Pequenas prestadoras ajudarão a universalizar internet, diz Juscelino
Ministro das Comunicações diz que teles de pequeno porte são fundamentais para inclusão digital e anunciou R$ 60 milhões para conectar escolas públicas.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, disse nesta 6ª feira (10.mai.2024) que as pequenas prestadoras de telecomunicações serão fundamentais para a universalização da conectividade no Brasil. Isso pelas características de atendimento regionalizado, que consegue chegar aos cantos mais remotos do país.
Segundo o ministro, a universalização do serviço de internet é uma missão de todos, incluindo o poder público e setor privado. “O governo precisa exercer seu papel para que através de políticas públicas os serviços cheguem para a população”, disse.
Juscelino Filho afirmou ainda que “inclusão social sem inclusão digital não existe” e que a conectividade é importante na redução de desigualdades. As declarações foram dadas durante o evento “NEO 25 anos”, realizado em Brasília pela Associação NEO, entidade que representa as principais provedoras regionais de banda larga fixa.
Uma das frentes prioritárias, segundo Juscelino, é a ampliação da conectividade nas escolas. Nesta semana, o Ministério das Comunicações lançou edital com investimento de R$ 66 milhões para levar internet a escolas públicas.
O financiamento será feito pelo Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações). A expectativa é conectar pelo menos 1.396 escolas públicas das regiões Norte e Nordeste, mas o total pode ampliar em mais de 1.700 escolas a depender do ágio do edital.
“Os recursos Fust estão disponibilizados no setor de telecomunicações. Isso é uma conquista dos brasileiros. O desafio é fechar 2026 com 100% das escolas do país com banda larga disponível”, afirmou o ministro.
0 Comentários