Mpox: Maranhão segue sem registro do tipo mais perigoso da doença; entenda
0
Comentários
Registros da doença estão regredindo ano a ano e houve apenas um caso confirmado em 2024.Tipo da 'varíola dos macacos' que se tornou emergência sanitária global também é monitorado.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Maranhão informou que o Maranhão não está em risco de propagação do vírus MPXV, que causa a doença conhecida como 'varíola dos macacos'. A doença é considerada controlada, com apenas 1 caso registrado em todo 2024.
Apesar disso, surgiu a preocupação em relação ao vírus devido ao mais alto nível de alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) na última semana. Porém, o alerta faz menção a uma nova variante da doença que não possui casos confirmados no Brasil.
Atualmente, segundo a OMS, existem dois grandes tipos do MPXV: o clado 1 e o clado 2. De forma geral, o clado 1 é considerado mais grave e mortal que o clado 2 nas populações afetadas.
Naquele ano, o estado chegou a ter mais de 20 casos confirmados, em municípios como São José de Ribamar,Santa Inês, Paço do Lumiar, Timon, Imperatriz e Pindaré Mirim.
Dentre os casos, um terminou em morte no dia 22 de novembro, em um paciente de 37 anos com comorbidades. Apesar disso, a doença seguia com baixíssima letalidade e transmissão, que foi caindo ainda mais com o decorrer do tempo.
Atualmente, em todo o ano de 2024, além do único caso confirmado, e sem mortes, há apenas outros 25 casos suspeitos notificados em São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Timon.
0 Comentários