Compartilhe essa Notícia:


O Maranhão registrou o segundo caso de morte por dengue grave no ano de 2024 e o primeiro por chikungunya. A informação foi divulgada, nesta segunda-feira (18), pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Boletim Epidemiológico de Arboviroses.

O paciente, que foi vítima da dengue, era morador da cidade de Lago Verde, a 286 km de São Luís, e morreu no último dia 8 de março.

A SES informou que o paciente era um jovem de 23 anos, que tinha anemia falciforme. A vítima começou a sentir os sintomas no dia 2 de março e no dia 7 foi internado no Hospital Geral de Bacabal, apresentando febre, cefaléia, mialgia, náuseas e vômito. No dia 8 de março, às 10h55, o jovem morreu.

"O resultado do exame para isolamento viral de arboviroses RT PCR foi positivo para dengue, e a sorotipagem dengue tipo 2 foi confirmada pelo Instituto Oswaldo Cruz/Laboratório Central do Maranhão (IOC/LACEN-MA)", explicou a SES por meio de nota.

Além dessa, outras nove mortes estão em investigação no estado como suspeitas de dengue. Os óbitos são de pessoas residentes nas cidades de: Carutapera, Itapecuru-Mirim, Raposa, São João do Paraíso, Pinheiro, São João dos Patos, São Luís, Santa Luzia do Paruá.

Quanto ao primeiro caso de morte por chikungunya no Maranhão, neste ano, a Secretaria informou que é um paciente morador de Caxias, a 360 km de São Luís, mas não deu detalhes sobre a vítima e data da morte.

Outros quatro óbitos estão em investigação sob suspeita de chikungunya. As vítimas são residentes das cidades de Itapecuru-Mirim, Pinheiro e São Luís.

Em todo o Estado, há 3.609 casos prováveis de dengue e 1.505 casos confirmados. Dos 217 municípios, 99 municípios têm casos confirmados e 165 têm casos prováveis da doença.

Quanto a chikungunya, há 286 casos prováveis e 68 confirmados. Dos 217 municípios, 15 têm casos confirmados e 48 têm casos prováveis da doença.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

1 Comentários

  1. O ENGRAÇADO QUE ANTIGAMENTE TINHA A PREVENÇÃO QUE ERA O CARRO FUMAÇÊ MATAVA TUDO EM QUANTO DE INSETO HOJE EM DIA QUAL QUER COISA É VACINA.

    ResponderExcluir