito pela classe dos secadores aposentados e demais categorias.

    ResponderExcluir