O presidente Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro: empate técnico em uma eventual nova disputa pela Presidência do Brasil
Bolsonaro, neste momento, não poderia disputar uma eleição presidencial contra Lula porque ele foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na ações que apuraram abuso de poder político em dois episódios: a utilização do Palácio do Alvorada para atacar o sistema eleitoral brasileiro durante reunião com embaixadores e a exploração eleitoral dos eventos oficiais do Bicentenário da Independência, ambos em 2022.
Inelegível, o ex-presidente tenta voltar ao páreo por meio de recursos apresentados ao Supremo Tribunal Federal, que ainda não foram avaliados. Aliados de Bolsonaro também acenam com a possibilidade de votar no Congresso algum tipo de anistia, não só para Bolsonaro, mas para os seus apoiadores que foram condenados pelos atos golpistas do dia 8 de janeiro.
Mesmo assim, segundo a Veja, o ex-presidente Jair Bolsonaro aparece numericamente à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, embora dentro da margem de erro, em uma eventual disputa eleitoral pela Presidência da República, de acordo com levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas entre os dias 18 e 22 de março, a pedido do partido Progressistas (PP).
Segundo a pesquisa, no principal cenário, Bolsonaro teria 37,1% das intenções de voto, contra 35,3% de Lula — como a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, eles estão tecnicamente empatados.
Nesse cenário, aparecem na sequência o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 7,5%; a ministra Simone Tebet (MDB), com 6,1%; e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), com 1,8%. Entre os entrevistados, 8% disseram que votariam em branco, nulo ou nenhum e 4,2% não souberam ou não quiseram responder.
Votos dos evangélicos
Bolsonaro derrotaria Lula fora da margem de erro em alguns segmentos do eleitorado, como homens (42,8% a 33,3%), eleitores de 25 a 34 anos (40,2% a 33,8%), de 35 a 44 anos (40% a 32,3%) e de 45 a 59 anos (40,6% a 31,6%) e os brasileiros que têm ensino médio (41,9% a 32,3%) ou ensino superior (37,4% a 31,7%).
A maior vantagem de Bolsonaro sobre o petista, no entanto, vem naquela que se consolidou como a sua principal base eleitoral: os evangélicos. Nesse segmento, o ex-presidente teria 50% das intenções de voto, contra apenas 27,3% de Lula.
Entre os católicos, a situação se inverte, mas com vantagem menor: Lula teria 38,6%, contra 32,5% de Bolsonaro. O petista também abre boa distância entre os eleitores que têm até o ensino fundamental (41,3% a 31,2%), aqueles com mais de 60 anos (42% a 31,9%), os jovens de 16 a 24 anos (38,8% a 29,5%) e as mulheres (37,1% a 32%).
A força do Nordeste
No desempenho por regiões, Bolsonaro venceria Lula no Sul (45,2% a 28,4%), no Sudeste (40,2% a 31,3%) e no Norte/Centro-Oeste (38,1% a 30,5%). Já o petista bateria o ex-presidente no Nordeste, onde tem 47,7% das intenções de voto, contra 27,6% do seu antecessor
Segundo turno
Em um cenário apenas com Bolsonaro e Lula, como seria em um eventual segundo turno, o ex-presidente continua numericamente à frente, mas por quase nada de diferença: ele tem 41,7% das intenções de voto, contra 41,6% do petista. Entre os entrevistados nesse cenário, 11,4% disseram que votariam em branco, nulo ou nenhum e 5,3% não souberam ou não quiseram responder.
Paraná Pesquisa
O levantamento ouviu 2.024 eleitores em 162 municípios de 26 estados e do Distrito Federal. Os primeiros números foram divulgados pelo senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP, partido que encomendou a pesquisa.
14 Comentários
Se veja tá dizendo isso com certeza porcentagem e muito maior. Lula já foi já era. O fim do pt estar próximo esse foi último cartucho e atirou pra baixo
ResponderExcluirEsses Bolsonaristas parecem papagaio, todos falam a mesma água.
ExcluirEsse instituto do Paraná é por ventura do Bolsonaro?
ResponderExcluirSó se for mêsmo nos quintos inferno que esse satanás têm cacife para estar empatado em termo de opinião pública com o nosso Presidente Lula...!!
ResponderExcluirEm Paraná pesquisa, leia-se; Paraná bosta!!!!
ResponderExcluirmentira deslavada , mas o que esperar de um blog ne
ResponderExcluirEsse bozo já era pra tá era preso faz tempo, e não falando em política pra esse pilantra.
ResponderExcluirBosonaro e carta fora do baralho quem bai ter coragem de da um voto nesse Bosonaro
ResponderExcluirEssa turma que comenta a favor do molusco devem a turma boa de trabalho kkkk
ResponderExcluirQuem é para está preso é o ladrao de 9 dedos e toda sua quadrilha saqueadora de cofres públicos! Vão trabalhar bando de pra nada.
ResponderExcluirbozo ja era ..so se for no inferno que ele tem cacife pra levar outra politica em...a ditadura e carrancismo ja acabou....ele vai ganhar dinovo la no inferno.....
ResponderExcluirDa para perceber a popularidade do luladrao nas ruas um verme q só saber comer dinheiro ainda tem idiotas como vcs q apoia ladrão
ResponderExcluirBolsonaro foi melhor presidente da história do Brasil seu bando de alienados. Pt terrorista. Comunista.
ResponderExcluirRespeita papai LULA caralho. LULA HOJE AMANHA E SEMPRE kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e podem chorar que o choro é livre
ResponderExcluir